Curiosidades sobre odontologia: todo profissional e estudante deve saber!
Você sabia que a Odontologia é uma área extremamente ampla, com inúmeras especialidades e ramos dentro da carreira? Se em algum momento você já pensou em se formar em Odontologia e ainda está indeciso, esse conteúdo é para você!
Nesse texto você vai conhecer um pouco mais da Odontologia, as curiosidades sobre o curso, a procura pela profissão no Brasil e as maiores especialidades da área!
A área da odontologia
É interessante pensar que a escova de dente mais antiga do mundo é de 3 mil anos a.C. e, mesmo assim, a Odontologia no Brasil só foi regulamentada como profissão em 1966. Isso porque, antes, ela era realizada pelos práticos, porém eles não tinham formação para exercer a profissão e após o surgimento da lei 5.081, a profissão passou a fazer parte da constituição.
No Brasil, temos mais de 300 faculdades de Odontologia, estando entre as melhores aquelas que pertencem às Universidades Públicas.
O curso regular tem duração de 5 anos, geralmente em período integral e desde a graduação o aluno tem a possibilidade de entrar em contato com o paciente, para ter a prática e sair melhor preparado.
Com o passar dos anos, a Odontologia foi se tornando uma área cada vez mais ampla, pois a ciência foi demonstrando que diversas condições bucais se comunicam com toda a saúde do paciente e que, desse modo, a saúde bucal pode piorar ou melhorar doenças sistêmicas, influenciar na gestação, ser afetada por tratamentos oncológicos, manifestar os primeiros sinais de doenças como a leucemia, caracterizar por meio de anomalias dentárias síndromes genéticas.
Ou seja, o cirurgião-dentista precisou ampliar seus conhecimentos, compreendendo que já não tratava mais de dente: muitos mais que isso, precisava cuidar do ser humano integralmente. Desse modo, não apenas o conhecimento sobre a saúde geral passou a ser maior, mas também a escuta e a humanização dos atendimentos.
Cada vez mais a profissão vai abandonando aquele lugar de medo, tão presente nos pacientes que já passaram por experiências traumáticas, e passa a ocupar um lugar de cuidado, aconchego e conforto ao paciente, visto que cada vez mais os profissionais da área têm se empenhado para gerar ao paciente uma boa experiência!
Confira curiosidades sobre odontologia
Como já comentamos, a Odontologia é uma área enorme e agora vamos te contar algumas curiosidades sobre a profissão:
O dentista pode trabalhar na reconstrução da face do paciente
Não. Não estamos falando sobre cirurgias plásticas. Mas sim uma área que poucos conhecem que é a área das próteses oculares e faciais.
Essa área tem o objetivo de devolver ao paciente partes que ele possa ter perdido em razão de um acidente ou doença, por exemplo, o globo ocular, parte do nariz, face ou boca. Além disso, existem dentistas que trabalham com próteses destinadas a pessoas que nasceram com fendas nasopalatinas.
Atendimento hospitalar
Muitas vezes, a Odontologia precisa adentrar os espaços hospitalares e para isso existem diversos caminhos. Se você deseja trabalhar dentro do hospital, você pode realizar especialização em Odontologia Hospitalar, residência em cirurgia buco-maxilo-facial, residências multiprofissionais ou na área de oncologia, atendimento a pacientes com necessidades especiais e mesmo na clínica geral ou odontopediatria, o dentista pode se ver diante de situações clínicas que necessitem de atendimentos sob anestesia geral.
A experiência no hospital traz uma sensação de estar vivendo em Grey’s Anatomy!
Biossegurança
Há um bom tempo a odontologia segue regras estritas de biossegurança para a segurança do paciente, profissional e equipe. Mas você sabia que nem sempre foi assim?
Parece estranho imaginar, mas existiu uma época em que os dentistas não usavam luvas ou paramentação, usando as mãos sem nenhuma proteção para fazer os atendimentos.
Após o surto de casos de HIV, na década de 80, diversos cuidados foram tomados e o uso de equipamentos de proteção individual passaram a fazer parte da rotina odontológica, até evoluir para toda a proteção que se encontra hoje nos consultórios odontológicos.
Hoje sabemos que o HIV não é um vírus que oferece muito risco para o dentista no consultório, porém a pandemia do covid-19 veio nos mostrar ainda mais a importância da correta paramentação.
Estudo em cadáver
Hoje existem diversos equipamentos para facilitar o estudo da anatomia durante o primeiro ano da faculdade de odontologia, mas a maioria das escolas ainda utiliza peças anatômicas de cadáver para que o aluno possa compreender a localização de ossos, nervos, vasos sanguíneos, músculos e assim estar mais preparado para, depois, aprender clinicamente.
As peças são mantidas em formol e os alunos realizam estudos e provas com elas. Tudo isso com muito respeito à vida que existiu em cada corpo que propicia o estudo e aprendizado de tantos alunos.
Bom, seria possível falar por horas sobre as curiosidades do curso de odontologia, mas agora é hora de saber como é a busca pelo curso e qual a especialidade mais procurada dentro da área.
O curso de odontologia é um dos mais procurados no Brasil?
É fato que o curso de Odontologia é um dos mais procurados no Brasil, porém há vários cursos a frente dele, como Direito, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Psicologia, Engenharia Civil e Arquitetura.
Desse modo, aquela fala sobre “o campo de trabalho na odontologia é muito concorrido”, pode até ser verdade, mas não absoluta. Afinal, como vimos existe uma série de profissões mais procuradas. Mais do que isso, existem inúmeras formas de se destacar no mercado dentro das diferentes especialidades odontológicas.
Falando em especialidade odontológica, são cerca de 23 áreas e a mais procurada é a ortodontia, com mais de 17 mil dentistas especialistas e a segunda maior é a endodontia com mais de 11 mil.
Conclusão
Além de todas as possíveis especialidades, não se esqueça que hoje há dentistas que trabalham em grandes multinacionais, laboratórios, e outros que se tornaram empresários ou mesmo gestores na saúde pública! Existem dezenas de caminhos, qual será o seu?
Se você gostou do conteúdo, continue com a gente, porque em breve tem mais!