Impressora 3D na odontologia: o que é, para que serve e suas vantagens!
O que é impressora 3D?
O termo impressão 3D é geralmente definido como um conjunto de processos em que os objetos são construídos através da adição de materiais em camadas, para criar um objeto completo.
Charles Hull foi o fundador da impressão 3D e pertence à Universidade do Colorado, EUA. Tudo começa nos anos 80 com foco na impressão 3D usando luz ultravioleta (UV) para endurecer o revestimento superficial de alguns dispositivos. A tecnologia real de impressão 3D é usada para formar modelos e protótipos.
A impressão 3D é um método para converter um modelo virtual 3D em um objeto físico, esta tecnologia rapidamente se tornou uma parte importante de muitos fluxos de trabalho na odontologia digital em países como Austrália, Japão e Coréia do Sul.
O surgimento da tecnologia de impressão 3D (3-Dimensões) proporcionou aos profissionais recursos que recentemente foram restritos aos laboratórios odontológicos. Nos últimos 10 anos, a tecnologia de impressão 3D tornou-se mais acessível para os odontólogos e permitiu que eles fornecessem aos pacientes tratamentos mais precisos, econômicos e eficientes em termos de tempo.
Esta modalidade revolucionária permite a fabricação de modelos de trabalho, restaurações próteses, aparelhos ortodônticos, guias ortodônticas ou cirúrgicos para colocação de implantes assim como também para próteses maxilofaciais.
Os ortodontistas podem imprimir aparelhos ortopédicos usando impressoras 3D, nos Estados Unidos, e diversos países da Europa ou Ásia vem usando esta tecnologia com muita mais frequência.
Na Ortodontia, as terapias com alinhadores ganharam popularidade, principalmente devido às agressivas políticas de promoção desenvolvidas pela indústria.
Como funciona uma impressão 3D?
Na impressão 3D, há dois principais tipos de tecnologias de fabricação: as impressoras de resina e as de filamento. As impressoras de resina utilizam um processo que envolve a solidificação de resina líquida por meio de luz ultravioleta (UV), enquanto as impressoras de filamento trabalham fundindo e depositando camadas de material filamentoso, como plástico ou metal, para construir o objeto desejado. Ambos os métodos têm aplicações distintas e são amplamente utilizados em diversos campos, desde a odontologia até a fabricação de protótipos industriais.
As impressoras cuja matéria-prima e para criar objetos tridimensionais é baseada em resina, também chamados de impressoras SLA (Estereolitografia). Já as impressoras FDM (Modelagem de Deposição Fundida) são mais populares, que trabalham com filamentos termoplásticos.
As impressoras FDM também são conhecidas como impressoras de manufatura aditiva precisamente para criar peças tridimensionais através da adição de camadas de material plástico. As camadas adicionadas são anexadas à anterior, de modo que, quando a última for adicionada, o conjunto forma um único objeto.
As impressoras SLA possuem duas variações, a LCD e a DLP (Processo de luz digital). As LCD utilizam um display de LED e as DLP utilizam uma luz digital direcionada para que a resina líquida se solidifique.
As impressoras SLA geralmente são fechadas pelos gases nocivos gerados pela resina quando aquecidas. Esta tecnologia trabalha com a fotopolimerização, ou seja, cura pela luz, para fabricar modelos em 3D camada por camada a partir de resinas UV ou foto poliméricas que se solidificam pela ação de feixes de luz direcionados ao recipiente de resina existente no interior do equipamento.
Como as impressoras 3D verdadeiramente funcionam?
Tanto na impressão FDA como no SLA, precisaremos obter o design da nossa peça 3D. Podemos fazer isso de duas maneiras: projetar nós mesmos através de um programa de modelagem auxiliado por computador ou através de programa CAD.
Impressão FDM
- Em primeiro lugar, devemos introduzir o filamento termoplástico na bobina.
- Em seguida, a bobina empurrará o filamento e o guiará até uma ponta quente chamada injetor.
- Depois, o injetor começará a aquecê-lo até cerca de 180 graus e sairá derretido pela ponta dele.
- Da mesma forma, a impressora moverá o injetor através dos eixos X, Y, Z, que, por sua vez, através desses movimentos, vão moldar nosso objeto através da sobreposição de camadas.
Impressão SLA
- Colocar a resina dentro do recipiente especial dentro da impressora
- Fechar a tampa da impressora devido aos gases tóxicos
- Insertar a informação no programa compatível
- Feixes de luz serão emitidos para a fotopolimerização da resina
Para que serve uma impressora 3D na odontologia?
Confira agora as utilidades das impressoras 3D no campo odontológico!
Alinhadores impressos em 3D
Outros tipos de dispositivos usados para corrigir o alinhamento dos dentes são os alinhadores.
Próteses impressas em 3D
A impressão 3D nos permite replicar fiel e precisamente a anatomia das estruturas que estão dentro da cavidade oral, dentes, mandíbulas que devem ser impressas com materiais biocompatíveis. A base da anatomia dentária também pode ser impressa em 3D e pode ser ajustada de acordo com a morfologia dentária de cada paciente.
Coroas de dentes de impressão 3D
A aplicação de impressão 3D mais comum em odontologia é a coroa. A impressão 3D permite o acesso à varredura dentária do paciente e, em seguida, modelar (escultura) para finalmente imprimir a coroa. Todo o processo é muito profissional e também economiza tempo.
Vantagens da impressora 3D na odontologia
Por fim, confira algumas das vantagens em utilizar impressoras 3G na odontologia:
- Melhor análise da boca e seus problemas.
- Criação de dentes muito mais precisos.
- Possibilidade de criar pontes ou provisórios, com os materiais necessários e de maneira personalizada.
- Resultados muito mais satisfatórios, graças ao tratamento personalizado promovido pela impressão 3D.
- Muito mais eficaz e também mais rápido do que outros tratamentos. Vai do digital ao material, sem etapas intermediárias.
- Velocidade, rentabilidade e peças de alta precisão.
Leia também: Escaneamento intraoral: entenda o que é, como é feito e suas vantagens
Conclusão
Em resumo, a impressão 3D na odontologia permite que você execute tarefas que até agora eram feitas manualmente com mais rapidez e eficiência. A possibilidade de erros e problemas futuros são significativamente reduzidos graças à precisão dessa tecnologia.
Entre outras coisas, os pacientes recebem uma solução personalizada, com melhores resultados, já que cada caso pode ser estudado e planejado de acordo com suas características. Por esse motivo, existem atualmente várias clínicas e laboratórios odontológicos que estão inovando o uso dessa metodologia de ponta.
Ser capaz de acessar esse tipo de técnica quando necessário pode melhorar a experiência odontológica. Ter atenção rápida e confortável, obter um serviço de qualidade com ótimos resultados, é possível com a impressão odontológica 3D.