Especialização em ortodontia: tudo o que você precisa saber sobre!
A Odontologia compreende o estudo de face, pescoço e dentes no seu geral, tendo diversas especialidades em que o cirurgião-dentista pode se aperfeiçoar. Uma delas é a Ortodontia, que permite que o profissional se aprofunde no conhecimento do crescimento e desenvolvimento do crânio facial, correções de posições dentárias, melhora do relacionamento oclusal entre as arcadas, dentre demais aspectos que podem melhorar o sorriso e a qualidade de vida de uma pessoa.
O que é Especialização em Ortodontia
A Ortodontia é a área da Odontologia que verifica o desenvolvimento de ossos da face e dentes, sendo que o profissional habilitado para esse acompanhamento, bem como a execução do tratamento ortodôntico, solucionando as maloclusões dentárias, é o Ortodontista.
Muitos profissionais escolhem essa área pela transformação que causam no desenvolvimento dentário. O trabalho do ortodontista não se resume apenas na manutenção do aparelho ortodôntico.
Antes mesmo de sua instalação, deve haver um planejamento para as ações do tratamento serem executadas adequadamente para cada caso.
O que é estudado na área de Ortodontia?
Essa especialidade abrange, sob um contexto geral da Odontologia, diversos aspectos bem pontuais, não adquiridos, em sua maioria, durante a Graduação, por mesmo se tratar dessa especificidade da área.
Dentre as especialidades disponíveis na Odontologia, a Ortodontia é a de maior duração, contando em média com 36 meses de duração, segundo o que é previsto pelo Conselho Regional de Odontologia (SP), sendo em torno de 1.500 horas no total.
As disciplinas que são oferecidas variam segundo a Instituição que programa o curso. Sendo o curso do tipo lato sensu, a diplomação requisitada pelos alunos é de Especialista na área. Dessa forma, muitos profissionais aderem a esse tipo de curso quando querem se inserir no mercado de trabalho.
Algumas das disciplinas oferecidas na maioria dos cursos podem ser: Cefalometria, Diagnóstico e Planejamento de Casos, Biomecânica, Emergências Médicas, Correlação com outras especialidades odontológicas, Bioética e Legislação, entre outras.
Especialização em Ortodontia
O curso de Especialização deve ter uma carga teórica e prática, compreendendo grande parte dela em atendimento clínico. Nisso haverá a diferenciação de uma Instituição e a qualificação do profissional, futuro especialista. Ainda, o curso deve apresentar uma duração entre 30 a 36 meses, com periodicidade semanal ou mensal.
O profissional também não pode apenas escolher um curso segundo os valores de mensalidade ofertados, sem pensar que está investindo em seu futuro profissional, e que a instituição deve estar comprometida com a sua formação.
Deve observar a carga horária mínima exigida pelo Conselho; avaliar o currículo do corpo docente que integra o Curso; a Instituição em que o curso está inserido; Inscrição do curso no MEC.
Ao escolher uma instituição para cursar essa especialidade, o profissional deve verificar se a estrutura oferecida é adequada para o curso. Os materiais de consumo bem como instrumentais são adquiridos pelo próprio aluno, sendo que algumas instituições podem oferecer algum material.
Ainda, o curso deve ter suporte clínico, com atendimento de pacientes tanto crianças/adolescentes quanto adultos.
O que faz um profissional em Ortodontia?
O profissional que se especializa na área de Ortodontia deve trabalhar para que os posicionamentos dentários incorretos sejam solucionados, visando a função e estética de seu paciente. Ainda, deve observar e atuar na melhora do desenvolvimento, e quando indicado, redirecionar bases ósseas de crianças e adolescentes em crescimento.
O profissional que queira se especializar em Ortodontia pode se deparar com a dúvida de que já existem diversos especialistas na área; porém, cabe a cada indivíduo sua qualificação e dedicação.
Não é apenas aprender tecnicamente que levará um especialista a ser bom em sua área. Exige dedicação e aprendizado constante nessa área, assim como tantas outras, pois os materiais e técnicas continuam em constante evolução.
Cabe ao profissional observar as tendências e saber diferenciar quais são realmente aplicáveis, principalmente biomecanicamente falando, para a aplicação em seus pacientes.
Qual a diferença entre um dentista e um ortodontista?
O Cirurgião-dentista clínico geral, ao adquirir sua formação, está habilitado para intervir em situações que foram vivenciadas durante o curso de Graduação, sendo mais comumente o caso de restaurações, exodontias, endodontia, prevenção, etc.
Já o Ortodontista é habilitado para entender especificamente de movimentos que não são vistos durante um curso de graduação regular, por ser muito específico da área, exigindo um estudo aprofundado. Ainda, deve ser verificado o desenvolvimento craniofacial, bem como todos os posicionamentos dentários incorretos que o paciente apresenta.
A Ortodontia compreende movimentações dentárias complexas, bem como o estudo e diagnóstico dos casos, onde qualquer curso de Graduação não teria tempo hábil para ensinar teoricamente e na prática clínica tudo o que é envolvido nessa vasta área da Odontologia.
Leia também: Tecnologias e técnicas na ortodontia: confira as principais tendências
Conclusão
Está preparado para iniciar sua especialização em Ortodontia? Continue acompanhando nosso conteúdo no Blog da Aditek e compartilhe com os demais colegas que podem ter a mesma dúvida.