O que é bruxismo, as causas e como é feito seu tratamento
O que é bruxismo, as causas e como é feito seu tratamento
O termo Bruxismo deriva da palavra Brygmos na linguagem grego, que significa “ranger os dentes”, e considerado um movimento involuntário também chamado de atividade “parafuncional da musculatura mastigatória”.
No entanto, esse movimento traz para nossos dentes e nosso sistema mastigatório problemas muito sérios. É um problema multifatorial, que no decorrer da leitura explicaremos a detalhe as possíveis causas, sintomas e tratamento.
O que é bruxismo?
O bruxismo é caracterizado pela intensidade e pela repetição periódica de ranger os dentes. Dessa forma, a falta de diagnóstico e tratamento a tempo pode acarretar severos problemas na mastigação, na fala, na deglutição, até na audição, assim como também dores no pescoço. Além disso, pode deixar nossos dentes tão fragilizados que a probabilidade de fratura ou quebra é muito alta.
Segundo a Academia Americana de medicina do sono, o bruxismo deve ser diagnosticado através de um relatório de ranger ou apertar os dentes associado a um ou mais características clínicas, como desgastes dentários anormais, dor, desconforto na região da mandíbula entre outros.
Esta atividade involuntária pode ocorrer tanto de forma diurna como noturna. Ela se apresenta com maior frequência no período da noite e em momentos ou períodos de preocupação e excitação.
Mas uma das grandes perguntas para responder de forma resumida: qual seria a diferença entre ranger e apertar?
De forma simples, ranger os dentes apresenta ruído considerável, já apertar os dentes não apresenta ruído considerável e acontece, majoritariamente, no período do dia.
Esse problema pode aparecer durante a infância e na adolescência, porém possui maior frequência na vida adulta.
Quais são as causas do bruxismo?
O bruxismo deve ser tratado como uma causa multifatorial, ele ataca o 40% dos brasileiros e as principais causas são as seguintes:
Genética
As pesquisas demonstraram que os diagnósticos de bruxismo têm grandes chances que sejam de causa genética quando a atividade ocorre durante o sono. Isso por conta de uma mutação no gene receptor de serotonina
Estresse e ansiedade
O estresse, nervosismo, irritação constante podem provocar bruxismo. O problema surge como uma forma de resposta do corpo à tensão acumulada.
Desalinhamento dos dentes
O mau posicionamento dos dentes pode criar pontos de contato dentário errado, originando, assim, forças mastigatórias mais fortes em um lado que em outras, criando uma desordem na mastigação.
Medicamentos
Vários estudos relatam que medicamentos como os antidepressivos podem desencadear sintomas e sinais de bruxismo. Porém, estes sintomas tendem a melhorar quando o paciente cessa a medicação.
Refluxo
O refluxo gastroesofágico origina uma queimação no estômago, produzindo uma alteração no sono pelos vários micros despertares durante a noite, um fator muito associado ao diagnóstico do bruxismo.
Sintomas de bruxismo
São os sintomas mais importantes encontrados em pacientes com bruxismo:
- Dor de cabeça
- Dor, barulhos ou zumbidos nos ouvidos
- Tontura
- Enjoo
- Dentes desgastados (Esmalte – Dentina)
- Dentes sensíveis
- Dor facial
- Deslocação da mandíbula
- Disfunção temporomandibular
- Feridas na zona da bochecha
Como é feito o tratamento do bruxismo?
O principal tratamento do bruxismo é a utilização de uma placa miorrelaxante, feita de acetato, uma resina resistente, estabilizando e equilibrando as forças produzidas durante a atividade de bruxismo.
Fármacos em algumas ocasiões são utilizados para o manejo do estresse, controlando a primeira causa do bruxismo.
Como comentado anteriormente, o bruxismo é de diagnóstico multifatorial, de maneira que a criação e manejo de uma ficha clínica do paciente é essencial para entender a causa e poder combatê-la de vários ângulos.
Atualmente, como a chegada da toxina botulínica no tratamento da dor miofascial associado ao bruxismo, ela está sendo muito utilizada pelo Cirurgião maxilo facial, dentistas, dermatologia ou biomédicos.
Este procedimento é indicado para pacientes que apresentam grande intensidade de dor e que não tenham respondido a tratamentos com fármacos ou férulas já comentadas.
A importância de tratar o bruxismo
O tratamento do bruxismo, dependendo do grau da severidade que se encontra, pode evitar perdas dentárias, desgastes dentários tanto leves como severos, o aumento de sensibilidade dentária, dores nos músculos mastigatórios.
Além disso, previne o desgaste da cabeça dos côndilos da articulação temporomandibular, que é um dos lugares a onde a carga também se concentra, lesionando o disco articular, de maneira que o tratamento correto evitaria a necessidade de cirurgia na região.
Conclusão
O bruxismo é uma desordem de etiologia multifatorial, que causa danos às estruturas dentais e ao sistema estomatognático.
Tanto em crianças como adolescentes ou adultos, o diagnóstico e o tratamento são considerados complexos, devendo envolver várias especialidades a fim de garantir uma melhor qualidade de vida aos portadores desse distúrbio e suas famílias.