Alinhadores transparentes: como funciona? Conheça tudo sobre!
Uma alternativa viável para o tratamento ortodôntico hoje, que visa a estética e praticidade, é o uso de alinhadores transparentes.
O material de que é fabricado proporciona uma descrição e quase invisibilidade, fazendo com que os pacientes tenham cada vez mais interesse para esse tipo de dispositivo.
A remoção dos aparelhos do tipo alinhadores é uma das grandes facilidades que se têm para a utilização pelo paciente. Porém, deve-se estabelecer junto ao paciente o compromisso de uso, sendo que esse deve ser realizado por volta de 22 horas por dia.
Uma das discussões que se tem tanto com profissionais quanto com pacientes é, ainda, em relação ao custo desse tipo de aparelho; porém, hoje já pode ter uma maior facilidade nesse quesito.
Os alinhadores ortodônticos podem ser utilizados tanto a partir da dentição mista quanto na dentição permanente. Saiba mais!
O que são Alinhadores transparentes?
Esse tipo de dispositivo se compõe por placas transparentes removíveis que são impressas a partir do escaneamento intraoral do paciente, sendo realizadas as etapas a partir do software com o tratamento e fases propostas.
A composição dos materiais é diversificada pelas empresas, a depender da elasticidade e resistência. Essas propriedades fazem com que o material tenha resiliência, ou seja, a voltar a sua posição original, permitindo a movimentação do dente, uma vez que exerce pressão na face do dente.
O planejamento do caso é realizado em ambiente virtual, simulando quais movimentos nas arcadas dentárias e qual a quantidade de placas será necessária para promover todas as movimentações do tratamento proposto.
A fabricação das placas é realizada em acetato e poliuretano, sendo que serão necessários cuidados quanto a higienização e utilização do aparelho.
Como os alinhadores transparentes funcionam?
Para iniciar o tratamento com os alinhadores, o cirurgião-dentista deve indicar ou realizar o escaneamento intraoral, e, em seguida, o planejamento individual do caso. Assim, com o escaneamento, temos um modelo virtual da boca, onde essa ferramenta pode proporcionar uma visualização estratégica ao paciente na hora de oferecer o detalhamento do plano de tratamento e orçamento.
Os alinhadores permitem realizar um tratamento sob medida, com enorme conforto durante o uso. Após a aprovação do tratamento, com auxílio da impressão 3D, são confeccionados os alinhadores referente a cada etapa do tratamento.
Para a escolha de um tratamento com alinhadores ortodônticos, diversos fatores precisam ser avaliados. Dentre eles, podemos citar o custo-benefício do tratamento, onde o paciente deve considerar os valores, ainda expressivos no mercado, para a aquisição desse tipo de dispositivo de tratamento ortodôntico.
Finalidades dos alinhadores
Os profissionais podem considerar a utilização dos alinhadores para casos bem estudados para sua finalidade. Alguns exemplos são:
- Dentes tortos e desalinhados
- Sobremordida
- Espaço entre os dentes
- Mordida aberta
- Mordida cruzada
Assim, após definido o diagnóstico de cada caso, deve-se planejar as fases que contemplarão o tratamento proposto. Dessa forma, o tratamento pode ocorrer com previsibilidade, sendo que todas as movimentações serão adicionadas no software anteriormente à impressão das placas.
Já se sabe que não há diferença entre o tratamento convencional e com o uso de alinhadores, visto quando a má oclusão se apresenta na Classe I. Por isso, não se deve considerar que o tratamento com alinhadores seja mais rápido na sua finalização em comparação ao tratamento convencional.
Diferença entre aparelhos tradicionais e alinhadores transparentes
O já conhecido aparelho ortodôntico convencional, por muito tempo, foi objeto de desejo de muitos. Sendo um atrativo para adolescentes, a troca de borrachinhas coloridas. Porém, hoje a tendência é pela estética, sendo que o alinhador ganha nessa disputa.
Além da aparência, os alinhadores também proporcionam um ganho em conforto, sendo que não há peças metálicas que promovam lesões na mucosa.
Estrutura
O aparelho convencional conta com a montagem de peças e estruturas para garantir a movimentação dentária. Já os alinhadores são construídos com a impressão de placas de cada etapa do tratamento, com a inclusão das movimentações previamente estabelecidas.
Estética
A estética entre o aparelho metálico convencional e o alinhador é totalmente diferente. O alinhador apresenta-se como uma placa que fica praticamente imperceptível ao sorriso.
Conforto
O alinhador pode ser removido facilmente das arcadas dentárias, e também as lesões em mucosa são diminuídas extremamente.
O aparelho convencional conta com peças metálicas, fios, acessórios que, ao longo do tempo, podem se deslocar e causar desconforto pelo atrito com a mucosa.
Ainda, os alinhadores propiciam ausência de restrições alimentares, praticidade ao longo do dia, e conforto durante o seu uso.
Higienização
Com o uso de alinhadores, há a possibilidade da remoção por completo do aparelho para a higienização tanto da cavidade oral quanto do aparelho em si. Quando se trata do aparelho convencional, onde não há a possibilidade de remoção, acessórios adicionais podem ser utilizados para melhor limpeza das superfícies, diminuindo o risco de lesões de cárie.
Tecnologia
Os alinhadores contam com o desenvolvimento de tecnologias tanto no planejamento quanto na execução do mesmo, passando pela impressão das placas e o material do qual são compostas.
Dessa forma, utiliza-se o sistema CAD/CAM, onde o CAD é a obtenção do modelo 3D das arcadas dentárias, e o CAM é constituído pela impressão dos modelos e das placas.
Cuidados a se ter com alinhadores transparentes
Os cuidados devem ser mantidos tanto para o tratamento com o aparelho convencional como com o uso de alinhadores; porém, a higienização bucal é melhorada com a utilização de alinhadores, uma vez que permite a remoção total do aparelho para limpeza da superfície dentária.Já no aparelho convencional, as peças não sendo removíveis, podem promover uma dificuldade durante a limpeza dentária domiciliar. Vale lembrar que acessórios para higienização devem ser considerados.
Conclusão
Existem várias opções de aparelhos para tratamento ortodôntico. O profissional deve alinhar com o paciente quais seus desejos e expectativas para programar qual melhor tratamento seria possível a cada caso.
O custo também é outro fator que deve ser considerado quando da escolha de métodos para o alinhamento de dentes.
Continue acompanhando os conteúdos da Aditek em nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo da Odontologia.