Doenças que causam mau hálito e outros fatores. Saiba mais!
Mau hálito é algo que sempre incomoda, seja a si mesmo ou a quem está ao redor, não é mesmo? E pode se tornar algo muito constrangedor no dia a dia de quem sofre com isso.
Muitas pessoas perguntam qual é a causa do mau hálito e a maioria delas acredita que ele vem apenas da boca, no entanto, existem diversas causas que podem estar relacionadas com esse problema.
Esse é o tema do conteúdo de hoje, então, se você quer entender um pouco mais, fica com a gente!
O que é o mau hálito?
Mau hálito é um cheiro desagradável que é exalado pela boca durante a respiração ou fala. O termo técnico para ele é halitose e, apesar do mau odor ser identificado geralmente pela boca, muitas vezes pode ter sua causa em outra região, mais distante da cavidade oral.
Doenças que causam mau hálito
Diversas doenças ou alterações podem gerar mau hálito, e primeiro vamos falar daquelas associadas ao meio bucal.
Acúmulo de bactérias e restos alimentares entre os dentes
Quando não há o hábito de higienização entre os dentes por meio do fio dental, restos alimentares passam a se depositar entre os dentes e, com isso, as bactérias também passam a se depositar mais nessas regiões, podendo ao longo do tempo gerar inflamação gengival e até mesmo perda óssea.
Essa situação é como imaginar alimentos que são esquecidos para fora da geladeira e de repente começam a cheirar mal. Esquecer restos de alimentos entre os dentes pode gerar o mesmo efeito e com isso, haver o mau cheiro bucal.
Com avaliação de um profissional e orientação adequada de higiene oral essa situação pode ser revertida pelo paciente.
Cárie dentária
Quando um dente já sofreu destruição e já tem uma cavidade, ele acumula ainda mais restos de alimentos e a degeneração do dente, acúmulo de bactérias e restos alimentares pode trazer o mau cheiro.
Mais do que isso, quando a situação se agrava e a cárie atinge a polpa e infecta a região dos canais, esse odor pode ser ainda pior, pois nesse caso a inervação do dente necrosado e é invadida por uma infecção.
Nesses casos, o dentista pode realizar a limpeza do tecido cariado e restauração, ou em casos de canal, ele precisa realizar o tratamento endodôntico, obturações dos canais e restauração. Cada caso precisa ser diagnosticado e tratado individualmente.
Periodontites e pericoronarite
Como já comentado, o acúmulo de bactérias e alimentos na gengiva pode gerar mau cheiro bucal, no entanto, quando esse acúmulo gera defeitos ósseos ao longo do tempo, como bolsas periodontais, esse cheiro tende a ser mais forte e requerer tratamento.
Além disso, há também situações em que o famoso “dente do siso” não irrompe naturalmente e fica impactado, em uma região de difícil higienização, e nesses casos pode também haver mau hálito e a região pode infeccionar.
O dentista poderá diagnosticar cada caso e propor o melhor tratamento indicado.
Presença de piercing ou falta de higienização da língua
Algumas pessoas têm piercings bucais, acessórios que acabam por acumular mais alimentos e, às vezes, dificultar a adequada higienização bucal, gerando o mau odor.
Além disso, a falta de higienização da língua para remoção da saburra lingual pode gerar mau hálito em qualquer pessoa.
Outras doenças que causam mau hálito
Problemas como gastrite, refluxo gástrico ou gastroesofágico, podem gerar mau odor que é exalado pela boca.
Além disso, algumas pessoas também apresentam cáseos amigdalianos, ou também conhecido como caseum, que são como algumas depressões nas amígdalas que acumulam alimentos e que são bastante difíceis de serem higienizadas, dessa forma, gerando mau hálito e desconforto.
Nesse caso, diferentes especialidades médicas devem ser associadas para o tratamento, por exemplo, o médico gastro e/ou otorrinolaringologista.
Outros fatores que causam o mau hálito
Bom, e fatores externos também podem gerar mau hálito, seja o consumo de bebida alcoólica ou o tabagismo. Esses dois fatores também podem gerar doenças bucais graves.
Mas, alguns alimentos também podem gerar mau odor, como alho, cebola, atum, alguns tipos de queijo, café.
Boca seca
Pessoas que por conta de alguma medicação ou tratamento prévio têm pouco fluxo salivar também podem sofrer com halitose.
Isso porque a saliva atua “lavando” a boca durante todo o dia. Porém, na diminuição desse fluxo, o processo de autolimpeza fica afetado. Isso também pode ocorrer em pessoas que não bebem a quantidade adequada de água.
Em todo caso, em caso de boca muito seca é importante investigar para identificar a real causa.
Conclusão
Portanto, não basta apenas achar que uma bala ou bochecho vão resolver todas as formas de halitose. Ter o amparo da avaliação de um dentista poderá lhe ajudar a tomar medidas que de fato eliminem a causa do mau hálito e não apenas mascarar o mau cheiro. Assim, é importante conhecer as doenças que causam mau hálito.
Gostou desse conteúdo? Então continue com a gente, porque logo tem mais!