Contenção Fixa: qual sua importância? Entenda mais sobre!
O que é Contenção Fixa?
As contenções são acessórios ortodônticos elaborados de aço, caso seja fixa na parte inferior, ou de acrílico com aço caso for removível na parte superior. São elaborados de forma anatômica para que não cause nenhum desconforto ou inflamação de alguma região da boca.
Saiba que o tratamento não termina quando ocorre a remoção dos aparelhos ortodônticos chamados de braquetes. A principal função das contenções tanto fixas como removíveis são de proporcionar estabilidades após alguns anos de tratamento ortodôntico.
A contenção fixa segue o contorno dos dentes, assim, criando o menor incômodo ou desconforto para o paciente. Ele faz parte do tratamento ortodôntico, no entanto, é comumente pensado pelos pacientes que não é uma necessidade de uso.
Assim, será explicado no artigo o quão importante eles são!
Quem precisa utilizar e pode utilizar a Contenção Fixa?
A utilização da Contenção Fixa começa imediatamente após a remoção dos braquetes. Os dentes devem consolidar seu progresso e movimentos gerados durante o tratamento, e, para isso, eles precisam de ajuda de uma placa de contenção ou uma contenção fixa.
Idealmente, deve ser realizado pelo ortodontista, ele sabe como os dentes de cada paciente se moveram, assim como a velocidade com que os dentes mudaram de posição.
No entanto, todo paciente que usou ou passou por um tratamento de ortodontia deve usar a Contenção de forma contínua seguindo as recomendações do seu especialista sobre o uso e a forma de higienização.
Importância em utilizá-la corretamente
Podemos destacar que a maior importância do uso correto da contenção fixa e removível após retirada dos aparelhos ortodônticos é o fato de que os dentes não terão mais essa união entre dente a dente por meio do fio ortodôntico. Assim, com a contenção, os especialistas precisam buscar uma estabilidade futura de trabalho de planejamento e tratamento.
Os pacientes devem seguir as recomendações dos especialistas e, assim, evitar algum retrocesso ou volta dos seus dentes, mantendo o novo sorriso do jeito que o tratamento finalizou.
Por quanto tempo deve ser utilizada?
É importante ressaltar que as novas posições dentárias precisam de um tempo maior do tratamento ortodôntico para que a nova posição seja mantida. Dessa forma, no primeiro ano existe uma alta prevalência de recidiva, ou seja, uma grande possibilidade de os dentes voltarem à sua posição original quando estavam desalinhados. Assim, o tempo de uso da contenção é muito importante após o grande dia da remoção dos braquetes.
Está demonstrado em inúmeras pesquisas que a maior incidência recidiva ocorre nos dentes que estão na mandíbula na parte da frente, ou seja, no setor ântero inferior. Cerca de 67% dos resultados obtidos permanecem por 10 anos após ter usado corretamente a retenção.
Em os dois primeiros anos após a remoção, sem o uso correto das contenções, pode ocorrer a metade da recidiva total, ou seja, os dois primeiros anos são muito importantes no uso das contenções.
Cuidados a ter com a Contenção Fixa
O principal cuidado da contenção fixa é, sem dúvidas, a higiene. Certamente, a contenção pode nos ajudar, como também pode nos prejudicar, trazendo problemas gengivais ou até perda óssea. No entanto, fique tranquilo(a) e não se alarme, pois será explicado como e porquê.
A contenção fixa é colada mediante um material de resina em pontos estratégicos nos dentes para, assim, se manter fixa dentro da boca. Como ela é um corpo estranho que não faz parte da nossa anatomia bucal, ela gera certos pontos em que o alimento pode ficar retido.
Dessa forma, o alimento que não é eliminado de dentro da boca, pode originar cálculo dentário e efeitos colaterais como inflamação da gengiva, cáries, sangramento ou até uma leve perda óssea dependendo do grau de placa ou tártaro.
Porém, a higiene tem que ser mantida e se fazer de forma cuidadosa e caprichosa. Temos vários caminhos para a higiene da nossa contenção fixa como: fio dental, escovas pequenas de cerdas macias ou até consultas periódicas ao dentista para uma limpeza da região ou remoção de cálculo caso tenha sido criado.
Se por algum motivo ela descolou, guarde-a! Você irá precisar agendar uma consulta com seu especialista para poder colocá-la de volta novamente. Caso contrário, como já mencionado, acontecerá a recidiva e os dentes voltaram a sua posição de forma gradual do que eram antes do tratamento.
Conclusão
As retenções dentárias são essenciais para a estabilidade da nova posição dos seus dentes. Para que eles se mantenham alinhados e nivelados é preciso religiosamente usar e higienizar adequadamente.
Siga as recomendações do seu Ortodontista e não desanime! Pense que ter um sorriso bem cuidado é sinal de boa saúde bucal.
Convido você leitor a continuar lendo nossos artigos em busca de informação de excelência, pois a Aditek sempre oferece informação de qualidade feita por especialistas.