Fachada de consultório odontológico: estrutura e no que se atentar
Um ambiente agradável propicia ao paciente uma sensação de bem-estar e sendo convidativo para que entre e conheça seu trabalho. Com uma fachada de consultório odontológico possuindo essas características, é um ótimo chamativo na atração de potenciais pacientes, fazendo com que mais pessoas possam conhecer suas especialidades.
As pessoas tomam suas decisões baseadas nas emoções. Os materiais, assim como as cores, podem transmitir fatores sensoriais, despertando sentimentos, que se relacionam com os negócios, ou melhor, com as emoções que podem despertar e influenciar na tomada de atitude.
O que é a fachada de consultório odontológico?
Na escolha de materiais e recursos de comunicação visual podem ser utilizadas na fachada do consultório odontológico. As clínicas odontológicas devem sempre permitir que o visual se mantenha limpo, dispersando os fatores que não contribuem com a área de saúde e a mensagem que quer passar, sendo que podem até interferir.
Qual a estrutura de uma fachada de consultório odontológico?
Alguns itens podem ser identificados para uma melhora da fachada. Confira cada um descrito abaixo.
Pintura
O consultório odontológico deve sempre estar com a fachada limpa, bem pintada, mantendo as cores não desbotadas, conseguindo visualizar todas as informações, mesmo de uma distância maior.
O retoque da pintura da fachada deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano, para manter sua estrutura adequada, permitindo que não se deteriore ao longo do tempo devido às condições climáticas associadas, favorecendo o desgaste natural.
Letreiro
Caso faça uso de letreiro, este deve ser bem disposto, destacando seu logotipo, caso o tenha, incluindo a descrição dos serviços que sua clínica disponibiliza.
Iluminação
Caso o consultório funcione no período da noite, é interessante que tenha luminosidade, para facilitar que os pacientes encontrem as informações.
Cores vivas e harmoniosas
Essas cores precisam transmitir uma mensagem em harmonia, destacando-se no meio de outras clínicas, porém se relacionando entre si. Seguindo as regras de identidade visual, tais características podem ser estabelecidas conforme o padrão gráfico da clínica.
Leia também: Recepção de consultório odontológico: como montar, o que servir e mais!
Por que investir em uma fachada de consultório odontológico de qualidade?
Boas fachadas podem garantir uma maior clientela. Invista em:
- Atração de clientes
- Trazer dados que provem como os consumidores levam em consideração o visual em suas escolhas.
- Se diferenciar e destacar entre os concorrentes
- Ser identificado facilmente
Além disso, a comunicação e divulgação de suas áreas de atuação podem estar facilmente citadas na fachada. Pode constar nome e número de inscrição no conselho, nomes de especialidades em que seja registrado, e dos demais colegas que possam atuar na clínica.
Considere, também, constar na fachada as seguintes informações.
- Áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, desde que precedidos do título da especialidade registrada no Conselho Regional de Odontologia ou qualificação profissional de clínico geral;
- Especialidades nas quais o cirurgião-dentista esteja inscrito no Conselho Regional;
- Títulos de formação acadêmica ‘stricto sensu’ e do magistério relativos à profissão;
- Endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar;
- Logomarca e/ou logotipo;
- A expressão “clínico geral”, pelos profissionais que exerçam atividades pertinentes à Odontologia decorrentes de conhecimentos adquiridos em cursos de graduação ou em cursos de pós-graduação.
Caso o profissional responsável pela clínica seja pessoa jurídica, os profissionais que atuam na clínica odontológica devem apresentar as especialidades de atuação e seus nomes. O tamanho da fachada é algo que também vale a pena discutir.
A comunicação visual é baseada na medida. Antes mesmo da realização de um orçamento, verifique o local o qual pretende instalar, realizando todas as medidas para que se visualize o tamanho ideal da fachada, atentando-se para a iluminação (natural e artificial), harmonia de cores que contrastam com o ambiente, e estilo dos outros estabelecimentos próximos ao seu consultório.
A fachada pode conter um simples anúncio indicativo com as informações importantes para seu negócio, como contato, e devem ser de fácil visualização. Com mais facilidade de obtenção da informação, as chances de um possível cliente entrar em contato são maiores.
Principais tipos de fachada de consultório odontológico
Há diversos tipos de fachadas que pode-se considerar para a apresentação da clínica odontológica, variando de opções de acabamento.
Madeira
A madeira se relaciona muito bem com vidro e pedra em sua composição, promovendo um ambiente um pouco mais rústico. Porém, é um material versátil, mas que sofre um desgaste ao longo do tempo, principalmente associado a qualidade do material e os meios de conservação.
Vidro
Apesar de parecer pouco resistente, esse material tem uma proposta de longa duração, sendo a desvantagem principal a preservação da privacidade, se colocado em quantidade muito ampla. Espaços pequenos e intimistas podem favorecer o uso desse tipo de material.
Muro
Sendo na linha original ou simples, com acabamento diferentes, seguindo diversas texturas, é muito interessante e o mais utilizado. O conceito padrão pode ser diversamente elaborado, aprimorando sua aplicação pela junção de materiais.
Pedra
Seguindo também a linha rústica, esse material se adequa a projetos com texturas aplicadas, fazendo diversos desenhos em sua distribuição. Pode ser inserido, também, na complementação de outros tipos de ideias e aplicação de diversos materiais.
Alumínio
Esse material pode estar incluso em muitas fachadas, proporcionando um ar de modernidade aos projetos.
Rústicas
Toque vintage ou retrô pode ser estabelecido com materiais rústicos na aplicação das fachadas, unindo diversos materiais.
Verde ecológicas
Tendência atual de sustentabilidade, esse tipo de fachada favorece ambientes voltados à natureza, mantendo o ambiente interno fresco e auxiliando na preservação do meio ambiente.
Metálicas
Podem ter a aplicação de aço inoxidável, titânio, chumbo, zinco, sendo materiais inovadores e resistentes. Ainda, proporcionam versatilidade e economia na sua aplicação.
Ventiladas
Promovendo a união de modernidade com sustentabilidade, inovação e eficiência energética, melhoram o conforto interno, permitindo ajuste da temperatura interna. Além disso, promove economia, durabilidade, beleza e conforto.
Leia também: Projeto consultório odontológico: conheça as normas e dicas
Confira mais conteúdos da Aditek feitos especialmente para dentistas!
A importância de uma fachada bem elaborada e conservada foi expressa nesse texto, facilitando sua compreensão, para uma melhor aplicação em seu ambiente clínico.
Conheça mais dicas sobre Odontologia no Blog da Aditek.