Dicas Infalíveis Para se Destacar da Concorrência
Assim como em qualquer ramo de negócio o empreendedor da saúde e estética bucal encontra-se diariamente em um emaranhado de desafios no mercado.
Então você vai adorar essas dicas infalíveis para se destacar da concorrência!
O que você não pode esquecer é que ao decidir empreender, seja com uma grande clínica ou um consultório de pequeno porte, você deverá adquirir conhecimentos comerciais sobre seu nicho de mercado.
Não basta simplesmente abrir a sua clínica e acreditar que os pacientes chegarão até você, que é só esperar que seu telefone irá tocar loucamente de uma hora para outra.
Não! Isso não irá acontecer.
Enquanto você espera, o mercado está em movimento e a concorrência está fechando um orçamento neste momento. Para que isso não aconteça, você precisa do marketing em sua clínica…
Mas afinal, você sabe qual a definição de marketing?
O marketing, em si, tem muitas definições, uma das melhores é de que: Marketing é um conjunto de técnicas, processos e ações que tem a capacidade de definir as relações entre sua empresa e a sociedade.
Pode parecer complicado aplicar este conceito na área da saúde, mas é fundamental para a longevidade de seu negócio, além disso, para se sobressair a concorrência.
Entendi! Já sei, vou fazer panfletos para distribuir na rua!
Espere, espere, espere… antes de sair fazendo isso, o mercado da saúde bucal já percebeu que as ações e técnicas utilizadas no passado não são mais tão eficazes neste segmento, devido a competitividade da área.
Claro que em alguns casos estas técnicas podem até funcionar, mas não com a mesma efetividade de uma campanha bem estruturada e segmentada. Assim é necessário um planejamento específico de marketing para destacar-se.
Lembre-se que o marketing é considerado a porta de entrada de seus prospects, é ele o responsável por apresentar todo o processo de encantamento em vendas o qual gira em torno de seus dois pilares, que são extremamente importantes: Confiança e Conexão.
Você precisa estar antenado a isso!
Apareça, conecte-se, nutra seus pacientes com conteúdos relevantes e interessantes, utilize suas redes sociais de forma efetiva e direcionadas ao seu negócio, transforme-se em uma referência nas consultas e na disponibilização de informações para seus futuros pacientes.
Mas o marketing vai me ajudar com isso?
Não tenha dúvidas!
A geração de demanda e fidelização dos seus clientes já adquiridos, é fator determinante para o sucesso de seu negócio, mas o marketing vai muito além disso, sua clínica será apresentada aos seus futuros pacientes de uma forma diferenciada principalmente quando seu planejamento for bem definido e estruturado para que você possa mostrar que tem propriedade intelectual do assunto, ao fornecer materiais relevantes, consequentemente gerando maior confiança e conexão com o leitor.
Uma dica importante!
Você já deve ter planejado quais tipos de tratamentos vai realizar em seu consultório, não é?
Então, você também deve pensar em quem serão seus futuros clientes, um exemplo:
- Caso seu foco seja trabalhar com uma demanda maior de tratamentos utilizando aparelhos autoligados, você precisa segmentar este público-alvo, a fim de lhes oferecer este tipo de tratamento.
Entender quem é seu público-alvo faz com que você não saia atirando para todos os lados sem foco algum.
Esta é uma das questões mais importantes no direcionamento das ações e campanhas.
Certo! Criei materiais interessantes, o que eu faço agora?
Primeiramente cuide de sua identidade visual, tenha um site ou um blog bonito, atualizado e responsivo, a atualização dos conteúdos e a tecnologia responsiva melhoram seu rankeamento no Google, além disso, desde 2017 o principal dispositivo de acesso à internet pelos usuários passou a ser os smartphones, um site sem esta tecnologia não se adapta a este tipo de aparelho, sendo uma falha drástica hoje em dia.
- Com a estrutura do site ou blog prontos, insira seus materiais e informações sempre aos olhos do cliente, não deixe nada nas letras miúdas, isso não passa confiança!
- Crie links entre seus posts para que o usuário consuma mais conteúdos seus, ficando assim, mais tempo em seu site ou blog adquirindo conhecimento, esclarecendo suas dúvidas e transitando pelas fases de seu funil de vendas.
Por que devo ter um site ou um blog?
Não possuir um site não quer dizer inviabilidade do projeto!
Mas lembre-se que nas redes sociais você basicamente detém de um espaço dentro da plataforma de um terceiro e que quando você cria anúncios simplesmente está pagando para que ela lhe forneça por um determinado período sua carteira de clientes, ou seja, você está utilizando-se do público da rede não de seu público diretamente dito.
Diferentemente de quando você tem seu próprio site ou blog, seus visitantes tornam-se seus seguidores fiéis, sempre aguardando seu próximo conteúdo.
Então, tendo meu site ou blog e postando os conteúdos nele resolve tudo?
De forma alguma!
Entenda que seu site ou blog basicamente são a sua identidade online, é onde o Lead que interagiu com sua postagem, ou preencheu um formulário nas redes sociais ou em uma landing page, ou ainda, lhe encontrou em sites de busca, vai saber mais sobre sua empresa.
Perfeito! Então criei meus conteúdos, postei no blog do meu site… Onde devo divulgar?
Já parou para pensar quanto tempo você consegue ficar sem olhar para seu smartphone?
É quase impossível não dar uma olhadinha quando você recebe uma notificação.
Vai me dizer que nunca postou algo e ficou constantemente verificando quantas curtidas você obteve ou ainda quantas pessoas assistiram aquele seu vídeo.
Nossa um comentário! Ah os comentários, o quão gratificante é quando alguém comenta um material que você se dedicou a fazer, não é?
Sem sombra de dúvidas o canal de maior eficiência para divulgação hoje no mercado são as mídias sociais, entendo que você deve ouvir isso constantemente, mas você já parou para analisar uma forma de utilizar aquelas curtidas, as visualizações de seus vídeos e posts, ou a interação através dos comentários a seu favor?
- Já tomou este cuidado?
- Analisou estrategicamente estes dados?
Pense rapidamente em sua última postagem…
- Você se atentou em analisar os interesses que tais curtidores ou curtidoras tem?
- Você analisou se o público que visualizou seu vídeo foi mais Masculino ou Feminino?
- Qual a faixa etária eles têm?
- Se eles curtem seus concorrentes diretos?
- Se estão na sua região?
- Se lhe fizeram alguma pergunta?
- Se comentaram positivamente ou negativamente?
- Se você agradeceu ou resolveu o problema relacionado aos comentários?
Poderia citar muitas outras métricas aqui, mas basicamente estas informadas acima lhe darão outra perspectiva para utilização destes dados em suas postagens. (Leia um pouco mais sobre as principais métricas das mídias sociais.)
Lembre-se, caso o cliente tenha uma “dor” (problema/dúvida), seja o primeiro profissional que passe pela cabeça dele ao buscar a solução para a tal.
Isso não acontece da noite para o dia, comece o quanto antes e esteja preocupado com este foco ao criar seus materiais.
EDSON MARTINELLI Autor
Especialista em lnbound Marketing • Especialista em Marketing de Conteúdo • Especialista em Produção de Conteúdo • Construção de Conteúdos Educacionais Multissensoriais usando HTML 5 • Edição de Vídeos: Ferramentas e Técnicas • Técnicas de Roteirização para a Criação de Conteúdos Educacionais