Currículo de dentista: saiba como fazer o seu e o que não pode faltar!
O currículo é o meio pelo qual o profissional pode ter seu trabalho visualizado pelos demais profissionais. Dessa forma, é imprescindível para sua apresentação ter um bem montado, com todas as informações necessárias, destacando suas principais experiências.
Uma boa aparência, ótima formatação, contendo informações relevantes, pode demonstrar o quanto o candidato é competente e também ressaltar sua preparação profissional para a vaga pretendida.
Para que seja bem diagramado, o currículo deve ser objetivo, contendo informações sucintas, tendo um visual agradável e de fácil compreensão para que o recrutador tenha facilidade de verificar tudo aquilo o que é necessário para a empresa.
Na Odontologia, geralmente não se têm nos cursos de formação disciplinas direcionadas para a elaboração de um bom currículo, devendo o profissional se atentar a essa área. Sendo assim, o cirurgião-dentista deve estar preparado para se apresentar de forma precisa e convincente sobre as suas qualidades profissionais.
Para que uma boa elaboração seja feita, o currículo deve contar com a formação acadêmica do candidato, assim como suas experiências profissionais importantes e recentes, habilidades pessoais que possam agregar à empresa pretendida, e tudo o que ressalta como importante, voltando sempre para a vaga pretendida.
Nunca se esqueça que o volume de recebimentos de currículos é imenso, então, uma preparação adequada do material pode garantir uma análise mais adequada do material oferecido, propiciando melhores chances de contratação.
Modelos de currículo de dentista
Diversas áreas de atuação estão presentes no mercado, sendo mais consciente voltar especificamente para a pretendida. Como no caso da Odontologia, o currículo pode ser formal, porém pode conter um toque de criatividade, tudo isso baseado na diferenciação, porém não deixando de conter as informações importantes de maneira organizada e objetiva.
Caso você seja recém-formado, não se envergonhe por não ter tantas informações para serem inseridas em seu currículo. Compreende-se que não teve o tempo necessário para frequentar diversos cursos e palestras que agreguem a sua formação.
Pensando na construção de um bom currículo, pode-se considerar alguns fatores importantes quanto ao modelo, como descritos abaixo:
- Simples em texto: é a forma mais comum apresentada, contendo tópicos descritivos distribuídos à escolha do candidato;
- Cronológico: destaca a trajetória profissional na sequência de acontecimentos, como uma linha do tempo;
- Temático: destaca conhecimentos e habilidades do profissional;
- Combinado ou misto: aborda tanto a experiência profissional e educação de maneira equilibrada;
- Vídeo Currículo: o currículo em formato de vídeo, sendo mais utilizado para entrevistas de emprego online;
- Carta de apresentação: possui um texto narrativo sobre a trajetória do candidato;
- Com fotografia: utilizado quando o processo seletivo solicita.
O que não pode faltar em um currículo de dentista?
Veja quais informações importantes que o seu currículo deve conter para ter sucesso nas candidaturas profissionais.
- Dados pessoais: informações básicas sobre você, e seus dados para contato.
- Objetivo: em um parágrafo, pode reunir informações elaboradas em frases curtas e diretas, quais suas pretensões de carreira, e porque se interessou pela vaga a qual está se candidatando. Não coloque adjetivos em excesso, o que pode configurar bajulação para o recrutador.
- Experiência: as atividades mais relevantes executadas por você em sua carreira. Na sequência, sempre priorize a experiência mais recente para a mais antiga.
- Formação acadêmica: locais em que realizou a graduação e pós-graduação, buscando também manter a ordem cronológica da mais recente para a mais antiga.
- Habilidades: descreva em quais áreas tem mais experiência em executar sua atividade profissional.
- Informações adicionais: inserir informações como participação em eventos, como congressos, palestras; experiência com tecnologias da área; idiomas que domina; trabalho voluntário.
Dicas para um bom currículo de dentista
Agora que já sabe como estruturar de uma melhor forma seu currículo, confira abaixo algumas dicas para seu currículo ficar irresistível.
Valorize seus pontos fortes e habilidades
Foque na descrição de seus pontos fortes quanto à sua habilidade pessoal e profissional. Demonstre que você é um bom profissional, executando suas funções com ética, e como pode agregar na empresa desejada.
Ainda, destaque não só o ponto o qual pode contribuir com a empresa, mas como essa empresa pode também agregar na sua vida pessoal e profissional, visando sempre o crescimento.
Sempre pense em como suas características pessoais podem ajudar na experiência profissional que a empresa deseja. Penso em todos os aspectos, qualidades, e também desafios que podem permear seu dia a dia, permitindo explorar como essas características podem auxiliar como equipe em sua candidatura. Dessa forma, a empresa poderá também te enxergar segundo seus aspectos mais íntimos.
Atente-se à formatação do currículo
Não deixe de lado a formatação, que é a apresentação, é muitas vezes a primeira impressão que a empresa terá de você e de seu trabalho.
Alguns aspectos a serem considerados, além da estruturação, é priorizar o design, com dados de forma clara e objetiva.
Não minta em hipótese alguma
Todas e quaisquer informações que o candidato for apresentar em seu currículo devem ser verdadeiras. Mesmo que não tenha realizado ainda muitos cursos, busque sempre manter a clareza quanto à sua experiência.
Caso o recrutador suspeite de alguma atividade que constar em seu currículo, será pior do que não tê-la inserido.
Utilize plataformas como o Linkedin
Considerando que o profissional, ainda mais recém-formado, possa ficar deslocado em seu meio profissional, um recurso interessante para garantir contatos e visibilidade são as plataforma profissionais, como o Linkedin.
Trocas de experiência, indicação de serviços, pode ser uma boa ideia a ser explorada nessa plataforma, visto que os profissionais estão ligados pelos interesses profissionais, além do que pode haver uma troca mútua de conhecimento.
Considere, também, acompanhar nas redes profissionais as oportunidades de encontros e congressos em sua área.
Confira mais conteúdos da Aditek feitos especialmente para dentistas!
O currículo profissional na Odontologia pode gerar muitas dúvidas quanto à sua elaboração de maneira adequada e atrativa. Esperamos que esse conteúdo tenha o ajudado! Continue nos acompanhando no Blog da Aditek.