Etapas do aparelho ortodôntico: confira o passo a passo do tratamento!
A procura por tratamento ortodôntico é motivada por diversos fatores. Alguns deles podem ser: melhora estética; por recomendação do profissional de Odontologia; pela percepção de problemas como espaços entre os dentes (diastemas); dentes apinhados e tortos; falta de encaixe entre o arco superior e inferior, dentre outros demais fatores. Na maioria desses casos, é recomendado o uso do aparelho. Neste texto você aprenderá mais sobre as etapas do aparelho ortodôntico!
Para o esclarecimento da necessidade do uso de aparelhos ortodônticos e tratamento, deve-se procurar um Ortodontista, que estará habilitado a definir quais as movimentações necessárias para o caso.
A depender das necessidades do tratamento, pode ter variação no tempo total de tratamento. Confira agora as etapas do aparelho ortodôntico!
O que deve-se considerar
Para uma boa finalização do tratamento, não deve-se contar apenas com as mecânicas aplicadas pelo Ortodontista; depende também do bom uso dos dispositivos e cuidados com a higienização e com os acessórios e aparelhos instalados, pois uma quebra pode atrasar o tratamento, tendo de voltar etapas, não sendo possível seu avanço.
Ainda, a doença periodontal é um fator que também pode afetar o desenvolvimento do tratamento ortodôntico, pois inflamações atrapalham a dinâmica da movimentação dentária.
O início do tratamento ortodôntico conta com o exame clínico, onde o Ortodontista verifica todas as necessidades referidas do caso, além das observações do próprio paciente, caso tenha também algum incômodo que o levou a procurar pelo atendimento.
Ainda, são requisitados exames complementares para avaliação óssea e da inserção dos dentes no alvéolo, que contam com radiografia panorâmica, periapical, fotos intra e extrabucais, além da requisição de modelos de gesso ou digitais.
O desenvolvimento do tratamento ocorre a partir do diagnóstico e montagem do aparelho, e decorrerá com avaliações mensais para que o Ortodontista verifique o andamento e também faça as ativações necessárias para a evolução do caso.
Qual o objetivo do tratamento com aparelho ortodôntico?
O uso de aparelhos ortodônticos visa a correção estética e funcional da oclusão, em relação ao sistema estomatognático.
O desalinhamento dos dentes pode causar, além de problemas estéticos e de auto estima para o paciente, alterações mastigatórias, disfunções, e, até mesmo, dores de cabeça quando há irradiação ou envolvimentos musculares.
Para a instalação do aparelho ortodôntico e início do tratamento não há época certa, na maioria dos casos, e considerando que o paciente não esteja mais em crescimento. As necessidades de cada indivíduo podem variar ao longo da vida, desde a percepção de como um dente torto pode afetar a sua estética ou com o surgimento de dores e dificuldades de mastigação, por exemplo.
E quanto às crianças?
Quando se trata de crianças, a idade ideal para avaliação é em torno dos 6 anos de idade, para que se possa verificar a troca de dentição e o desenvolvimento dentário.
Os tipos de aparelhos e necessidades variam muito de acordo com cada tipo de tratamento, sendo mais comumente encontrados os bráquetes metálicos, e hoje muito visto na mídia, os alinhadores estéticos.
Quem deve buscar tratamento com aparelho ortodôntico?
O tratamento com aparelho ortodôntico deve ser buscado a partir da percepção de algum incômodo, e em casos como:
Dentes desalinhados (em questão estética e de saúde)
Sendo o sinal mais perceptível, em uma vista social, esses desalinhamentos podem ser expressos com espaços entre os dentes, dentes tortos, mordida cruzada (anterior ou posterior), entre outros.
Dores de cabeça
Essas dores podem ser desencadeadas por esforço e uso excessivo dos músculos da mastigação, por exemplo.
Perda de dentes
O desalinhamento do sorriso pode ser ocasionado pela perda de um dente permanente, sendo que a oclusão não fica estabelecida com a ausência de qualquer dente, o que gera um prejuízo e, ainda, podendo gerar demais perdas.
Questões de respiração
Quando há a predominância de respiração bucal, o posicionamento ósseo, ao longo do desenvolvimento, pode ser prejudicado.
Tamanho da maxila/mandíbula
Quando ocorre uma desproporção entre esses ossos, um tratamento ortodôntico pode ser necessário, principalmente em crianças ainda em crescimento e desenvolvimento.
As etapas do aparelho ortodôntico
Diagnóstico
Sendo uma fase primordial, o diagnóstico não pode ser deixado de lado. Além de ser quando o paciente entra em primeiro contato com o cirurgião-dentista, não há como realizar um planejamento individualizado caso as questões não sejam levantadas, com as devidas soluções.
Essa etapa está compreendida pela avaliação inicial, com consulta odontológica, requisição de exames complementares, e montagem do plano de tratamento. Somente a partir disso, pode ocorrer a instalação do aparelho.
Instalação
A montagem do aparelho se dá após a avaliação clínica e dos demais exames complementares. As opções de tratamento são apresentadas ao paciente pelo profissional, estabelecendo quais as melhores opções para cada caso.
Além das expectativas do paciente, o profissional precisa deixar claro quais são as melhores opções a depender da mecânica a ser realizada. Os tipos de aparelhos podem ser escolhidos pelas necessidades de movimentações, mas também caso tenha o aspecto estético envolvido, pois há diversas opções no mercado para escolha.
Após a instalação, é importante que o paciente seja esclarecido quanto à necessidade de higienização boa e constante para o adequado desenvolvimento de seu tratamento.
Alinhamento
A seguir da instalação do aparelho, a próxima etapa é o alinhamento, onde serão inseridos os fios para início das movimentações.
Ocorre, primeiramente, o alinhamento e nivelamento dos dentes, onde são corrigidos as posições no sentido cérvico-oclusal e maus posicionamentos entre os dentes no sentido ântero-posterior.
As movimentações ocorrem gradativamente, sendo que o profissional deve observar, entre as consultas periódicas, o que ocorreu e o que necessita ajustar.
São inseridos, no início, fios leves, de calibre menor, para que as movimentações iniciem levemente, sendo aumentadas ao longo do tempo, com fios de maior calibre, que preenchem melhor o “slot” do bráquete.
Correção
Essa etapa pode ser a mais demorada do tratamento, pois exige um tempo maior para ocorrer as diversas movimentações dentárias.
A sequência de fios é utilizada e substituída conforme as consultas ocorrem. Na maioria das vezes, são utilizados fios de aço, combinados com elásticos, para que ocorram movimentações do tipo fechamento de espaços, correção de mordidas cruzadas, mordida aberta, giros, etc.
Finalização
Após as etapas conquistadas e concluídas da evolução do caso, o profissional checa quais posicionamentos ainda precisam ser alterados, entrando na fase conclusiva.
Essa fase é importante para que se atinjam os objetivos propostos no início do tratamento, verificando se o que foi planejado foi adequado para o caso.
Nessa etapa, mesmo que o cansaço tenha chegado, é preciso ter cuidado e paciência para que os dentes fiquem da melhor maneira possível para seguir à próxima etapa, que é a remoção do aparelho.
Contenção
Chegada a finalização, o aparelho é removido, porém, deve-se utilizar contenções para que toda a movimentação ocorrida ao longo do tratamento não seja perdida.
A contenção é utilizada tanto no arco superior quanto no arco inferior. Geralmente, no arco superior é do tipo removível, e no arco inferior, fixada por trás dos dentes.
Essa etapa é necessária para que se aguarde a estabilização de toda a movimentação ocorrida, não ocorrendo ou minimizando recidivas.
Cuidados após a instalação do aparelho ortodôntico
O sucesso do tratamento é evidenciado se seguidas diversas etapas e cuidados, como:
- Ressaltar a higienização bucal
- Não rasgar ou cortar objetos utilizando os dentes
- Evitar alimentos duros e pegajosos se possam propiciar o descolamento das peças
- Frequência de retorno ao Ortodontista
Conclusão
O tratamento ortodôntico deve ser encarado com responsabilidade para os melhores resultados possíveis. Consulte um ortodontista para entender mais sobre as etapas do aparelho ortodôntico!
Continue conferindo dicas e mais sobre o mundo da Odontologia no Blog da Aditek!