Consultório odontológico: como montar e quanto pode custar?
A dúvida inicial, após a formação e conquista da titulação de Cirurgião-dentista, na grande maioria dos profissionais é como e quanto custa montar um consultório odontológico.
Os materiais, equipamentos, dependem de custos a serem muito bem pesquisados, sem perder a qualidade do oferecimento dos serviços odontológicos mediante os materiais aplicados.
Mas há uma média de custos a ser observada para início da montagem de um consultório odontológico? Confira abaixo alguns fatores que podem te ajudar nessa questão.
O que é um consultório odontológico?
Para o início da montagem de um consultório odontológico, deve-se estabelecer alguns fatores. Trata-se de um espaço onde realiza-se a prática de atendimentos odontológicos, seguindo normas da vigilância sanitária e ética e responsabilidade profissional.
Ainda, princípios de ergonomia devem ser seguidos, como ter a noção inicial de dimensões necessárias para a construção e instalação dos equipamentos odontológicos de maneira adequada.
Dessa forma, o Cirurgião-dentista toma a decisão se, inicialmente, irá alugar um imóvel, sub locar uma sala, construir uma clínica, etc. Os gastos iniciais também devem ser mensurados, calculando-se adequadamente os custos fixos e variáveis.
Dicas para montar um consultório odontológico
Agora, confira dicas e conselhos que podem lhe auxiliar na montagem do seu consultório odontológica de forma eficiente:
Conhecer e estudar bem o mercado
Delimite qual será sua área física de atuação, ou seja, em qual área da cidade atuará, qual será seu público-alvo, saber quantos colegas têm em sua região, quais as facilidades de transporte e acesso para seu paciente.
Pontos podem ser observados, como: qual a quantidade de profissionais atuantes na região; especialidades com maior atuação na área; áreas com carência do serviço disponibilizado; necessidades do público da região escolhida; diferenciação do consultório.
Determinar os serviços que prestará
Em quais especialidades ou áreas irá atuar, para também realizar a divulgação de seu trabalho a seus pacientes, bem como a parceria com colegas na indicação de casos.
Escolher bem o local
O local deve ser adequado segundo sua proposta de atendimento e público-alvo determinado.
Quanto custa montar um consultório odontológico?
Um levantamento de custos realizado pelo SEBRAE estimou que o investimento inicial seria de R$75 mil reais, compreendendo gastos como locação do imóvel, equipamentos, instrumentais, infraestrutura, materiais de consumo, entre outros.
A maioria dos materiais utilizados durante a Graduação, principalmente instrumentais, podem ser aproveitados após sua formação e início da vida profissional. Além disso, a aquisição da cadeira odontológica é um dos ítens que mais preocupam o profissional, talvez sendo o maior investimento de início.
A aquisição do compressor é essencial para o seu dia a dia clínico, devendo também ser adquirido de início. Fotopolimerizador é utilizado em grande parte de restaurações odontológicas, colagens, estando disponível em diversas frequências, modelos, etc.
Outro material de grande importância para a Odontologia é o chamado “Kit acadêmico”, geralmente adquirido durante a graduação. É um dispositivo que se prolonga na sua disponibilidade de uso, se bem cuidado, segundo as especificações do fabricante.
A esterilização é necessária para a maioria dos materiais de uso odontológico, estando também disponível dos mais diversos modelos e valores variáveis.
Ambiente
Se possível, invista também no conforto de seu ambiente clínico, proporcionando uma comodidade ao seu paciente. Foque em atender os gostos de seu paciente, mediante sua possibilidade e disponibilidade financeira.
Softwares de gerenciamento do consultório podem ser aplicados, assim como a contratação de funcionários, caso necessária, deve estar programado nos custos iniciais. Despesas com impostos, contratos de serviços, salários, benefícios, entre outros.
Na biossegurança, os materiais descartáveis são imprescindíveis para garantir uma boa conduta em seu consultório. Esses materiais necessitam de compras frequentes ou estoque maior, dependendo da frequência de atendimentos.
Procedimentos para legalizar o consultório odontológico
Agora, confira quais são os procedimentos necessários para a legalização de um consultório odontológico:
- Registro de autônomo pela Prefeitura no município de atuação profissional
- Inscrição no INSS
- Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal
- Alvará de Funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros
- Inscrição em empresa coletora de resíduos
- Lauda radiométrico, caso utilize aparelho de Raios X
- Consulte o Conselho Regional de Odontologia para detalhes específicos de sua localidade
Infraestrutura
Um consultório odontológico deve ter algumas disposições mínimas para estar adequado ao funcionamento.
Veja algumas delas:
- Sala de espera: deve ter área mínima de 1,2 m² por pessoa;
- Banheiro: área mínima adequada de 1,6 m²;
- Depósito para armazenamento de material de limpeza: com área mínima de 2 m², equipado com tanque;
- Local para esterilização: disposta com área limpa e área suja;
- Ambientes opcionais: banheiro para funcionários, depósito de materiais, sala administrativa, copa.
Ainda, o ambiente deve contar também com: iluminação, sistema de ventilação (que minimize unidades formadoras de colônias no ar), piso de material liso, paredes de alvenaria ou divisórias específicas, superfícies impermeáveis, instalações elétricas e hidráulicas protegidas, escritório separado da área de atendimento, compressor com proteção acústica.
O consultório, como um todo, deve ter área mínima de 9m², com aprovação junto à Prefeitura e os órgãos responsáveis.
Conclusão
Adquirir experiência técnica e colocar em prática sua profissão é um momento unicamente esperado por cada profissional.
Acompanhe essas e mais outras dicas no Blog da Aditek.