Aparelho Estético ou Metálico: principais diferenças e vantagens
Antigamente, a única opção viável quando se falava em tratamento ortodôntico eram os famosos “aparelhos metálicos”, bráquetes não muito bem visualmente aceitos.
Essa opção era a disponível pelo metal ser um material conhecido na Odontologia, fazendo com que a resistência de outros possíveis materiais fosse questionada.
Dessa forma, com a evolução da Odontologia, pesquisas foram realizadas para provar a eficácia da aplicação de novos materiais e métodos que proporcionam a mesma finalidade durante o tratamento ortodôntico.
Posteriormente, surgiram os aparelhos estéticos, que são bráquetes estéticos segundo a coloração e tamanho, se assemelhando ao dente.
Durante uma visão social, com a vista a certa distância, o aparelho é muito pouco ou não notado, gerando um desejo por parte dos pacientes que buscam cada vez mais alinhar o sorriso sem perder a beleza.
Porém, na Ortodontia, nem tudo é estética.
Portanto, o cirurgião-dentista deve estar preparado para tal questionamento por parte do paciente, mas considerar no planejamento do tratamento o que adequar da melhor forma, quais forças serão utilizadas, quais as movimentações necessárias, entre outros demais fatores quando da escolha dos materiais a serem utilizados.
Observações feitas por profissionais da área
Alguns Cirurgiões-dentistas notam que uma das principais diferenças entre esses tipos de aparelho se dá no fato da resistência dos bráquetes. Temos como exemplo que os bráquetes estéticos, dependendo do material escolhido, marca, aplicação, etc, pode ter fratura nas aletas e ganchos que o compõem durante o uso pelo paciente.
Ainda, nota-se que os bráquetes metálicos possuem maior maleabilidade, conferindo melhor resistência às deformações durante o processo mastigatório.
Os bráquetes estéticos têm de ser bem escolhidos e especificamente aplicados, pois também podem ter um design diferente dos mais comuns, que são os metálicos.
Disso pode-se notar que as peças podem apresentar uma base côncava, dependendo da marca de fabricação, o que confere melhor adaptação na face vestibular dos dentes.
Isso gera uma menor interface de resina, propiciando um melhor sucesso na colagem, não dispensando todos os protocolos a serem respeitados durante esse procedimento, que inclusive é realizado da mesma forma tanto para bráquetes metálicos quanto para bráquetes estéticos.
Entretanto, um fator bem comum quando comparado os dois tipos de bráquetes é referente ao atrito. Os arcos que realizam a movimentação, que são metálicos, em contato com os bráquetes estéticos, podem gerar maior atrito, por ser um movimento entre dois materiais diferentes, o que é diminuído quando esse contato é realizado entre metal/metal, no caso do aparelho metálico.
Dessa forma, a evolução dos casos pode ser prejudicada, tendo que o profissional minimizar esses riscos seguindo mecânicas adequadas e adaptações necessárias, gerando a menor interferência possível.
O que é aparelho estético odontológico e suas vantagens
Os aparelhos estéticos conferem uma aparência muito semelhante ao dente, podendo ser confeccionados em diversos tipos de materiais, como a porcelana policristalina, que proporciona uma aparência mais opaca, ou porcelana monocristalina, com característica translúcida, que são os bráquetes conhecidos como safira.
Confira algumas vantagens dos bráquetes estéticos para consideração no seu planejamento clínico:
- Mais discreto
- Tratamento geralmente mais rápido
- O aparelho estético não amarela
- Desejado pelos pacientes
- Estética em alta
- Bráquetes menores
- Design moderno
- Menor tamanho
- Não visível a uma visão social
- Semelhança de cor com os dentes naturais
- Proporciona sorriso mais delicado
- Bom para quem trabalha com a imagem
- Grande desejo dos pacientes
- Possibilita a não recusa dos pacientes que necessitam da estética
O que é aparelho metálico odontológico e suas vantagens
O aparelho metálico é o mais comum na história da Odontologia. Muito conhecido pelos profissionais e pacientes, que chegam com a ideia do “sorriso metálico”, que hoje pode ser um problema quando se trata de estética. Porém, os bráquetes podem conferir algumas vantagens exclusivas, confira melhor abaixo:
- Maior resistência
- Maior controle dos dentes
- Pode resolver diversos problemas dentais
- Tempo maior em alguns casos
- Pode estar associado com diversas mecânicas
- Não fraturam facilmente
- Indicado para movimentações maiores
- Indicado para sustentar mecânicas com grande carga
- Possui possibilidade de personalização com elásticos coloridos
Aparelho estético ou metálico? As principais diferenças:
Diversas opções estão disponíveis, porém, cabe a cada modelo de aparelho sua melhor aplicação em cada caso. Confira abaixo um comparativo entre eles:
- Tempo de tratamento pode variar
- Aparelho metálico mais indicado para quem busca resolver problemas mais complexos
- Aparelho estético mais indicado para quem busca resultados meramente estéticos
- Mudança no aspecto do sorriso a depender do bráquete escolhido
- Aplicação de mecânicas pode variar
- Movimentações e cargas podem ficar restritas
- Tamanho diferente
- Cores diferentes
- Possibilidade de aplicação de elásticos coloridos
- Estética do sorriso e autoestima do paciente
Conclusão
Por fim, os diversos modelos de bráquetes auxiliam na melhor condução de cada planejamento e tratamento individual.
Você, profissional de Odontologia, confira nossos textos no Blog Aditek para auxílio em seus planejamentos clínicos.