Adesivos odontológicos: como funcionam e benefícios na prática clínica
A odontologia está sempre em evolução e, com isso, surgem constantemente novas técnicas e materiais restauradores, sendo um deles o adesivo odontológico.
Nesse sentido, não apenas as resinas evoluem, mas também os sistemas adesivos, fundamentais para procedimentos restauradores de qualidade e que possam apresentar longevidade.
Os adesivos odontológicos são extremamente importantes porque proporcionam a união do material restaurador às estruturas dentárias, sendo a interface entre eles. Desse modo, a qualidade do adesivo e sua boa aplicação está diretamente envolvida com a qualidade e resistência da restauração.
Atualmente, existe uma ampla variedade de sistemas adesivos disponíveis no mercado odontológico, assim, para selecionar o melhor é preciso compreender como eles funcionam, quais passos clínicos são necessários e como realizá-los adequadamente para obter o máximo potencial do produto.
No conteúdo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre os adesivos odontológicos, compreendendo como funcionam e seus benefícios na prática clínica.
Continue a leitura!
O que é um adesivo odontológico?
O adesivo odontológico é um líquido utilizado previamente à restauração de um dente, com o objetivo de aumentar a adesão do material restaurador, funcionando como uma “cola” que visa garantir longevidade aos procedimentos em dentes com lesão de cárie, trincas, fraturas, necessidade de remodelação estética ou mesmo para fins ortodônticos.
Seu uso começou a ganhar força em torno de 1955, quando Buonocore teve a descoberta de que o condicionamento da superfície dentária poderia melhorar a qualidade da restauração. A partir daí, técnicas de condicionamento e sistemas adesivos começaram a se difundir pela odontologia, visto que Buonocore percebeu que a aplicação de ácido sobre a superfície dentária removia uma fina camada de tecido mineral e que isso “abria” microporos onde o adesivo poderia ser aplicado para aderir o material restaurador.
Ao longo dos anos, o adesivo odontológico passou a ganhar bastante atenção, pois se compreendeu que sua aplicação é uma das etapas mais importantes de um procedimento restaurador ou para colagem de acessórios ortodônticos.
Qual a função do adesivo odontológico?
A adesividade é a capacidade de átomos ou moléculas de duas superfícies semelhantes ou diferentes se unirem, havendo um contato íntimo entre elas por conta de forças intermoleculares.
Dessa forma, o mecanismo de união dos materiais restauradores ao esmalte e à dentina ocorre por meio de uma troca que envolve a substituição dos minerais removidos da estrutura dentária pelos monômeros resinosos.
Esses monômeros do material restaurador se infiltram nas porosidades criadas após o condicionamento do dente, o que gera uma adesão micromecânica. Todo esse processo é fundamental, justamente porque a efetividade e durabilidade das restaurações ou colagem de acessórios ortodônticos depende dessa interface de união.
Sendo assim, a principal função do adesivo é promover resistência à restauração, cimentação ou colagem de acessórios, contribuir com a distribuição de tensões ao longo da superfície de colagem e selar a interface dentária.
Por isso, precisam apresentar alta força de união e ser necessária uma camada com pequena espessura para sua efetividade, a fim de que os resultados não sejam comprometidos, especialmente do ponto de vista estético.
Quais as principais aplicações do adesivo odontológico
Os adesivos odontológicos podem ser utilizados em diversos tratamentos da rotina clínica de um dentista, confira abaixo algumas de suas aplicações:
Restauração direta ou indireta
As restaurações diretas (realizadas dentro da boca do paciente) e as indiretas (confeccionadas em laboratório e cimentadas no dente do paciente posteriormente) exigem a utilização de adesivos, para que a adesão dessas restaurações seja garantida.
Atualmente, um grande diferencial trazido pelos mais inovadores adesivos odontológicos é o de proporcionar tratamentos menos invasivos, com pouco desgaste das estruturas dentárias.
Colagem de acessórios ortodônticos
A ortodontia pode requerer alguns acessórios que precisam ser fixados nos elementos dentários a fim de receber e transferir forças que levarão à movimentação dentária. Muitos desses acessórios, como bráquetes e botões ortodônticos são aderidos ao esmalte dentário por meio da utilização de adesivo odontológico e resina.
Alteração de contorno dentário por acréscimo
Durante a confecção de uma prótese parcial removível, algumas vezes é necessário alterar o contorno do elemento dentário que receberá o grampo. Esse contorno pode ser alterado por desgaste ou por acréscimo. Neste último caso, o sistema adesivo é fundamental para a adesão da resina sobre a superfície dentária.
Por que usar em sua clínica?
O potencial de se aderir em um ambiente úmido ou seco modificou a forma como aplicar os sistemas adesivos, tendo cada um suas especificidades. Mas, de um modo geral, simplificando a rotina clínica e promovendo estabilidade ao procedimento, ainda que essa estabilidade não seja totalmente elucidada e necessite de mais estudos para comprovação de sua eficácia.
Atualmente, vivenciamos a sétima geração dos adesivos e isso significa que a tecnologia empregada em sua confecção torna possível que alguns adesivos já contenham também outros componentes como primer e filler, o que reduz passos clínicos, otimiza o tempo do dentista e do paciente.
A maioria das marcas comerciais buscam otimizar os sistemas adesivos para que eles possam ter o maior potencial de adesão e resistência com o menor número de passos possível, no entanto, diante da ampla variedade disponível, é preciso buscar por aquele que melhor se adapta às suas demandas clínicas.
O que considerar ao escolher adesivo odontológico
Como já conversado, é preciso aliar os benefícios apresentados pelo sistema adesivo e as demandas clínicas de sua rotina de trabalho, sempre optando por adesivos que reduzam o tempo de trabalho sem perda de qualidade.
Isso porque, quando falamos em qualidade de um material, estamos falando sobre qualidade e durabilidade de resultados, bem como fidelização e atração de clientes.
Pense sempre que um material de qualidade, que reduza a necessidade de repetições de procedimentos, é, consequentemente, um material que pode otimizar seu retorno financeiro, pois potencializa sua hora clínica e faz com que o paciente confie mais em seu trabalho.
Nunca se esqueça que não é vergonha nenhuma ler a bula do seu sistema adesivo, afinal, cada um pode ter seu próprio protocolo de aplicação e executar esse protocolo adequadamente é fundamental para a obtenção do resultado esperado.
Apostar em produtos inovadores é importante para posicionar seu consultório, porém não se esqueça de questionar a confiabilidade de um novo produto diante do mercado:
Quanto tempo o produto está no mercado e qual o grau de satisfação de quem já o utilizou?
Conclusão
A odontologia é uma profissão que requer constante atualização para que seja possível acompanhar seus avanços! Estar atento às características e protocolos dos sistemas adesivos disponíveis no mercado é uma forma de dar o melhor de si para bons resultados de tratamentos e sucesso profissional.
Leia mais conteúdos do blog da Aditek, feito por especialistas da área, e conheça os produtos ortodônticos de alta tecnologia da marca!