Escova de dente para quem usa aparelho: como escolher e fazer a escovação corretamente
Sabemos que a higienização bucal é fundamental para o cuidado da saúde como um todo. Porém, ela deve ser ainda mais priorizada quando se trata de Ortodontia. E para isso, deve ser escolhida corretamente a escova de dente para quem usa aparelho.
Aparelhos instalados podem ser grandes locais de acúmulo de sujeira, o que pode atrapalhar o desenvolvimento do tratamento ortodôntico.
É de extrema importância a escolha dos acessórios adequados para sua higienização bucal.
Confira mais sobre o assunto no texto a seguir!
A importância da escovação correta com uma escova ideal para quem usa aparelho
Doenças podem ocorrer devido à presença de placa bacteriana (biofilme) e ausência de escovação. Para quem usa aparelho, esse risco aumenta, pois cada superfície a mais na boca é um local predisponente para o acúmulo de resíduos alimentares e, por consequência, microrganismos.
Além disso, a movimentação ortodôntica pode também ser prejudicada pelo acúmulo de biofilme, aumentando o tempo de tratamento.
Os acessórios utilizados durante o tratamento ortodôntico, como fios, bráquetes, ligaduras elásticas e/ou metálicas, elásticos, impedem o fácil acesso durante a higienização bucal nas superfícies dos dentes e gengiva, aumentando a propensão para doenças.
Além da prevenção realizada junto ao Cirurgião-dentista, o cuidado em casa deve ser realizado para que não ocorram interferências durante o tratamento ortodôntico. Uma higienização eficaz permite que não haja sítios de instalação de microrganismo, o que não paralisa o tratamento ortodôntico, através do desenvolvimento de inflamações e infecções bucais, problemas gengivais, etc.
Dessa forma, para sua higienização caseira, alguns acessórios podem e devem ser empregados.
Por isso, leia o artigo a seguir para esclarecer suas dúvidas e fazer sua melhor escolha para higienização bucal!
Como escolher a escova de dente para quem usa aparelho
Diversas opções de escolha quanto às escovas dentais estão disponíveis, porém, como saber qual a melhor opção para cada caso?
A escova ideal é aquela que se adapta às suas necessidades. Porém, alguns itens devem ser observados quando da escolha.
Cerdas
Se tratando das cerdas, devem ser utilizadas as do tipo macia, nunca utilizar as cerdas duras para escovação dental – essas são destinadas às próteses dentárias. Cuidado com cerdas que se soltam facilmente; isso apresenta uma má qualidade do produto utilizado.
A quantidade de cerdas também se faz importante; quanto mais cerdas, mais maciez promove durante a escovação, permitindo chegar muito próximo da gengiva, parte que deve também ser higienizada durante a escovação, com leveza e sem fricção.
O cabo da escova dental deve permitir sua boa empunhadura, levando ao alcance das superfícies “mais distantes”, como é o caso daquele último dente sempre difícil de higienizar.
Os movimentos devem ser precisos, com leve pressão das cerdas contra a superfície dental, posicionando-a em 45º, fazendo movimentos de arraste, sempre em direção da gengiva para a ponta do dente, tanto no arco superior quanto no arco inferior.
Para aqueles dentes maiores do fundo (os molares), também devem ser escovadas as superfícies oclusais (onde mordemos). Ali a anatomia permite um acúmulo grande de sujeira, pela presença de fossas e fissuras.
Cabeça
A cabeça da escova também deve ser de tamanho compatível com a sua boca. Cabeças muito grandes acabam por agredir as superfícies dos tecidos moles; cabeças muito pequenas não alcançam o local desejado. Ainda, o formato pode ser tipo tipo triangular, arredondado, retangular.
Dessa forma, avalie qual seu tipo ideal para que consiga realizar todos os movimentos necessários durante a escovação.
Escovas de tufo único
Como os acessórios ortodônticos instalados não permitem que as cerdas entrem em contato diretamente com toda a superfície dental, escovas de tufo único são indicadas para esses casos. Elas se apresentam com filamentos de cerdas menores e mais afuniladas, e devem ser inseridas entre os bráquetes, alcançando a superfície dental.
Escovas interdentais
As escovas interdentais também são grandes aliadas para quem usa aparelho ortodôntico. Como a passagem do fio dental fica prejudicada devido aos fios, para complementar essa etapa, esse tipo de escova pode ser utilizada com movimentos de vai-e-vem únicos, permitindo que penetrem no espaço interdental entre um dente e outro. Ali, o acúmulo de alimentos é bem comum, e onde se observa grande parte das lesões de cárie.
Como fazer a escovação corretamente e outros cuidados
Por fim, para garantir que seus acessórios de higienização bucal funcionem da forma adequada, siga estes passos para sua higienização bucal completa:
- Antes de escovar, faça uma limpeza prévia com enxaguante bucal
- Mais paciência na hora da escovação – não coloque força demais
- Escova em 45º e no sentido da gengiva para fora
- Utilização diária de fio dental
- Atentar-se à limpeza da bochecha, gengiva e língua
- Escovação sempre após as refeições, ou assim que possível
- Não se alimente e durma sem escovação
- Caso não consiga realizar a escovação no momento, faça pelo menos bochecho com água
Gostou das dicas? Leia mais sobre o mundo da Odontologia no blog da Aditek.