Tenho Doença Periodontal. Posso fazer tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico visa alinhar os dentes, reposicionando os mesmos de forma harmoniosa no arco dental. Para que essa movimentação ocorra, os dentes são movimentados no osso alveolar do paciente que sofre remodelação para acomodar o dente nessa nova posição.
Pacientes com doença periodontal moderada e severa apresentam uma altura óssea diminuída e consequentemente uma coroa clínica mais longa, apresentando ainda, processos inflamatórios não controlados.
Estes fatores são importantes para o ortodontista ponderar no seu planejamento.
Mas a resposta é sim. Entretanto, existem alguns cuidados a serem tomados.
O primeiro passo é controlar essa doença periodontal. Enviar o paciente ao Periodontista profissional da Odontologia que trata os tecidos de suporte do dente, ossos e gengivas, e iniciar o tratamento ortodôntico apenas quando este paciente estiver com essa doença periodontal estabilizada, controlada e conseguindo higienizar perfeitamente os dentes.
O segundo passo é avaliar a altura dessas coroas e a quantidade de raiz suportada pelo osso, uma vez que o centro de resistência do dente muda. Então brackets colados mais para incisal do dente podem fazer um movimento de pêndulo, inclinando o dente, ao invés de movimentar horizontalmente no arco, além dessa angulação poder propiciar uma reabsorção óssea angulada. Logo um posicionamento mais cervical dos brackets permite um melhor controle de movimento.
Outro fator importante é a escolha do Bracket. A técnica com sistemas autoligados, como o EasyClip+ é mais indicada nestes casos, justamente pela possibilidade de um tratamento mais suave, com forças leves e controladas, priorizando o menor dano possível aos tecidos de suporte. Esses brackets ainda acumulam uma quantidade menor de placa bacteriana que os brackets que necessitam de ligaduras elásticas, favorecendo a higiene da boca.
O acompanhamento periodontal deve ser realizado trimestralmente com avaliação dos parâmetros periodontais e se necessário, acompanhamento radiográfico.
O tratamento multidisciplinar do ortodontista e o periodontista aliados aos cuidados do paciente com sua higiene e alimentação são fundamentais para o sucesso do tratamento!