Como avaliar se um caso é Cirúrgico ou Não
Como avaliar se um caso é Cirúrgico ou Não?
Existem casos ortodônticos que requerem cirurgia ortognática para corrigir a posição dos dentes e ossos da face. Esses casos geralmente envolvem problemas de mordida, desalinhamento dentário grave ou assimetria facial significativa.
Pacientes com discrepâncias ósseas severas, podem não se beneficiar tanto se fizerem apenas o tratamento ortodôntico. A ortodontia em adultos movimenta apenas os dentes. Algumas vezes precisamos trabalhar em conjunto com um Cirurgião Buco Maxilo Facial para realizar a Cirurgia Ortognática. Este tratamento sim, transforma o sorriso e a face do paciente.
A avaliação muitas vezes é visual, percebemos se o paciente tem falta ou excesso de queixo, uma maxila muito para frente ou retrusão óssea, com muita ou pouca altura no terço inferior da face. Esses dados são analisados também no exame cefalométrico que confirmará a necessidade ou não de cirurgia combinada com ortodontia.
Algumas vezes esse paciente está no limite entre as duas intervenções, podendo neste caso optar pela cirurgia ou um tratamento compensatório.
Portanto, é importante procurar um profissional especializado em ortodontia para avaliar seu caso e determinar se a cirurgia ortognática é necessária para alcançar os resultados desejados.
– Mestranda em DTM e Dor Orofacial