Passa-fio ortodôntico: saiba como utilizar corretamente
O passa-fio ortodôntico é um instrumento que facilita a vida de pacientes que usam aparelho ortodôntico. Saiba mais!
Com a instalação do aparelho ortodôntico, muitos pacientes notam o aumento na dificuldade com a higienização correta dos dentes utilizando o fio dental, item indispensável quando se pensa em uma boa qualidade da limpeza bucal.
A desistência de realizar esse procedimento não pode ser propagada, visto que pela dificuldade na execução da técnica, e considerando o acúmulo maior de placa bacteriana, podem prejudicar a saúde bucal do indivíduo com aparelho ortodôntico.
Para auxílio na higienização bucal daqueles que utilizam acessórios ortodônticos, o passa-fio tem por finalidade ajudar na execução da passagem do fio dental por entre as superfícies dentais. Isso evita o acúmulo de biofilme (placa bacteriana) nos locais onde a limpeza com a escova dental não é efetiva, e auxilia também na prevenção às doenças periodontais.
Com isso, é importante que o paciente não deixe de realizar a limpeza com o fio dental, mesmo que seja mais dificultada pela presença do aparelho, pois o acúmulo de placa pode gerar inflamação gengival, mau hálito, sangramento e até reabsorções ósseas, que prejudicam o andamento do tratamento odontológico, assim como a saúde geral do indivíduo.
Importância do uso de fio dental
A higienização bucal é o fator primordial, mesmo de pessoas que não utilizam aparelho ortodôntico. O fio dental auxilia na remoção de restos alimentares e biofilme que se instalam entre os dentes, que não conseguem ser retirados pela escova dental.
Para aqueles que utilizam acessório ortodônticos, a dificuldade na higienização pode ser aumentada, uma vez que há superfícies adicionais para retenção e acúmulo de restos alimentares e biofilme.
Agora, saiba mais sobre o passa-fio ortodôntico.
O que é o passa-fio ortodôntico
Constituído por uma ponta plástica, com orifício em um dos lados, o passo-fio ortodôntico é um instrumento facilitador para a higienização bucal daqueles que utilizam aparelho ortodôntico.
Por ser considerado barato, de fácil utilização, o passo fio é comumente utilizado, sendo descartável, pois a embalagem contém diversas unidades. Pode ser adquirido em farmácias, supermercados, ou com o próprio cirurgião-dentista.
Sua conformação estrutural se assemelha com uma agulha, porém de superfície achatada. Em uma das extremidades, há uma abertura, permitindo incluir o fio dental dobrado, e ser inserido entre as superfícies dentárias. Com isso, o fio dental conseguirá atingir a margem gengival, permitindo uma melhor higienização do local.
Importância do passa-fio ortodôntico
A inserção do fio dental apenas sem o auxílio do passo-fio ortodôntico pode dificultar muito o processo de limpeza dos dentes, fazendo com que o paciente desista de seu uso. A inserção do fio por trás do fio ortodôntico pode não ser efetiva, sendo que, como sua superfície não é rígida, não permite sua inserção nas áreas interproximais dos dentes.
Como usar o passa-fio ortodôntico
Explicamos, aqui, como realizar o uso do passa-fio ortodôntico para facilitar sua higienização bucal:
- Inserir o fio dental na extremidade aberta do passa fio, como uma linha na agulha de costura;
- Passar a agulha plástica por trás do fio ortodôntico, entre os dentes e o fio de metal;
- Entre os dentes, inserir o fio dental, segurando cada ponta com a mão. Passar pelo ponto de contato, local onde encontra resistência na passagem do fio entre os dentes, até a proximidade com a gengiva;
- Pressionar levemente o fio dental contra a superfície dos dentes, subindo o fio dental contornando como se fosse um “C” para cima;
- Repetir todos esses procedimentos para cada um dos dentes, sempre alterando o segmento de fio dental utilizado
Dicas para o uso do fio dental para pessoas com aparelhos
Agora, veja algumas dicas a respeito do uso de fio dental para as pessoas que utilizam aparelho ortodôntico.
Auxílio para as crianças
Primeiramente, precisamos falar sobre crianças e adolescentes que fazem uso de aparelho ortodôntico, pois eles podem necessitar da maior atenção. Assim, para auxiliar seu manejo, escolha um local sempre iluminado, que possa proporcionar uma posição confortável, sendo que o procedimento pode demorar um pouco segundo a habilidade de cada pessoa.
Os responsáveis devem sempre orientar e auxiliar nesse momento, de uma maneira leve e descontraída, até que as crianças consigam ter habilidade necessária e adquirir este hábito em sua saúde bucal.
Usar a escova interdental
A escova interdental não substitui o fio dental, e sim complementa seu uso, devendo ser utilizados conjuntamente.
Esse acessório de higienização facilita a limpeza de quem utiliza aparelho ortodôntico, sendo utilizadas nas áreas em que a escova comum não tem acesso ou este é dificultado.
Com as dimensões reduzidas, se comparada à escova comum, consegue realizar a limpeza facilmente na região entre o fio ortodôntico e os dentes.
Porém, a utilização desse tipo de escova não substitui a escovação com a comum, sendo que cada acessório possui sua especificidade.
Essas escovas se apresentam com um tufo de cerdas pequenas, cônicas ou cilíndricas, cabo plastificado, devendo se apresentar sempre como “macia” para propiciar a limpeza adequada da região de interesse, sem que promova ferimentos à mucosa.
Usar a escova ortodôntica
Muita confusão se faz entre a escova dental comum e ortodôntica. Enquanto uma tem foco na limpeza entre os dentes, a outra tem por finalidade a remoção de biofilme e restos alimentares do aparelho ortodôntico.
A escova ortodôntica se apresenta com cerdas em tipo “V”, otimizadas para a limpeza das superfícies dentais que apresentam aparelho ortodôntico. Sendo assim, o meio das cerdas se adapta à superfície dos braquetes, realizando a limpeza da peça.
Conclusão
Agora que você aprendeu mais sobre a utilização de fio dental fazendo o uso de aparelhos ortodônticos, leia mais conteúdos do Blog da Aditek, feito por especialistas da área, e conheça os produtos ortodônticos de alta tecnologia oferecidos pela marca!