Aparelho cerâmico: para que serve, qual a diferença e como deve ser o tratamento
No mercado ortodôntico, existe uma variedade de tipos de aparelhos, cada qual apresentando suas principais indicações, potencialidades e finalidades.
Os aparelhos ortodônticos não se diferenciam apenas entre fixos e removíveis, pois entre essas duas categorias também há uma ampla variabilidade. Dentro dos aparelhos fixos, por exemplo, existe o aparelho cerâmico indicado para casos em que há demanda estética.
Essa indicação se dá, porque o aparelho cerâmico proporciona um tratamento mais discreto, visto que a tonalidade dos bráquetes é bastante parecida com a tonalidade do esmalte dentário.
No conteúdo de hoje, vamos abordar as características do aparelho cerâmico, bem como suas vantagens e formas de tratamento.
O que é o aparelho cerâmico
Esse tipo de aparelho é composto por bráquetes estéticos colados nos dentes superiores e inferiores, de forma semelhante ao convencional, porém a confecção desses bráquetes estéticos é feita de cerâmica, material que permite um tratamento mais imperceptível quando comparado ao bráquete metálico.
As principais cerâmicas utilizadas para a confecção de bráquetes estéticos são a safira e a porcelana, sendo cerâmicas monocristalinas e policristalinas, respectivamente.
Os bráquetes monocristalinos e policristalinos se diferenciam um do outro pela claridade óptica, sendo os monocristalinos mais claros e translúcidos. Ou seja, a safira tende a ser ainda mais estética do que a porcelana.
De um modo geral, os bráquetes cerâmicos proporcionam maior estabilidade de cor, sendo inertes aos fluidos orais, e oferecem maior controle sobre a quantidade de torque transferida aos dentes. Além disso, otimizam o aspecto estético, especialmente porque o arco ortodôntico e a ligadura elástica utilizados nesse caso também possuem coloração similar ao esmalte dentário.
Como funciona o aparelho cerâmico?
O tratamento com os aparelhos cerâmicos se dá de forma muito semelhante com os aparelhos metálicos, por isso o tempo de tratamento não costuma variar muito entre eles.
O que pode minimizar a duração do tratamento é a utilização do modelo autoligável, pois ele torna o tratamento mais prático e ágil, podendo reduzir o número de consultas necessárias. Para saber mais sobre aparelhos autoligados, clique aqui.
O que diferencia o aparelho cerâmico?
Existem estudos que mostram que a estética do sorriso pode impactar a autoestima de forma mais negativa que obesidade em algumas pessoas, por isso, o mercado ortodôntico tem evoluído cada vez mais na busca por aparelhos que proporcionem o alinhamento do sorriso da forma mais imperceptível possível, desenvolvendo materiais e peças que contribuem não apenas com a saúde bucal, mas com a saúde psicológica e social do paciente.
Desse modo, o grande diferencial do aparelho de cerâmico é proporcionar um tratamento que impacte menos a estética, em função da tonalidade das peças serem muito semelhantes ao tom do esmalte dentário; a possibilidade de utilizar braquetes estéticos autoligáveis para maior agilidade do tratamento dentário; e a alta resistência para o uso diário.
Porém existem outras características que diferenciam o aparelho cerâmico do convencional. O aparelho Translux da Aditek, por exemplo, é uma alternativa perfeita para o tratamento estético com aparelhagem fixa e oferece o melhor custo-benefício do mercado.
Ele apresenta características vantajosas para além da estética, como perfil baixo, base de alta qualidade, amplo espaço sobre as aletas, torque na base, propriedades de deslizamento otimizadas e design atual.
Um bráquete cerâmico ideal deve, além das características acima, mesclar-se naturalmente sobre qualquer tom de esmalte, ou seja, garantir um tratamento discreto e confortável.
Um outro aspecto importante é que, apesar de ser um tratamento mais caro do que o realizado com bráquetes metálicos, o bráquete cerâmico é uma alternativa mais acessível do que os aparelhos transparentes removíveis. Devido ao fato de apresentar um custo menor, consegue satisfazer quem deseja uma alternativa estética e não pode dispor de um investimento tão alto no tratamento.
O que pode ser tratado com o aparelho de cerâmica?
Assim como o aparelho convencional, os bráquetes cerâmicos possuem ampla indicação, sendo indicado para adolescentes e adultos, principalmente quando há o desejo de um tratamento com menor impacto estético possível.
Pacientes mais jovens são os que mais procuram por um tratamento que contemplem a preservação da aparência. Bem como pessoas do meio artístico, atletas e jornalistas, que dependem de sua imagem para o trabalho.
No entanto, além das necessidades estéticas do paciente, é preciso que o profissional avalie o caso e indique aquilo que será melhor para o tratamento. Abaixo você pode conferir alguns problemas possíveis de tratamento com o bráquete cerâmico:
Apinhamento
O apinhamento dentário geralmente tem como característica o desalinhamento gerado pela falta de espaço no arco dentário.
Má oclusão
Diferentes tipos de maloclusões podem ser tratadas com o aparelho fixo de porcelana, ou mesmo com associações de tratamentos. Quer saber um pouco mais sobre alguns tipos de maloclusões? Em nosso blog já escrevemos sobre isso! Clique aqui!
Diastema
O diastema é o espaço entre os dentes que não permite que eles tenham ponto de contato entre si. Além de impactar no sorriso, esse tipo de problema também pode prejudicar a saúde bucal por meio da impacção de alimentos nesses espaços.
Intrusão e extrusão dentária
Às vezes um dente ou alguns dentes se encontram posicionados abaixo ou acima da altura normal e é preciso movimentar esses dentes para que fiquem nivelados com todo o arco dentário.
Como cuidar do aparelho cerâmico?
Por conta da tonalidade do aparelho cerâmico algumas pessoas acreditam que esse aparelho tende a se manchar facilmente.
No entanto, o manchamento não está diretamente associado ao bráquete, mas à borrachinha, pois elas geralmente elas são transparentes e alimentos como café, açafrão, beterraba, ou mesmo os artificiais que possuem corante podem alterar a cor da borrachinha quando ingeridos com alta frequência.
Além dos alimentos e bebidas, a higienização inadequada dos dentes e aparelho também pode ter esse efeito negativo sobre a cor da borracha. Por isso e para a preservação da saúde bucal, é extremamente importante que o paciente se comprometa a cuidar bem da higiene oral durante todo o tratamento.
Algumas pessoas também acreditam que o aparelho de cerâmica, seja ele de safira ou porcelana, pode ser mais frágil que os bráquetes convencionais. No entanto, esse material apresenta alta resistência, ainda que essa qualidade não exime o paciente de cuidados relacionados aos alimentos duros.
Assim, o aparelho cerâmico não requer cuidados maiores do que o aparelho convencional, como boa higienização, cuidados com alimentação e manutenção do aparelho em dia.
Vantagens do tratamento com aparelho de cerâmica
Como vimos, o aparelho de cerâmica é um dos melhores aparelhos odontológicos disponíveis para fins estéticos, mas além disso, é importante lembrar que ele possui muitos outros benefícios por ser:
- Menos visível do que os aparelhos de metal tradicionais;
- Uma opção mais rápida do que os alinhadores transparentes dependendo da complexidade do caso;
- Melhor para pessoas com alergias a metais;
- Melhor para pessoas que precisam de exames médicos de imagem, pois contêm menos metal e, consequentemente, interferem menos na interpretação da imagem.
Confira mais conteúdos da Aditek feitos especialmente para dentistas!
Oferecer o tratamento ortodôntico estético por meio dos bráquetes cerâmicos pode ser uma boa oportunidade de atrair um amplo nicho de pessoas que desejam um tratamento discreto e não tenham condições de utilizar os alinhadores transparentes. Isso significa abranger o nicho e ampliar sua cartela de clientes de forma inclusiva.
Leia mais conteúdos do blog da Aditek, feito por especialistas da área, e conheça os produtos ortodônticos de alta tecnologia da marca!