Aparelho autoligado: veja tudo o que você precisa saber sobre!
Como tudo no mundo, a ortodontia também passou por grandes adaptações a novas técnicas e tecnologias ao longo das últimas décadas, a fim de otimizar cada vez mais os tratamentos ortodônticos, tanto para o paciente quanto para o profissional. O aparelho autoligado se tornou um tema de grande interesse na ortodontia, especialmente por trazer consigo a possibilidade de tratamentos mais eficazes, rápidos, com menor custo e com maiores ganhos.
Mas, afinal, o que é um aparelho autoligado e quais são seus reais benefícios dentro da ortodontia? Continue com a gente, pois preparamos um conteúdo para tirar todas as suas dúvidas!
O que é o aparelho autoligado?
Muita gente acha que os bráquetes autoligáveis surgiram há pouco tempo na ortodontia, mas o que as pessoas não sabem é que esse conceito surgiu nos anos 30, ou seja, desde lá já se tinha a intenção de tornar o tratamento ortodôntico mais eficaz.
Mas é claro que essa ideia inicial precisou sofrer diversas modificações para chegar ao bráquete autoligado de hoje.
Agora, essa é uma peça capaz de se ligar ao arco de nivelamento por si mesma, sem a necessidade de ligaduras elásticas.
Isso é possível porque esse tipo de bráquete é construído com uma canaleta que pode se fechar, e acoplar em si o arco. Assim, essa inovação veio no sentido de reduzir o atrito do aparelho, pois se diminui a força necessária para a ligação do bráquete e o fio.
Essa redução de atrito foi confirmada por diversos estudiosos, que demonstraram grande concordância sobre o aparelho autoligável produzir menor atrito durante a movimentação dentária do que os bráquetes convencionais, sendo observado que essa autoligação produz de 30 a 50% dos atritos que seriam gerados pelas ligaduras elásticas.
O bráquete autoligável pode ser classificado em três tipos:
- Ativos: quando o sistema pressiona o fio dentro da canaleta
- Passivos: quando o sistema permite liberdade do fio na canaleta
- Interativos: quando os bráquetes autoligados exercem pressão em fios mais espessos, mas permitem liberdade de fios menos calibrosos.
Sendo assim, naturalmente o grau de atrito é maior nos bráquetes autoligáveis ativos do que nos passivos.
Qual a indicação do aparelho autoligado?
Não existe um consenso em relação a indicação dos bráquetes autoligados, pois alguns autores defendem que eles são indicados para todos os casos de má oclusão, e que são bastante eficientes em casos de apinhamentos severos e falta de espaço.
Esses autores dizem que, com esse tipo de aparelho, é possível evitar algumas exodontias, porque o baixo atrito oferecido pelo aparelho facilita o movimento de distalização dos dentes sem vestibularização.
Outros autores relatam que também é indicado em casos que se busca um menor tempo de tratamento em casos de diastemas.
Ainda, alguns ortodontistas enxergam esse tipo de aparelho como uma boa opção para se obter arcos dentários mais amplos e expandidos em casos de pacientes que apresentam corredor bucal amplo e coroas dentárias inclinadas para lingual.
A escolha de bráquetes autoligados poderia simplificar o processo de movimentação dentária e até mesmo dispensar a necessidade de ganho de espaço prévio.
Mas não se esqueça: cada decisão clínica precisa ser baseada nas características individuais apresentadas por cada paciente, um diagnóstico preciso e avaliação de prós e contras em relação a cada técnica. Portanto, ainda que exista uma série de indicações, apenas o estudo clínico de cada caso pode indicar ou não o aparelho autoligado.
Quais os diferenciais do aparelho autoligado?
Mecanicamente, já conversamos sobre as vantagens do menor grau de atrito, maior deslizamento e movimentos dentários mais eficazes.
Consequentemente, os aparelhos autoligados trazem um menor tempo para o atendimento clínico e rápidas mudanças no sorriso e oclusão do paciente. Mas, se for para listar outros diferenciais em relação aos bráquetes convencionais, podemos citar:
Ausência das famosas borrachinhas
Muitos pacientes consideram as borrachinhas acessórios não estéticos, desse modo, a aceitação estética dos aparelhos autoligados pode ser maior por parte desses pacientes.
Maior conforto
Pacientes relatam maior conforto e menor sintomatologia dolorosa com o aparelho autoligado durante a movimentação dentária. Além disso, também permitem menor retenção de bactérias e restos alimentares, facilitando também a escovação.
Tratamento mais rápido
Muitos pacientes buscam por resultados mais rápidos, nesse sentido, os aparelhos autoligados podem ser uma alternativa para entregar resultados mais rápidos sem perder a qualidade do trabalho oferecido.
Custo-benefício
Os aparelhos autoligados oferecem um bom custo-benefício, especialmente pelas vantagens que é capaz de trazer ao tratamento. Consequentemente, isso é positivo para o paciente e também corresponde a uma possibilidade de aumento de lucro para o profissional.
É importante lembrar que os aparelhos autoligados vêm para serem somados ao arsenal de possibilidades que o ortodontista pode usar, mas com certeza pelas suas vantagens e aceitação dos pacientes é uma ferramenta de tratamento que veio para se estabelecer dentro da ortodontia.
Como cuidar do aparelho autoligado?
Estudos mostram que a quantidade de bactérias acumuladas após a colocação de um aparelho ortodôntico é proporcional à quantidade de acessórios ortodônticos instalados na boca.
Desse modo, como o aparelho autoligado não utiliza ligaduras elásticas, ele reduz o acúmulo de bactérias e alimentos.
No entanto, esse benefício só ocorre com a adequada higienização, pois o aparelho autoligado pode facilitar a higienização, porém os cuidados devem ser os mesmos e devem ser seguidos, conforme a orientação do dentista.
No início do tratamento ortodôntico, as orientações ao paciente são fundamentais para que ele possa desenvolver uma série hábitos que contribuam, como ensiná-lo a escovar adequadamente e usar o fio dental após a instalação de ao aparelho e explicar que alguns tipos de alimentos podem gerar a soltura de bráquetes e atrapalhar o tratamento.
Tem na Aditek?
Tem sim! A Aditek é referência mundial em produtos ortodônticos e possui diferentes modelos de sistemas de bráquetes autoligados que podem ser adquiridos por você! Confira abaixo as principais características de cada um:
EasyClip+
É considerado o sistema autoligado mais completo do mundo, com 13 anos de existência no mercado e mais de 250.000 casos instalados pelo mundo. Esse modelo é produzido com muita tecnologia e inovação, ele é a solução ideal para os ortodontistas que desejam se destacar no mercado! Além disso, se destaca por ser o primeiro modelo autoligado do Brasil a possuir patente exclusiva nos EUA.
Slide H5 Clear
É o bráquete cerâmico autoligado passivo 100% estético com clipe reforçado da Aditek.
Active Clear+
É o bráquete cerâmico autoligado interativo que oferece translucidez máxima, sendo totalmente estético e eficiente.
Conclusão
Gostou desse conteúdo? Então acesse o site para conhecer o catálogo exclusivo de bráquetes autoligados da Aditek! Continue com a gente, pois em breve teremos mais informação de qualidade por aqui!