Aparelho porcelana ou safira: entenda as principais diferenças para a prática clínica
A evolução na Odontologia ocorre de maneira constante e acelerada. Ainda, a sociedade (e os pacientes provenientes) estão cada vez mais em busca de estética, quando se trata de aparelhos ortodônticos.
Dessa forma, os cirurgiões-dentistas devem estar atentos às mudanças em relação aos materiais utilizados clinicamente, para terem as melhores opções a oferecer aos seus pacientes.
Os aparelhos estéticos são aqueles que contêm materiais diferentes dos metais em sua composição.
São os chamados “bráquetes estéticos”, que podem ser confeccionados em uma variedade de materiais, como é o caso da porcelana e safira.
Os bráquetes de porcelana e safira são fabricados com o intuito extremamente estético, buscando uma melhor compensação de semelhança com a coloração dos dentes.
Além da coloração, esse modelo de bráquete busca ter um tamanho menor, o que proporciona, além de melhora na estética, que a base do bráquete não ocupe tanto a superfície vestibular, o que evita a desmineralização de maior quantidade de esmalte quanto do procedimento de colagem.
A qualidade dos materiais
Os bráquetes ortodônticos evoluíram muito com o passar dos anos. Hoje, temos diversas opções à escolha, para garantir um tratamento eficaz ao paciente, promovendo o melhor em estética.
Sabemos, como profissionais, que a qualidade do material escolhido para cada tipo de tratamento influencia de grande proporção em nossa clínica. Um material de menor resistência não garante uma fixação ao longo do tempo, podendo atrasar a troca de fios.
Os aparelhos de porcelana e safira garantem uma excelente estética ao paciente. Por ser constituído por materiais mais transparentes e resistentes, garantem que o bráquete não irá amarelar facilmente com o passar do tempo.
Ainda assim, deve-se ter cuidado com a alimentação; comidas que contenham muito corante podem prejudicar, mesmo assim, a qualidade dos materiais, afetando diretamente a sua coloração.
De qualquer forma, é uma opção extremamente viável para os pacientes que buscam estética em primeiro lugar. Esses materiais permitem a simulação da cor natural dos dentes, podendo, a uma certa distância, parecem imperceptíveis ao olhar social.
O que é o aparelho de porcelana
Esse modelo de bráquete se constitui como uma alternativa para os bráquetes metálicos durante o tratamento ortodôntico.
Por ser confeccionado em porcelana, sua coloração se torna leitosa esbranquiçada, fazendo com que sua aparência seja mais semelhante à estética dental. Ainda, o tamanho dos bráquetes é menor, sendo mais discreto se comparado ao convencional.
As alterações de cor podem ser previstas nesse tipo de aparelho, mas dependem muito dos hábitos alimentares dos pacientes, bem como a qualidade de fabricação. Portanto, esteja atento(a) quando da escolha de seus materiais de uso em sua rotina clínica.
Esse tipo de aparelho é muito indicado para adultos, que se preocupam com a estética, ou a necessitam quando da sua socialização, seja através do trabalho ou meio social.
O aparelho constituído por porcelana se torna mais opaco em comparação ao de safira, podendo não ter uma translucidez adequada dependendo da tonalidade de cada dente.
Apesar disso, esses acessórios podem ser maiores em sua base, refletindo diretamente na percepção do olhar.
As etapas clínicas são as mesmas necessárias para o bráquete convencional, tomando-se cautela para a escolha dos materiais, e durante a troca de fios e hábitos do paciente para que a preservação seja efetiva, não atrasando, possivelmente, o tratamento.
O que é o aparelho de safira
Já o aparelho de safira é mais translúcido, por sua composição. Ainda, esse tipo de material possui menor atrito quando do deslize do fio ortodôntico.
A fratura dos bráquetes ou parte deles nesse tipo de aparelho também é menos frequente, pelo material ser mais resistente. Assim, isso auxilia para que o tratamento não se prolongue inadequadamente, não gerando também gastos inesperados para o profissional, que terá de repor totalmente o caso de bráquetes.
Os monocristais de safira que estão em sua composição permitem que a translucidez conferida ao material proporcione uma grande estética.
Porém, por ser um material especial, exige-se muito cuidado por parte do paciente.
Em relação à coloração, os materiais não apresentam manchas facilmente como os de porcelana e demais materiais, mantendo sua translucidez até o final do tratamento ortodôntico.
Porém, as ligaduras metálicas podem sim alterar a cor, sendo que a manutenção e os cuidados pelo paciente garantem a atenuação desse fator.
Aparelho porcelana ou safira: diferenças
O ideal é apresentar as melhores opções ao seu paciente segundo as finalidades de cada tratamento.
Aparelho porcelana ou safira: saiba as principais diferenças entre esses tipos de aparelhos.
- O aparelho de safira é mais discreto/transparente
- O aparelho de safira é mais resistente
- Os braquetes do aparelho de porcelana são maiores
- Aparelho de safira pode apresentar maior custo
- Bráquetes de porcelana são mais aparentes no sorriso
- Bráquetes de safira são mais estéticos
Conclusão
Por fim, diversas opções são válidas para a melhor qualidade de seu tratamento ortodôntico; porém, deve-se lembrar que um fator a ser considerado é a escolha e satisfação do seu paciente. Confira essas e outras dicas no nosso Blog Aditek.