A importância da limpeza dental: tudo que você deve saber!
O que é a limpeza dental?
A limpeza realizada pelo profissional é um procedimento que faz a remoção do biofilme e cálculo dental, com instrumentos apropriados, assim como o jato de bicarbonato. Ainda, conta com o polimento das superfícies dentárias e a aplicação tópica de flúor, protegendo os dentes contra novos acúmulos.
É um procedimento que não causa dor. No entanto, há pessoas que têm sensibilidade dentária, podendo ser realizada a aplicação de anestesia tópica para alívio.
O tempo entre uma sessão e outra de limpeza pode variar, a depender das condições de cada pessoa, geralmente sendo recomendada duas vezes ao ano, com intervalo de 6 meses entre elas.
A manutenção da saúde bucal é essencial para manter a saúde geral. Com a escovação realizada em casa, algo pode passar despercebido, sendo importante checar e prevenir o aparecimento de doenças e lesões.
A importância de manter a saúde em dia inclui a saúde bucal, tendo em vista os procedimentos realizados em casa, com escovações diárias entre as refeições, uso de fio dental. Porém, o cuidado profissional deve ser realizado concomitantemente, para que o desenvolvimento de possíveis doenças não ocorram.
Técnicas de limpeza dental
Embora pareça simples, a limpeza dental apresenta algumas técnicas. Confira cada uma delas.
A limpeza dental está indicada quando o indivíduo apresenta manchas extrínsecas, acúmulo de biofilme e cálculo dental. Além disso, também indica-se com aspecto preventivo, a fim de evitar a formação ou aumento de microrganismos e restos alimentares, não levando à proliferação e surgimento de doenças.
Padrão
Esse tipo de limpeza constitui a mais simples delas, onde o cirurgião-dentista faz a remoção do biofilme e cálculo dental com instrumentos adequados, como jato de bicarbonato, curetas, polimento e aplicação tópica de flúor.
Algumas pessoas, que já apresentam sensibilidade, podem sentir leve desconforto durante a técnica padrão, sendo recomendada a aplicação de anestesia tópica.
A recomendação desse tipo de limpeza é de duas vezes ao ano, com intervalo de 6 meses entre cada. Porém, caso o indivíduo apresente variações em sua qualidade de saúde bucal, esse tempo pode ser reduzido de 3 em 3 meses.
Extensiva
Esse tipo é uma limpeza mais completa, recomendada quando o paciente não se submeteu a um procedimento de higienização profissional por período superior a um ano, além daqueles que apresentam cálculo dental.
A limpeza extensiva é semelhante à padrão, com a inclusão de remoção de cálculo dental e polimento das superfícies dentais. Pode, ainda, ter a aplicação de agente antimicrobiano para potencializar a limpeza subgengival.
Periodontal
A limpeza periodontal é a complementação e seguimento da extensiva, não sendo realizada na boca toda, sendo específica para as regiões que não apresentaram melhora significativa.
Esse tipo de limpeza é realizada sob anestesia local, eliminando a sensibilidade dolorosa, sem desconforto ao paciente.
Aplainamento de raiz e dimensionamento de profundidade
Esse tipo de procedimento é constituído por algumas sessões. O indivíduo que apresenta doença periodontal obtém esse tipo de tratamento para a dimensão da profundidade e aplainamento de raiz.
A aplicação de antibióticos é realizada para esse tipo de paciente, pois ocorre a inserção em sulco gengival, não ocorrendo a proliferação de bactérias que estão instaladas com a doença periodontal.
Qual a importância da limpeza dental?
Agora que já sabemos os tipos possíveis de limpeza, entenda alguns pontos que representam a limpeza dental.
Evitar tratamentos mais complexos
A limpeza dental sendo realizada evita que doenças se instalem. Assim, tratamento de canal (endodontia), restaurações, inflamações podem ser evitadas com o controle de biofilme e cálculo dental.
Regride problemas dentários
Algumas doenças bucais podem ser evitadas, como é o caso de periodontite e gengivite (doenças na gengiva), lesões de cárie (podem ter impedimento em seu avanço).
Diminui a chance de perda de dentes
Podem ocorrer perdas dentárias pelo avanço de doenças como cárie, doenças gengivais, que comprometem os tecidos de suporte, com a reabsorção do osso alveolar.
Reforça na higiene caseira
Algumas pessoas podem ter dificuldade na higienização em casa, caso a limpeza dental não tenha sido realizada previamente no Cirurgião-dentista. Isso se deve ao acúmulo de biofilme e cálculo dental, não removidos, prejudicando a higienização diária.
Recomendações sobre a limpeza dental
A limpeza dental é recomendada para manter os níveis de saúde bucal em dia. Dessa forma, deve ser realizada com regularidade, a depender da necessidade de cada indivíduo.
Sendo a melhor forma de evitar doenças futuras, deve ser compreendida pelo paciente com uma saúde e bem-estar no geral.
Conclusão
Por fim, agora que você já sabe a importância de realizar a limpeza dental periodicamente, não deixe de acompanhar o conteúdo do Blog da Aditek.