Sustentabilidade na ortodontia: importância e possibilidades
Um tema que preocupa todo o mundo é a sustentabilidade dos recursos naturais. Durante a evolução do homem, pouco se tem feito pela conservação do meio ambiente, e hoje estamos colhendo os frutos do descaso; tempestades e mudanças climáticas são apenas exemplos.
Como seremos humanos, devemos repensar como vamos utilizar tais recursos e nossas atitudes com o intuito de deixar um bom planeta para nossos descendentes.
Mas na ortodontia, o que podemos fazer?
No cenário, a prática odontológica não apenas interage na saúde bucal-doença, mas gera resíduos sólidos de saúde que incluem metais pesados e resíduos biomédicos potencialmente prejudiciais ao meio ambiente, levando a uma crescente preocupação com o manejo desses resíduos.
Portanto, decorrente desses fatores, está a odontologia sustentável, que implementa práticas sustentáveis para manter o nível de consumo de recursos em harmonia com a economia da natureza, diminuindo os impactos ambientais, reduzindo ou eliminando os dejetos e produtos químicos liberados no meio ambiente.
Como aplicar a sustentabilidade na ortodontia?
Pensando na ortodontia, como podemos ser sustentáveis? Confira a seguir algumas possibilidades!
Materiais de trabalho
Começando pelos materiais que usamos devemos sempre pensar em adotar práticas que reduzem a agressão ao meio ambiente, como por exemplo tecnologia de adesivos que não precisam do uso especifico do ácido para a desmineralização, optando por uma técnica que seja de um passo só.
Dessa forma, pode-se evitar o uso excessivo de água para o lavado ou remoção do ácido desmineralizante. Outro exemplo entre muitos é o uso de aparelhos autoligáveis, visto que isto reduziria o uso de elásticos.
Outra forma de cuidar o meio ambiente é optar por elásticos intermaxilares que sejam sintéticos, e não de látex. Isso porque os de látex, para a sua produção, se faz necessário a depredação de árvores.
Escolhas inteligentes e reutilização
Optar pela utilização de kit’s de brackets de várias bocas pode evitar o uso de embalagens em excesso.
Outra opção seria procurar reutilizar os braquetes do mesmo paciente caso ocorra descolagem, assim evitando os resíduos de cada paciente e de cada tratamento. Além disso, pode ser feita a reutilização de mini implantes, podendo ser esterilizados e reutilizados por outro paciente que o necessitasse.
Consultório e recepção
Se tratando do consultório odontológico, fazer a troca de lâmpadas halógenas pelas lâmpadas de LED, já que estas reduzem o tempo de uso e consumo de energia, é de grande importância. Outras escolhas sustentáveis são a utilização de eletrônicos de baixo consumo de energia, torneiras com sensor para evitar o uso excessivo de água e secadores de mão elétricos para evitar o uso excessivo de papel toalha.
Além disso, se tratando da recepção, copos descartáveis podem ser somente para o uso de pacientes, sendo papel dos profissionais levarem seus próprios copos para o consultório.
Com o intuito de eliminar a impressão de papéis, alguns processos, como o preenchimento de formulários, podem ser feitos apenas de forma digital. A separação de materiais recicláveis, orgânicos em geral, às suas classificações para os reciclados adequados se faz indispensável.
E por último, mas não menos importante, a utilização de plantas verdadeiras nos consultórios que trocam o CO2 por ar puro.
Conclusão
Isto tudo pode ser seguido de forma individual ou coletiva.
Odontologia ou Ortodontia sustentável é possível, e, além de ajudar o meio ambiente, contribui para viver de forma econômica, reduzindo o uso de materiais que possam ter um impacto de recursos naturais e evitando o mal uso ou desperdício.
Se você gostou, compartilhe com um amigo e continue com a gente, porque em breve tem mais!