Projeto consultório odontológico: conheça as normas e dicas
Para fazer um projeto de consultório odontológico, o cirurgião-dentista deve se atentar a diversas normas vigentes para que não tenha problemas com sua estruturação.
Dessa forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece uma série de normativas para que, tanto o profissional de Odontologia, quanto o projetista, possam se assegurar dos deveres e necessidades para a abertura de um ambiente clínico.
Seguir todas essas normas possibilita que o profissional tenha um bom funcionamento do ambiente de trabalho, prestando um atendimento seguro aos pacientes, controlando o risco de contaminações e infecções cruzadas.
Os documentos que a ANVISA disponibiliza estão disponíveis na internet, e é de grande valia entregá-los ao engenheiro/arquiteto que está executando seu projeto clínico. Saiba mais!
Qual a importância de montar um projeto de consultório odontológico?
Diversas informações devem ser contidas no projeto de um consultório odontológico, assegurando, segundo as normas de saúde, proteção a quaisquer tipos de danos que o paciente possa ter nesse ambiente. Sendo assim, alguns detalhamentos devem ser realizados, como especificar o espaço físico onde a clínica odontológica irá funcionar, instalações elétricas, hidrossanitárias, eletrônicas, gases medicinais, sistema de climatização, plano de gerenciamento de resíduos, entre outros.
É de grande importância ressaltar neste documento todas as normas que a ANVISA estabelece para o bom funcionamento do mesmo, contando com as leis estaduais e municipais na adequação do ambiente de trabalho. Assim que definido o projeto, deverá seguir para aprovação na Vigilância Sanitária do município, órgão que cuida dos processos dos estabelecimentos de saúde. Após, ocorrerá a emissão do alvará com a liberação da obra e funcionamento do consultório odontológico.
Essa liberação que consta com a Vigilância é necessária para a construção inicial de um imóvel, assim como qualquer reforma a ser realizada, visando pequenas adequações do ambiente já construído. Todas essas modificações e edificações devem seguir as normas da ANVISA, constando na Resolução 50, de 2002, estabelecendo regras do município e estado.
Projeto de consultório odontológico: normas
Para seguir-se com a instalação plena de um consultório odontológico, algumas orientações e regras devem ser seguidas, assim como estabelecidas pela ANVISA. Confira algumas delas especificamente abaixo.
- Instalações elétricas, eletrônicas e hidráulicas: deve constar no projeto executivo da obra a localização da rede de fornecimento de energia elétrica pública, contando com a localização de:
- Sistema de energia: entrada, transformação, medição e distribuição;
- Proteção contra raios;
- Localização e características da rede pública de telefonia;
- Sistema telefônico;
- Computadores;
- Radiologia;
- Geração de energia de emergência (geradores);
- Alarme contra incêndios.
Se considera a instalação hidráulica, o projeto deve demonstrar a água e esgoto planejados, apontando os seguintes fatores:
- Localização da rede pública de fornecimento de água ou a indicação de poço artesiano;
- Descrição do sistema de abastecimento de água;
- Previsões do consumo de água;
- Proteção e combate a incêndio;
- Ponto da rede pública de esgoto ou a indicação de sistema de tratamento (fossa séptica);
- Local de galeria para drenagem de águas pluviais;
- Tratamento de esgoto;
- Sistema de tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS);
- Centrais de gases medicinais, vácuo e vapor, se houver, incluindo redes e pontos de consumo.
Se pensado na ventilação, o consultório odontológico deve ter um sistema apropriado para evitar acúmulo de fungos, e que o ar circule de maneira a não disseminar vírus e bactérias. Assim, esse projeto de ter algumas informações importantes na identificação desses requisitos, como:
- Áreas que serão climatizadas ou ventiladas;
- Previsão de consumo de energia elétrica;
- Localização dos pontos de consumo elétrico com determinação de potência, tensão e número de fases.
Com a presença de ar-condicionado no consultório odontológico, terá a necessidade da montagem de um sistema de ventilação ou exaustão adicional para que a renovação do ar ambiente seja realizada de maneira adequada.
Projeto de consultório odontológico: dicas
Para que seu projeto de execução de um consultório odontológico possa garantir a aprovação, e além de ser seguro, os ambientes precisam ser estabelecidos de maneira adequada.
Considerando um consultório individual, exige-se uma área mínima de 9 m², e para clínicas maiores, com mais de um profissional em atendimento, essa área deve ser determinada pelo número de equipamentos que conta.
Dessa forma, considera-se que deve possuir:
- Distância mínima livre de 800 metros na cabeceira e mais de 1 metro nas laterais da cadeira odontológica;
- Distância mínima de 2 metros entre duas cadeiras para possibilitar a circulação dos dentistas e reduzir a contaminação por aerossóis.
Se considerados os demais ambientes, esses devem possuir as dimensões:
- Sala de espera para pacientes e acompanhantes com ao menos 1,2 m² por pessoa;
- Depósito de Material de Limpeza com, no mínimo, de 2 m² e equipado com tanque;
- Sanitários para pacientes individuais, com área mínima de 1,6 m², e individual para pessoas com deficiência com, no mínimo de 3,2 m², e coletivo, com uma bacia sanitária e um lavatório a cada seis pessoas;
- Central de Material Esterilizado, com separação para ambiente sujo (lavagem e descontaminação de materiais, com bancada e pia) e ambiente limpo (sala de preparo, descontaminação e estocagem de material, com bancada e armários), tendo de possuir cada sala com ao menos 4,8 m².
Como ambientes opcionais, o consultório odontológico pode ter:
- Sanitários para funcionários, com área mínima de 1,6 m²;
- Depósito de equipamentos e materiais, com tamanho não determinado;
- Sala administrativa, com no mínimo de 5,5 m² por pessoa;
- Copa, com no mínimo de 2,6 m².
As barreiras de proteção têm um papel importante na prevenção de infecções, sendo que a arquitetura e distribuição do imóvel possuem uma grande importância nesse fator.
Toda superfície tem uma indicação de materiais mais adequados a serem instituídos. Confira abaixo quais podem ser utilizados:
- Paredes, pisos e tetos: preferência por materiais resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes, o resultado final da instalação deve ter o menor número possível de ranhuras e frestas;
- Divisórias removíveis: não são permitidas em áreas críticas (ambientes com grande possibilidade de transmissão de infecções e onde são feitos procedimentos cirúrgicos), mas é liberado o uso de paredes pré-fabricadas, desde que sejam resistentes à lavagem e não possuam ranhura;
- Tintas: podem ser utilizadas em áreas molhadas, mas devem ser resistentes à lavagem, ao uso de desinfetantes e não ser aplicadas com pincel. Caso sejam no piso, devem ser resistentes a impactos;
- Rodapés: o canto formado pela junção entre rodapé e piso deve permitir a limpeza completa e não permitir o acúmulo de poeira. Ainda, evitar rodapés arredondados, pois dificultam a limpeza;
- Forros: em áreas críticas, é proibido o uso de forros removíveis. Nos demais ambientes do consultório, eles são permitidos, porém desde que possam ser limpos e descontaminados;
- Cortinas: de material lavável e com limpeza frequente. Pode-se utilizar películas protetoras nos vidros ou brises-soleis nas fachadas, que também protegem do sol e têm a vantagem de não acumular poeira.
Escolha de imóvel
A escolha do imóvel também é um fator importante a ser considerado. Assim, verifique tais quesitos:
- Representação do terreno: medidas, curvas de nível, árvores, postes, hidrantes e outros elementos existentes; inclinação de taludes e arrimos; levantamento topográfico;
- Edifício: plantas de todos os pavimentos, medidas internas, espessura de paredes, material e tipo de acabamento, dimensões de vãos de portas, janelas e sentido de abertura, sentido de escoamento da água, posição de calhas;
- Pé direito, altura das paredes, nível de escadas, forros e coberturas, sempre com indicação dos materiais e do acabamento.
Confira mais conteúdos da Aditek feitos especialmente para dentistas!
Pensando em construir ou reformar seu consultório? Esse conteúdo pode te ajudar, assim como outros presentes no Blog da Aditek. Continue nos acompanhando.