Odontologia humanizada: o que é, sua importância e como aplicá-la!
Você já deve ter escutado falar sobre a humanização nos serviços de saúde ou odontologia humanizada, e que isso é muito importante para o atendimento tanto no setor público quanto no privado.
No entanto, você sabe o porquê da odontologia humanizada ser importante e como aplicá-la a favor do seu sucesso profissional?
Vem com a gente, pois esse conteúdo foi preparado especialmente para te ajudar a entender mais sobre esse assunto!
O que é odontologia humanizada?
Antes de tudo, é importante saber que quando se fala em odontologia humanizada, na verdade isso é apenas uma parte do todo. Isso porque este termo parte de um princípio lançado em 2003 pelo SUS, a Política Nacional de Humanização (PNH), voltada para todos os serviços de saúde.
A ideia foi produzir mudanças nos modos de gerir e cuidar, estimulando a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários do serviço, construindo processos coletivos nos quais houvesse mais acolhimento e abrindo espaço para um ambiente de autonomia e corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos pacientes no cuidado de si.
Além disso, isso trouxe a possibilidade de tornar o paciente protagonista de sua saúde, estreitando laços entre profissional-paciente e, consequentemente, trazendo o conceito da importância da escuta atenciosa e compassiva, olhar ampliado para a saúde, compreensão da saúde não como a simples ausência de doença, mas como o bem estar integral.
Qual a importância da odontologia humanizada?
Como já vimos, a humanização dos serviços de saúde veio para potencializar espaços de saúde com maior acolhimento, respeito integral, afeto e compreensão do processo saúde-doença de um modo a considerar o indivíduo e suas individualidades, seu contexto social, psicológico e financeiro.
Realizar um atendimento humanizado é realizar aquele atendimento que o paciente deseja e vai contar para todos, pois se sentiu acolhido, enxergado, respeitado e compreendido. Existe estratégia melhor?
Como aplicar a odontologia humanizada?
Agora que você já entendeu a importância do atendimento humanizado, vamos dar algumas dicas sobre como colocar o conceito em prática.
Assim, você verá que não há muitos segredos e que tem um pouco a ver com tratar o outro da forma como você sonharia em ser tratado!
Chamar paciente pelo nome
Seu paciente não é “o próximo paciente”, ele é um indivíduo, que tem um nome, um rosto, um olhar, uma voz. E assim como o dentista gosta quando o paciente leva seu nome a outros futuros pacientes, é importante chamar cada paciente pelo nome, demonstrando que você o conhece e sabe de suas individualidades.
Tenha uma escuta compassiva durante o atendimento
Por meio de uma escuta compassiva ampliamos as possibilidades de ajudar a reduzir o sofrimento de pessoas ao nosso redor. É ouvir com compaixão, deixando de lado os julgamentos, para poder ajudar da forma como seu paciente precisa ser ajudado, e não simplesmente da forma como você preferiria ajudar.
Por exemplo: um paciente desdentado na região anterior comparece ao seu consultório para fazer uma prótese parcial removível, porém você acredita que implantes seriam a melhor escolha. Bom, você pode convencê-lo a realizar o tratamento, mas pode, também, por meio de uma escuta atenciosa, compreender que por conta das questões financeiras do paciente naquele momento, optar por um tratamento de maior valor pode comprometer o orçamento de toda a família.
E, então, facilmente é possível ter empatia e compreender que dentro dessa individualidade, de fato outras opções de tratamento podem ser mais viáveis.
Explicar como funcionam os procedimentos
Faça uma parceria com seu paciente de modo que ele entenda que você não é capaz de “curá-lo” sem a colaboração dele. Explique para ele como está sua condição de saúde bucal, porquê algum problema surgiu, como são as opções para resolvê-lo.
Deixe claro para seu paciente os benefícios e riscos de cada tratamento, exponha as chances de insucesso quando houver. Mais do que isso, torne-o protagonista do tratamento, dê a ele a tarefa de casa para que tudo ocorra da melhor forma possível!
Além de construir uma relação mais estreita com seu paciente, dará a ele maior confiança em seu trabalho, pois sentirá que você de fato se importa com a saúde dele, e não apenas com o lucro de seu tratamento.
Estar à disposição
Mesmo que os pacientes não tenham seu telefone pessoal, coloque-se à disposição para que eles possam ter algum suporte caso apresentem algum problema entre uma consulta e outra.
Isso pode ser feito solicitando que escrevam para o número da clínica e que você responderá. Uma atitude simples pode fazer toda a diferença no sentimento de acolhimento e segurança que esse paciente poderá sentir. Afinal, ele saberá que pode contar com você, que você se preocupa e que é o primeiro a desejar saber caso haja qualquer intercorrência ao longo do caminho.
Você pode até mesmo, ao final do dia, ligar para algum paciente que durante o atendimento estava muito ansioso ou que chegou no consultório com muita dor e dizer: “Olá, estou ligando apenas para saber como você está antes de fechar o consultório, para que eu possa terminar meu dia tranquilo!”
Experimente adotar essa conduta em casos mais complexos e veja o impacto positivo que isso trará para sua prática clínica e carteira de clientes!
Conclusão
Pronto para começar a colocar em prática a Odontologia Humanizada para aprimorar ainda mais a sua forma de trabalhar, entregar o melhor de si e conquistar ainda mais clientes?
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