Tubo do aparelho ortodôntico: o que é e para que serve
O tubo ortodôntico possui a finalidade de manter a parte final do arco ortodôntico no conjunto do aparelho. Saiba mais sobre!
O aparelho ortodôntico é constituído por diversos acessórios, sendo fundamentais sua instalação e conservação para o bom funcionamento e acompanhamento do tratamento ortodôntico. Dentre eles, temos o tubo ortodôntico.
Os tubos ortodônticos podem não ser tão comumente conhecidos, sendo que os bráquetes são os acessórios mais comuns para o conhecimento do paciente. Saiba mais sobre esse acessório tão importante!
O que é o tubo do aparelho ortodôntico?
O tratamento ortodôntico é iniciado com a instalação dos acessórios. Dentre eles, temos o tubo ortodôntico, que se apresenta como um tipo específico de bráquete, que possui uma estrutura de canaleta fechada, proporcionando uma melhor adaptação do fio ortodôntico nas extremidades do arco dentário.
Esse tipo de acessório é instalado nos molares, dentes maiores ao fundo da boca. Os tubos podem ser colados diretamente nos dentes ou podem ser soldados às bandas metálicas ortodônticas.
Sua função é bem semelhante aos bráquetes, porém são especificamente instalados ao final do fio ortodôntico, por isso sua conformação é diferente.
Quando o tubo é soldado à superfície das bandas metálicas ortodônticas, isso pode garantir uma melhor resistência quando da mastigação, o que dificulta sua soltura. Porém, isso pode dificultar a higiene do paciente, facilitando a retenção de biofilme (placa dentária).
Dessa forma, o paciente deve ter cuidado, assim como todo o aparelho ortodôntico, com alimentos duros e pegajosos, para que as peças não soltem facilmente, mesmo que soldadas.
O que fazer se o tubo do aparelho ortodôntico soltar?
A soltura de tubos ortodônticos é facilmente encontrada nas clínicas ortodônticas. Seja pelo posicionamento, seja pelo mau cuidado durante a alimentação, os tubos colados muitas vezes podem ser mais fáceis de ocorrer tais solturas em relação àqueles soldados a bandas metálicas ortodônticas.
Como os alimentos são posicionados para posterior, os alimentos duros podem sobrecarregar a mastigação dos dentes posteriores, justamente onde se localizam os tubos ortodônticos. Caso as solturas sejam ocorridas com frequência, os tubos ortodônticos podem ser soldados às bandas metálicas ortodônticas, permitindo uma melhor resistência durante a mastigação.
Quando isso ocorre, o paciente deve procurar o profissional para que proporcione a correção do aparelho, sendo que o fio fica solto no meio bucal, podendo causar muitas lesões na mucosa; dessa forma, o profissional deve ser informado da soltura de qualquer peça para que o tratamento ortodôntico não seja prejudicado.
Não sendo possível o atendimento imediato, o paciente pode ter em mãos a cera ortodôntica, até que consiga ir ao consultório odontológico. O paciente nunca deve tentar cortar o fio restante, pois pode ocorrer ferimentos e amassar ou destruir demais peças ortodônticas.
Outros componentes do aparelho ortodôntico
Muitas peças são utilizadas para compor o aparelho ortodôntico, sendo que cada uma tem seu desenho e função específica, assim como a região específica a ser instalada. Vamos conhecer cada um deles.
Bráquetes
Os bráquetes são as peças metálicas que prendem o fio ortodôntico ao conjunto restante do aparelho ortodôntico. Tais acessórios precisam ser bem instalados, sendo uma etapa fundamental para garantir sucesso ao longo do tratamento ortodôntico. Ainda, as manutenções em consultório devem ser realizadas com a periodicidade correta, estabelecida pelo cirurgião-dentista.
São colados na superfície dentária por meio de adesivo ortodôntico. Previamente foi realizada uma profilaxia para remoção de biofilme, o que permite uma melhor adesão. Por meio desses acessórios, o fio ortodôntico é guiado pelo “slot”, que é uma canaleta no meio do bráquete, o que propicia o movimento ortodôntico.
Arco ou fio ortodôntico
Conforme as fases do tratamento vão evoluindo, os fios serão substituídos, segundo a movimentação e tipo de forças necessárias à movimentação dentária.
Diversos tipos de fios podem ser empregados no tratamento ortodôntico, sendo trocados por vários calibres e podem, até mesmo, ter diferenças em relação aos materiais de que são constituídos.
Dentre eles, os fios podem ser fabricados em ligas metálicas contendo níquel, cromo, cobre, titânio, etc. Cada constituição gera uma finalidade específica para cada fio, tendo uma característica importante para cada fase do tratamento ortodôntico. Os fios geram as forças no dente, fazendo a movimentação desejada.
Banda
Bandas metálicas ortodônticas são acessórios que compõem o sistema de aparelho ortodôntico. Podem ser relacionadas com os tubos soldados também, propiciando menor falha de soltura, se comparado aos tubos colados nas superfícies dentárias.
A banda tem sido muito substituída por alguns profissionais ao longo do tratamento ortodôntico, muito embora tenha boas funções.
Ligaduras
São as famosas borrachas coloridas, sendo utilizadas para prender o fio nos bráquetes durante o tratamento ortodôntico.
A adaptação do fio no aparelho é proporcionada pelas ligaduras elásticas individuais, sendo que na ausência deles, o fio não se prenderá ao bráquete, e a movimentação dentária pretendida não será adequada.
O tipo de aparelho que não necessita do uso das ligaduras são os bráquetes autoligados, sendo que a fixação do fio se dá pelo sistema de “porta”, com abertura e fechamento para inserção do fio ortodôntico.
Elástico
São utilizados durante o tratamento ortodôntico com o intuito de auxiliar a movimentação dentária, gerando eficiência na articulação necessária para a correção da má oclusão.
Pode ser utilizado para a correção de mordida aberta, dentes cruzados, engrenamento das arcadas, correção de desvio de linha média, mesialização ou distalização de arcadas, entre outros fatores.
Cuidados com o aparelho ortodôntico
Os acessórios que compõem o aparelho ortodôntico permitem uma resistência, porém, não significando que não se fraturam jamais. Isso é um fator muito comum na clínica ortodôntica, a depender do cuidado com o dispositivo.
A higienização exige bastante atenção para que problemas bucais sejam evitados.
Para a melhor limpeza e cuidado com o aparelho ortodôntico, veja algumas dicas abaixo:
- A escovação deve ser realizada após cada refeição;
- A escova interdental deve ser utilizada para a limpeza dos bráquetes;
- Utilizar o fio dental junto às higienizações, ou pelo menos uma vez ao dia;
- Evitar alimentos duros e pegajosos, e sempre cortar em pedaços pequenos antes de levar à boca;
- Não ter o hábito de onicofagia (roer unhas);
- Não morder objetos duros;
- Não utilizar os dentes para abrir objetos;
- Pode ser utilizado o protetor bucal na prática desportiva.
Todos os componentes do aparelho devem ser bem cuidados para permitir a melhor progressão do tratamento ortodôntico. O profissional deve orientar as possibilidades e evitar situações que desfavorecem o tratamento ao paciente.
Conclusão
É importante que o paciente conheça os acessórios que envolvem seu aparelho, mantendo o cuidado e sabendo da importância de cada um. Continue acompanhando os conteúdos no Blog da Aditek.