Você sabia que podemos remover Brackets e Attachments com Laser?
Sim, hoje em dia é possível! Entretanto não é qualquer bracket que pode ser retirado desta forma, pois laser atravessa o bracket e age diretamente na resina de adesão, portanto este método só vai funcionar em brackets estéticos, ou seja, transparentes, uma vez brackets metálicos não permitem essa transferência da luz.
Nos attachments essa técnica também pode ser utilizada sendo o efeito direto nesta resina.
O laser de Erbio tem uma grande interação com as hidroxilas presente nas moléculas de água, então os fótons vão interagir com essas moléculas presentes na resina causado a ablação, que vai causar a descolagem deste bracket.
O comprimento de onda é devidamente selecionado e essa luz altamente concentrada vai agir seletivamente da resina, sem danificar o esmalte. A resina absorve a energia do laser, que é convertida em calor, e essa resina começa a vaporizar e se decompor em pequenas partículas que junto com a água liberada pela ponteira do equipamento é removida pelo sugador.
Este processo é mais confortável para o paciente, uma vez que descarta o uso do alicate, envolve menos atrito e vibração que os métodos tradicionais e também reduz o tempo de atendimento. Entretanto, se você pensa que vai se livrar do barulho da “broca”, o laser também emite um som ao reagir com a resina.
Quando bem utilizado as vantagens sobressaem ao uso de instrumentos rotatórios, considerando que nessa técnica não existe o risco de riscar ou desgastar o dente com brocas. O calor gerado, é uma preocupação, mas assim como no uso da alta rotação, mantendo a irrigação constante e abundante o uso se torna confortável para o paciente e sem alterações pulpares. No entanto, é essencial que a remoção da resina com laser seja realizada por um profissional de saúde bucal Habilitado em Laserterapia, treinado e experiente, pois a escolha do laser adequado e a configuração precisa do equipamento são fundamentais para garantir um procedimento seguro e eficaz.