A relação da Ortodontia e da Implantodontia
Muitos pacientes procuram o Implantodontista para reabilitar espaços onde dentes foram perdidos, mas muitas vezes o dente fora perdido há muitos anos e os dentes vizinhos acabaram migrando de posição, fechando ou diminuindo este espaço e inviabilizando a colocação de um novo dente, assim como um dente do arco oposto pode ter também modificado sua posição alterando a oclusão dentária.
Neste momento o encaminhamento para um Ortodontista se torna fundamental para adequação dessa oclusão e deste nicho para a colocação de um novo dente.
O Ortodontista e Implantodontista planejam junto o caso onde o Implantodontista informa de que forma pretende finalizar o caso e o Ortodontista trabalha posicionando as coroas e raízes para a melhor estabilização do caso. É observada também a oclusão, em casos de má oclusão (mordida irregular), o tratamento ortodôntico pode ser necessário para corrigir a posição dos dentes antes de considerar a colocação de implantes. Isso ajuda a criar uma base estável para os implantes, melhorando a distribuição de forças na mastigação sem sobrecarregar os novos implantes e garantir o sucesso a longo prazo.
Os tratamentos com implantes geralmente necessitam de um tempo para que os implantes osteointegrem e isso se torna mais confortável para o paciente uma vez que quando estiver perto de finalizar a ortodontia, pode se iniciar a cirurgia e na época da remoção do aparelho as próteses podem ser imediatamente confeccionadas.
É fundamental essa colaboração entre as especialidades, pois o alinhamento correto dos dentes facilita a instalação adequada dos implantes, garantindo resultados estéticos, funcionais e duradouros.
A reabilitação bucal é maravilhosa, pois devolve a qualidade de vida, autoestima e felicidade a nossos pacientes! Você tem alguma dúvida? Escreva para gente!