Alinhadores odontológicos: deixe o seu sorriso perfeito!
Imperceptíveis em uma visão social, os alinhadores odontológicos são uma opção de tratamento para correção de posicionamentos dentários incorretos com muito conforto para utilização pelo paciente. Por isso, o aparelho vem ganhando grande popularidade como sendo uma alternativa viável ao tratamento ortodôntico convencional.
O que são os alinhadores odontológicos?
Os alinhadores ortodônticos constituem uma lâmina de plástico termoformada, que é inserida sobre um modelo impresso a partir de uma imagem obtida por escaneamento 3D das arcadas dentárias do paciente.
Sua principal característica é a boa resistência e comportamento elástico linear, sendo capazes de exercer forças contínuas, fundamentais para que a movimentação dentária seja realizada gradualmente.
Os alinhadores odontológicos constituem um tipo de aparelho, assim como o convencional, tendo sua maior diferença quanto à estética.
É utilizado para movimentações dentárias, correção de maloclusões, assim como qualquer tipo de aparelho, porém, tendo indicações um pouco mais específicas em relação a casos mais complexos, tendo uma limitação quanto a estes.
Benefícios dos Alinhadores
Diversos benefícios podem ser notados com a opção de tratamento com os alinhadores em relação aos aparelhos convencionais. Confira algumas delas abaixo:
Questão estética e transparência
Os alinhadores apresentam-se bem encaixados na anatomia do dente e confeccionados de material transparente, o que permite uma melhor aceitação pelos pacientes.
A superfície dos dentes visíveis socialmente fica livre de acessórios metálicos, como no tratamento convencional.
Facilmente removível
A remoção dos aparelhos ortodônticos, possibilitada com os alinhadores ortodônticos, é uma grande vantagem para escolha desse tipo de dispositivo.
Porém, depende muito da responsabilidade do paciente em seu uso. Quando o paciente tem esse estímulo a mais de conforto e estética, muito raramente não irá colaborar com o tratamento e uso dos dispositivos.
Quando se trata de desconforto, nos aparelhos convencionais há a presença de injúrias na mucosa que dificultam o dia a dia do paciente. A mucosa jugal e a língua têm uma adaptação sofrível em relação às intercorrências durante o tratamento.
Os alinhadores estéticos ortodônticos também possibilitam menor retenção de biofilme, pois na grande maioria das vezes, não ocorre a colagem de acessórios para a realização da mecânica. Dessa forma, a higienização pelo paciente é melhorada.
Quando se compara o aparelho fixo em relação aos alinhadores ortodônticos, esse último não necessita de colagem na superfície dentária. Assim, isso retira a necessidade de remoção ao final do tratamento.
Possibilidade de clareamento e procedimentos estéticos durante o tratamento
Caso o paciente necessite e queira outro tipo de tratamento, com o uso de alinhadores, pode surgir o desejo de melhorar, além do posicionamento, a cor dos dentes.
Quando há a presença de dentes não naturais na boca (por exemplo, prótese fixa), quando da remoção do aparelho fixo, essas peças podem ficar prejudicadas. Quando ocorre a remoção do aparelho fixo, há um risco de fratura das restaurações, próteses, materiais artificiais que envolvam o dente.
Mesmo com tantas técnicas já relatadas e realizadas, ainda há o risco de riscos e pequenas fraturas no esmalte dental quando da remoção dos bráquetes, o que não ocorre quando da finalização do tratamento ortodôntico com os alinhadores.
Menor tempo de tratamento
Há uma relação em que os alinhadores ortodônticos poderiam proporcionar um menor tempo de tratamento em relação ao convencional com a utilização de bráquetes metálicos.
Porém, o tratamento com alinhadores ortodônticos, por ser removível, depende exclusivamente do uso correto pelo paciente. Dessa forma, caso não utilize pelas horas necessárias por dia, o tratamento pode não evoluir tão bem. Quanto ao convencional, já que esse último está agindo durante todo o dia na movimentação dental.
A ortodontia com bráquetes envolve a superfície vestibular dos dentes, com os acessórios e fios, podendo ter algum grau de dificuldade na visualização dos movimentos dentários, durante a evolução do tratamento. Assim, os alinhadores ortodônticos permitem, com a sua retirada, a visualização completa de todas as superfícies dentárias facilmente.
Como o planejamento do tratamento ortodôntico com alinhadores é realizado através de um “set-up”, o movimento durante todo o tratamento é previsível. Ou seja, dessa forma, têm-se uma visualização, tanto por parte do profissional que planejou o caso, tanto pelo paciente, como será a evolução e finalização do tratamento.
Isso torna mais palpável o tratamento ortodôntico, sendo que para o paciente, tem a grande vantagem de ficar satisfeito ou não com o plano de tratamento que lhe é proposto.
Conheça o alinhador Cleartek da Aditek!
Os alinhadores ortodônticos da Aditek são confeccionados em material de última geração, desenvolvidos para oferecer muito conforto e ajuste durante o tratamento ortodôntico.
Cleartek são alinhadores transparentes, confeccionados individualmente, permitindo um alto potencial de encaixe em cada fase do tratamento. O tratamento ortodôntico com alinhadores pode evoluir de maneira mais rápida, com a vantagem de ser facilmente utilizado, permitindo sua higienização e alimentação de forma completa.
Conclusão
Agora que você já conhece as facilidades do tratamento com alinhadores ortodônticos, não deixe de acompanhar os conteúdos sobre o Cleartek no Blog da Aditek!