Dicas para otimizar o tratamento com os alinhadores Self
Os alinhadores Self são produzidos exclusivamente pela Aditek, permitindo que o profissional realize seu tratamento de maneira personalizada, com a devida valorização profissional que cada ortodontista merece.
Comentamos, a seguir, algumas considerações sobre o tratamento com esse produto, mencionadas pela Dra. Flávia Venâncio.
1 – Faça associações
A sugestão para realizar associações significa fazermos movimentações muito complexas, caso sejam necessárias no caso, estabelecida não apenas com os alinhadores, mas também com bráquetes fixos (exemplo bráquetes metálicos/estéticos) e após essa etapa de maiores movimentações e/ou mais específicas, iniciar o tratamento com os alinhadores.
Uma outra possibilidade também é a realização do chamado tratamento híbrido, onde toda a base inicial das movimentações ortodônticas será realizada com os bráquetes, e somente após os alinhadores serão considerados. Isso definiria um melhor conforto e menor prejuízo estético ao paciente, nos casos também de movimentações mais complexas.
Ainda, deve-se considerar a perspectiva do paciente, identificando sua queixa principal e quais as expectativas para o tratamento, explicando minuciosamente todas as fases.
Considerando as contenções ortodônticas, após a finalização do caso: quando se utiliza alinhadores, pode-se estabelecer, ao final do tratamento, a contenção fixa ao invés dos alinhadores para contenção. Um exemplo disso é o paciente que possui bruxismo, pois a placa de contenção será perdida pelo apertamento/ranger excessivo. Dessa forma, o paciente pode utilizar a contenção fixa apenas por um tempo e após realizar a troca pela placa de contenção.
Distalizadores de Carriere antes dos alinhadores: utilizados em casos graves de Classe II ou III antes do uso de alinhadores, para reduzir o tempo necessário da mecânica com alinhadores, otimizando o tratamento.
2 – Faça em cada consulta a comparação da evolução clínica com o setup virtual
Essa comparação deverá ser realizada em cada retorno do paciente, avaliando a situação da movimentação que apresenta em boca e o que está proposto no set up virtual. Dessa forma, caso a movimentação não esteja ocorrendo de maneira adequada, o ortodontista poderá pausar o envio dos alinhadores Self, pois a empresa realiza esse envio a cada 3 meses, permitindo que o profissional refaça o planejamento e reinicie a movimentação de maneira mais adequada.
3 – Desconfie de dentes que não movimentam
Caso a maioria dos dentes estejam realizando a movimentação, assim como previsto, mas algum é interrompido, diversas situações são possíveis. A primeira coisa é verificar se não ocorreu a perda do tracking, que é o ajuste conferido por cada placa.
Mas se a situação descrita acima não ocorreu, o ortodontista pode estar a frente de um dente anquilosado. Caso deseje realizar essa movimentação específica, sugere-se aplicar acessórios, como um botão colado por vestibular/lingual, realizar o desgaste do alinhador naquele local, aplicar elástico 1/8 médio ou pesado, e instruir o paciente para a troca do mesmo uma vez ao dia, por 30 dias seguidos. Após esse período, reavaliar a movimentação necessária.
Essa situação exemplifica uma das vantagens dos alinhadores em relação aos bráquetes colados, permitindo que, caso ocorra a anquilose de um dente, o arco não terá desvio do plano oclusal.
4 – Checar os contatos interproximais
Mesmo quando não são solicitados os IPRs (desgastes interproximais), o profissional deve verificar e eliminar os contatos, para que todos os dentes se movimentam de uma maneira mais adequada quando do uso dos alinhadores. A movimentação acontece de forma mais livre, assim como proposto no tratamento virtual.
5 – Fazer os attachments com resina flow
Para diversos movimentos, são necessárias as aplicações de attachments, pequenos segmentos de resina que são colados na superfície dentária. Esse material a ser aplicado deve ser de boa qualidade, com presença de carga, o que facilita extremamente o trabalho do cirurgião-dentista com a aplicação desse tipo de apresentação (flow).
6 – Clareamento associado aos alinhadores
Essa é uma dica de fidelização para os pacientes, que podem aumentar a percepção de valor que apresenta do seu tratamento. Ainda, serve como indicação para outras pessoas também realizarem uma consulta com o profissional.
Devemos lembrar que o paciente que busca pelos alinhadores ortodônticos prezam muito a estética, e o clareamento dentário, se bem indicado, irá associar esses fatores, proporcionando uma maior satisfação do paciente.
Comentários finais
No geral, o ortodontista poderá considerar mais alguns fatores para otimizar o tratamento com alinhadores:
Realize uma avaliação cuidadosa
Antes de iniciar o tratamento com alinhadores, o que inclui uma avaliação clínica e radiográfica. Isso ajudará a identificar quaisquer problemas dentários ou esqueléticos que precisam ser corrigidos e permitirá que você desenvolva um plano de tratamento personalizado para cada paciente.
Selecione os casos apropriados
Nem todos os casos são adequados para o tratamento com alinhadores. Selecione cuidadosamente os casos que podem se beneficiar do uso de alinhadores e os que possuem as características necessárias para um resultado previsível. É importante avaliar a severidade da maloclusão, a disponibilidade e conformidade do paciente para usar os alinhadores e outras considerações, como problemas esqueléticos.
Utilize softwares de planejamento
O uso de softwares de planejamento pode ajudá-lo a projetar e visualizar o resultado do tratamento, permitindo que você faça ajustes antes de enviar o caso para fabricação dos alinhadores. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de tratamento e aumentar a precisão dos resultados.
Monitore regularmente o progresso do tratamento
É importante monitorar regularmente o progresso do tratamento com alinhadores, para garantir que os resultados planejados estejam sendo alcançados e para fazer ajustes, se necessário. A realização de consultas regulares com o paciente e o uso de ferramentas como o escaneamento intraoral podem ajudar a monitorar o progresso de forma mais eficiente.
Esteja preparado para fazer ajustes
Mesmo com um planejamento cuidadoso, podem ocorrer ajustes necessários durante o tratamento com alinhadores. Esteja preparado para fazer ajustes no plano de tratamento e considere a utilização de recursos, como alinhadores adicionais, para corrigir qualquer problema que possa surgir. A comunicação aberta com o paciente e a busca pela melhora da sua experiência durante o tratamento também podem contribuir para um resultado mais satisfatório.
Conheça Self, o conceito revolucionário em alinhadores da Aditek Orthodontics
Contamos com a Plataforma Self, que proporciona ao profissional facilidade no acesso e planejamento dos casos, tranquilidade, e ainda a possibilidade de inserção de sua logomarca no estojo entregue ao paciente, permitindo que seu nome seja divulgado.
Ainda, a plataforma conta com um clube de 10 professores, permitindo que o profissional possa realizar mentorias e tenha ajuda com os casos clínicos inseridos na plataforma.
Acesse as informações em: Site Self e E-book Self