Bráquete estético: quais são os modelos e qual é o melhor?
O bráquete estético é uma expressão de como a busca pela beleza sempre esteve presente na humanidade, seja por meio da pintura corporal ou uso de acessórios. Saiba mais!
Com a ascensão das diferentes redes sociais e poder dos influencers trouxe um aumento significativo na preocupação das pessoas com a aparência e isso se refletiu na prática odontológica.
Existem estudos, inclusive, que mostram que a insatisfação com o sorriso pode gerar mais impactos negativos sobre a autoestima do que a obesidade, por exemplo.
Assim, é possível entender a crescente busca pela especialidade da ortodontia e o alinhamento dos dentes, mas o que também cresce bastante é a busca por aparelhos ortodônticos estéticos, os quais passaram a ser uma prioridade para muitos pacientes.
Conhecer mais sobre essas peças tão requeridas e utilizadas nos tratamentos ortodônticos fixos é fundamental para quem quer acompanhar as novidades do mercado e oferecer em sua prática clínica o que há de melhor.
Por isso, hoje vamos falar sobre bráquetes estéticos, apontando seus tipos, vantagens e desvantagens!
O que é bráquete estético?
Nos últimos tempos, o bráquete metálico passou a ter menos aceitação por parte dos pacientes, em função da falta de discrição que ele oferece ao sorriso durante o período de tratamento.
Assim, o bráquete estético foi introduzido como uma alternativa ao bráquete metálico, do ponto de vista de maior discrição e conforto, por isso, muitos pacientes acham mais bonito esse tipo de aparelho.
No entanto, o bráquete estético apresenta a mesma função, ou seja, ser colado ao dente para reter o fio ortodôntico e auxiliar na mecânica necessária para a movimentação dentária e alinhamento dos dentes, por meio da força que cada fio ortodôntico desempenha sobre os dentes.
🦷 Leia mais sobre o tema: Aparelho Estético ou Metalico?Aparelho Estético ou Metálico: principais diferenças e vantagens
Qual o diferencial do bráquete estético?
O grande diferencial dos bráquetes estéticos em relação aos bráquetes metálicos é a discrição que ele oferece ao sorriso, por se tratar de peças com coloração que se aproximam da cor do esmalte dentário ou mesmo transparentes. Dessa forma, juntamente com fios estéticos, fazem o tratamento ser menos perceptível aos olhos das pessoas que se aproximam ou em fotografias.
Mais do que isso, alguns materiais utilizados em bráquetes estéticos possam oferecer também maior resistência à peça, contribuindo com a aplicação de forças durante o tratamento.
Tipos de bráquete estético
Atualmente, o mercado conta com diferentes tipos de bráquetes estéticos e, agora, você poderá conhecer os principais deles, bem como suas características.
Policarbonato
O bráquete estético de policarbonato surgiu como uma alternativa mais estética em relação ao bráquete metálico, com baixo custo. No entanto, diversos aspectos negativos vêm sendo apontados, como descoloração diante da exposição a alguns alimentos e líquidos, alto grau de desgaste dos bráquetes durante o tratamento, absorção de água e saliva, e controle do torque deficiente.
Esses problemas acabam por limitar muito sua utilização, pois podem influenciar diretamente no sucesso do tratamento ortodôntico.
Cerâmica policristalina
Diante das limitações apresentadas pelo bráquete estético de policarbonato, as cerâmicas foram introduzidas ao mercado ortodôntico com a promessa de trazer ao tratamento maior estabilidade de cor, ser inerte aos fluidos bucais e oferecer mais controle de torque.
O bráquete de cerâmica policristalina apresenta melhores características estéticas, no entanto, é confeccionado por um material friável, o qual não é ideal para o design de um bráquete que ofereça as melhores características para o tratamento.
Desse modo, é um tipo de bráquete que apresenta maior fragilidade por conta de seus ângulos vivos, e para contornar essa fragilidade acabam necessitando de uma estrutura maior, portanto, são mais volumosos que os bráquetes metálicos.
Outra característica relevante sobre esse tipo de bráquete é que a cerâmica possui maior dureza do que o esmalte dentário, desse modo, quando ocorre contatos oclusais com a peça, há riscos de gerar facetas de desgaste no elemento dentário.
Cerâmica monocristalina
A cerâmica monocristalina foi introduzida no mercado com o nome de safira, e uma diferença significativa dela em relação à policristalina é o fato de que apresenta maior claridade óptica. Ou seja, é mais clara e translúcida do que a poli.
Isso ocorre porque possui grãos cerâmicos menores e menor número de impurezas também. Desse modo, também possui maior resistência e melhores características, sendo bem aceita pelos pacientes e profissionais.
Polímero Biocompatível
Polímeros são macromoléculas que se originam pela união de várias moléculas menores, chamadas de monômeros, que se unem por conta de uma ligação química, chamada de polimerização.
Já biocompatibilidade significa que o material possui compatibilidade com tecidos ou órgãos vivos, sem que haja toxicidade, nocividade ou rejeição imunológica por parte do indivíduo que entra em contato com o material.
Desse modo, os bráquetes feitos de polímero Biocompatível trazem, além de inovação tecnológica, resistência, conforto e estética para o tratamento ortodôntico, sendo uma tendência crescente no mercado odontológico.
Qual o melhor bráquete estético?
Não existe uma resposta pronta e única para essa pergunta, pois escolher o melhor bráquete significa olhar individualmente para cada caso e levar em consideração as demandas estéticas e recursos financeiros do paciente, além das necessidades funcionais observadas no planejamento do tratamento.
Com a união desses fatores, o ortodontista poderá fazer a melhor opção de acordo com as características de cada bráquete.
No entanto, a Aditek conta com a produção dos melhores bráquetes estéticos presentes no mercado para que o dentista possa fazer sua escolha, como o Bráquete Estético BioCrystal [ROTH] e o Bráquete Estético Translux [ROTH] .
O bráquete estético BioCrystal [ROTH]
[ Bráquete Estético BioCrystal da Aditek Orthodontics]
Este é o mais novo bráquete estético da Aditek e chega no mercado para ser a opção nº1 em custo-benefício para as clínicas ortodônticas, unindo os atributos de resistência, estética e segurança. Ele se trata de um bráqconvencional de compósito, que traz o máximo alcance em estética, fornecendo transparência total do início ao final do tratamento.
Mais do que isso, possui ótimas características, pois é feito de polímero Biocompatível, é uma solução estética mais acessível, não possui alteração da transparência durante o tratamento, tem abas reforçadas, é ideal para tratamentos híbridos (aparelho + alinhadores), possui Slot .022” e prescrição ROTH.
Bráquete Estético Translux [ROTH]
Este é um modelo cerâmico que oferece ótimo custo-benefício e uma alternativa perfeita para o tratamento estético. Suas principais características são: fabricação em alumínio policristalina 99,9% com uniformidade no tamanho das partículas; perfil baixo e base de alta qualidade; amplo espaço sobre as aletas; torque na base; design atual.
O bráquete mescla-se naturalmente com qualquer tom de esmalte e os slots do bráquete recebem um polimento especial para melhorar as propriedades de deslizamento e menor atrito. Seu tamanho é resultado da otimização do design, proporcionando uma peça com excelente efeito estético e conforto.
Conclusão
Esperamos que esse conteúdo tenha te inspirado a investir na maior utilização de bráquetes estéticos em seu consultório e oferecer o que há de melhor para o seu paciente.
Leia mais conteúdos do Blog da Aditek, feito por especialistas da área, e conheça os produtos ortodônticos de alta tecnologia oferecidos pela marca!