Materiais odontológicos: saiba quais são os principais e suas funções
Se você está planejando alugar ou ter seu próprio consultório ou clínica, já deve ter começado a pensar também em todos os materiais que precisará comprar para seus atendimentos, não é mesmo?
Isso porque na Odontologia, além de todos os equipamentos e instrumentais necessários para a prática clínica, também existem os materiais de consumo necessários para os procedimentos.
Alguns materiais odontológicos têm funções específicas para algumas especialidades e nem sempre são os materiais mais utilizados por quem está começando a carreira, por exemplo, os materiais direcionados para a Implantodontia e Ortodontia, os quais são mais utilizados por especialistas nessa área.
No entanto, alguns materiais são como o “feijão com arroz” da prática clínica odontológica e por isso não pode faltar no seu consultório se você for trabalhar com a clínica geral e procedimentos mais simples de diferentes especialidades.
Quer facilitar sua vida na hora de colocar na ponta do lápis os materiais que você mais utilizará após montar seu consultório?
Então continue com a gente, pois preparamos esse conteúdo especialmente para você!
O que são os materiais odontológicos
Primeiramente, é importante diferenciar o que é equipamento odontológico, instrumental odontológico e materiais odontológicos:
Equipamento odontológico
São os equipamentos instalados no consultório odontológico para a realização do atendimento, por exemplo, a cadeira odontológica, motores de alta e baixa rotação, esterilizadora, seladora, equipamentos radiográficos, aparelho de ultrassom e jato de bicarbonato, fotopolimerizador.
Instrumental odontológico
São os instrumentos utilizados para a execução de procedimentos clínicos, como espelho, explorador, brocas, curetas, colher de dentina, abridor bucal, espátula de resina.
Eles em geral podem ser esterilizados e duram por um longo período de tempo quando bem manuseados e limpos. Exceto as limas, que apesar de serem instrumentos, são trocadas com mais rapidez.
Materiais odontológicos
São os inúmeros materiais de consumo utilizados na prática clínica, ou seja, desde a luva, máscara e gorro até os materiais restauradores, obturadores ou de moldagem. Eles possuem data de validade, quantidade específica e são repostos com periodicidade.
Principais materiais odontológicos
Existem inúmeros materiais odontológicos, no entanto, listamos nesse conteúdo aqueles mais utilizados na prática clínica da maioria dos dentistas, especialmente aqueles que estão começando a carreira dentro da odontologia.
Dessa forma, os materiais odontológicos mais consumidos são os descartáveis e de proteção, os voltados para a clínica geral e procedimentos mais básicos de cirurgia, endodontia e prótese.
Materiais odontológicos descartáveis
Entre os materiais descartáveis mais utilizados estão:
Luva
Utilizadas para todos os procedimentos clínicos na odontologia, além de serem importantes também durante a lavagem dos materiais e organização da bancada clínica. Uma dica importante sobre as luvas é escolher o tamanho que mais lhe deixa confortável para trabalhar, afinal, a maioria das caixas vêm com 100 luvas e se você errar o tamanho, passará um tempo atendendo com o desconforto de uma luva grande ou pequena demais.
Máscara
A máscara descartável de 3 camadas é utilizada pelos dentistas há muitos anos, para a proteção contra a contaminação durante o atendimento. No entanto, com o avanço da pandemia, as máscaras N-95 também passaram a ser indispensável para um atendimento seguro e dentro das normas de biossegurança.
Avental e gorro
Apesar de muitos dentistas gostarem de atender com jalecos de pano, especialmente pela elegância que eles podem proporcionar, o avental descartável é extremamente importante para a biossegurança e para se evitar infecções cruzadas.
Gaze, babador, rolete de algodão, sugadores, seringa descartável
São indispensáveis para a maioria dos atendimentos dentro da clínica geral.
Detergente enzimático, envelope de esterilização
Produtos que não são utilizados diretamente na prática clínica, mas que são indispensáveis para os bastidores e limpeza adequada de seus instrumentais.
Clínica geral
Para quem atua na clínica geral, não é incomum estar diante de procedimentos como limpeza e raspagem supra e subgengival, bem como restaurações, clareamento dentário, extrações de raízes residuais ou dentes com problemas periodontais, endodontia de dentes uni ou bi radiculares.
Para isso, alguns materiais de consumo são bastante utilizados! Confira:
Limpeza e raspagem
Pasta profilática, fio dental, flúor, bicarbonato de sódio, clorexidina 0,12%: são bastante utilizados durante a profilaxia e raspagem com ultrassom.
Dentística
Agulha, anestésico, fio retrator gengival: algumas restaurações mais profundas podem necessitar de uma boa técnica anestésica para serem realizadas de forma confortável para o paciente. E o fio retrator é um grande aliado em restaurações cervicais.
Ácido fosfórico 37%, adesivo, microbrush, e resina composta: É o conjunto que não pode faltar para as restaurações definitivas de cavidades.
Protetor pulpar e selante: enquanto um te ajuda durante a exposição pulpar, outro te ajuda na prevenção da doença cárie em dentes recém irrompidos e com risco.
Ionômero de vidro: importante aliado para restaurações provisórias ou, dependendo da qualidade, pode ser usado como restaurador permanente, principalmente em crianças.
Dique de borracha, matriz, cunha, tira de lixa, papel carbono: algumas restaurações requerem o isolamento absoluto, então o dique de borracha também não pode faltar, além de outros acessórios que auxiliam durante o processo de restauração e sua finalização.
Endodontia
Para realizar procedimentos endodônticos de baixa complexidade, é necessário ter por perto alguns materiais de consumo e eles podem variar de acordo com o protocolo clínico que cada dentista incorpora. Mas de uma forma geral são:
- Agulha e anestésicos, dique de borracha, fio dental, barreira gengival: para a realização de um excelente isolamento absoluto.
- Hipoclorito de sódio: para a irrigação dos canais radiculares.
- Medicação intracanal: que pode variar de acordo com cada filosofia, no entanto, materiais a base de hidróxido de cálcio são o padrão ouro.
- Bolinha de algodão, cones de papel, cones de guta percha e materiais obturadores, além de restaurador provisório.
Cirurgia
Durante procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, não são muitos os materiais de consumo necessários, porém alguns são indispensáveis: campo cirúrgico, agulha e anestésicos, soro fisiológico, seringa descartável, gaze, fio de sutura e lâmina de bisturi.
Ortodontia
Em geral, a ortodontia não faz parte da prática clínica do profissional não especializado na área, no entanto, algumas intercorrências podem surgir com um paciente que está em tratamento ortodôntico e por isso, tem alguns materiais que podem te ajudar nesses momentos, como:
- Ligaduras, fio de NiTi, elástico, bandas, bráquetes: afinal, com um pouco de orientação e alguns instrumentais, você pode resolver algumas urgências para seu paciente, ou então remover e recolocar fio e ligaduras, para uma limpeza ou cirurgia, por exemplo.
- Alginato e gesso: caso você trabalhe com aparelhos removíveis dentro da clínica geral em seu consultório não poderá faltar material de moldagem e gesso para poder enviar o modelo ao técnico.
Confira também: Tipos de brocas odontológicas
Prótese
Não poderíamos esquecer que alguns profissionais também trabalham com prótese quando atuam na clínica geral, e para esses profissionais a lista pode ser mais extensa e envolver: diferentes materiais de moldagem e gesso, fios retratores, cera, cimentos para a instalação de prótese, materiais reembasadores, resina acrílica.
Conclusão
Como podemos ver por meio desse conteúdo, ter um consultório requer atenção a muitos detalhes e a compra de diversos materiais de consumo.
Mas, não se preocupe, com o tempo você perceberá qual é sua maior demanda e quais materiais atendem exatamente ao que você precisa!
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com um colega e continue com a gente, porque em breve tem mais!