Gestão de consultório odontológico: confira conselhos para profissionais
A gestão do consultório odontológico deve ser considerada e não deixada de lado. Os resultados da ausência desses processos podem ser pacientes com grande insatisfação, desorganização de informações, gastos além do esperado, gerando diversos problemas para sua clínica odontológica.
Caso esteja enfrentando algum desses problemas em seu consultório, confira essas considerações sobre a gestão eficiente, melhorando a administração, permitindo uma melhor qualidade para seu negócio.
O que é a gestão de consultório odontológico?
A gestão é um processo para o gerenciamento de funções que estabelecem uma relação entre si, onde se cria, opera e dirige uma organização, baseado em sistematização e coordenação.
As práticas focadas em eixos de negócio, permitindo um melhor funcionamento dos setores, é o principal a ser considerado na gestão. As ações decorrentes disso permitem o crescimento do modelo de negócio, não somente com rapidez, mas de maneira eficiente e organizada, além de evitar problemas, como daqueles decorrentes de qualidade de serviço, dificuldades financeiras e faltas de recursos.
A técnica odontológica não será discutida, nem o quanto de investimento em tecnologias e qualidade o faz na clínica; o que deve ser considerado são todos os fatores além disso que podem interferir na qualidade de gestão do seu negócio.
Essa área da administração de clínicas e consultórios odontológicos pode ser considerada um fator de muita preocupação dos profissionais, uma vez que não é ensinada em cursos de Graduação em Odontologia, tornando o profissional recém-formado inexperiente nessa área.
O sucesso do profissional bem como de seu negócio está totalmente atrelado na administração de forma eficiente, sendo essencial para manter o mesmo financeiramente estável e permitir seu crescimento.
Como é a gestão de consultório odontológico?
O profissional de Odontologia possui uma rotina agitada frente aos atendimentos e sobre a gestão de seu negócio. Portanto, se ocorrer a otimização dos processos, tudo isso ficará mais tranquilo para ser administrado em seu dia a dia.
A agilidade na gestão do consultório odontológico é permitida através da digitalização das informações, que permite um acesso mais rápido e eficaz, além da garantia de não perder os documentos arquivados, facilitando seu acesso, e reduzindo o consumo de papel.
Benefícios da gestão de consultório odontológico
Considerada toda a importância da gestão do consultório odontológico, o sucesso é verificado por aqueles profissionais que o fazem. Abaixo, citamos quais alguns benefícios que o profissional pode ter nesse processo de gestão de sua clínica odontológica:
- Permitir prospecção de um plano de crescimento;
- Análise das métricas facilitada para medir o sucesso do negócio;
- Gerenciamento de finanças facilitado;
- Fornecedores e custos de fornecimento;
- Taxas de cancelamentos e faltas de pacientes reduzidos, assim como orçamentos não convertidos;
- Otimiza a alocação dos esforços de marketing;
- Estratégias definidas para educar os pacientes, mesmo quando eles não estão em seu consultório;
- Otimizar processos, diminuir as falhas e reduzir o retrabalho;
- Entre outros.
Controle financeiro
Com o fluxo intenso de pacientes que o seu consultório pode ter, porém sem vistas de lucro, a identificação do problema deve ser realizada, sendo que pode estar no planejamento e controle financeiro.
O gerenciamento dos valores de entrada e saída é primordial para que a gestão do consultório ocorra de maneira eficiente. O faturamento e margem de lucro serão definidos para que as possibilidades de investimento possam surgir.
As metas e objetivos de ganhos poderão ser estabelecidas a partir do controle financeiro bem realizado, permitindo a redução de custos e otimização da lucratividade pretendida no seu negócio.
Reduz a taxa de absenteísmo de pacientes
A fidelização dos pacientes é uma excelente tática a ser considerada quando se trata de gestão. O uso de softwares de gerenciamento pode facilitar nesse quesito permitindo o envio de mensagens de lembrete aos pacientes, onde conta com todos os dados dos pacientes cadastrados.
Otimização de processos
O nosso dia a dia está mergulhado na tecnologia, que tem o transformando, permitindo uma facilitação dos processos.
Os softwares de gestão podem ajudar nesse processo. As ferramentas que constam desses programas permitem a facilitação de, por exemplo, gestão de pagamentos, acesso às informações de estoque, assim como aos dados dos pacientes cadastrados, assim como a geração de relatórios.
Caso ainda não faça uso desse tipo de ferramenta, considere a implementação de um software para a modernização de seu negócio, bem como permitir a otimização de sua rotina.
Ajuda a estabelecer e alcançar metas
O estabelecimento de metas e objetivos facilita a projeção de crescimento do consultório odontológico. Definidos os objetivos, e qual o prazo deles (curto, médio e longo), permitem serem executados conforme o planejamento, facilitando a tomada de decisões.
O planejamento estratégico permite a organização e otimização na redução de custos, utilização de recursos e escolha das melhores estratégias na atração de novos pacientes, permitindo o crescimento da receita.
Como fazer uma boa gestão de consultório odontológico?
Vamos considerar alguns aspectos para que sua gestão de consultório odontológico seja eficiente. Confira abaixo.
Priorize o atendimento de qualidade
O gestor do consultório odontológico deve estar atualizado nas novidades do mercado. Tendências em equipamentos, tratamentos e recursos inovadores, e estudo dos principais meios de proporcionar um atendimento de qualidade, são aspectos fundamentais que devem ser considerados.
A melhoria contínua dos processos deve ser implementada para objetivar uma prestação de serviços de qualidade para seus pacientes. Alguns detalhes podem fazer toda a diferença para cativar o paciente, até mesmo o oferecimento de alguns mimos para seus pacientes na recepção.
Tenha uma agenda eletrônica com lembretes
A agenda eletrônica permite que os arquivos, além de ficarem protegidos para não se perder, executam lembretes para o envio de mensagens aos pacientes.
Assim que programar a consulta de seu paciente, esses tipos de gerenciamento eletrônico permitem a ativação de lembretes na data e horário programados. Esses recursos podem ser utilizados para, por exemplo, lembrança de envio de mensagens de aniversário ou outras datas comemorativas.
Faça sempre avaliações e atualizações de relatórios
Os valores de serviços que os pacientes repassam referente aos seus serviços devem ser inseridos em planilhas, permitindo uma disposição, porém menos facilitada se considerada o uso de software específico, que permitem a montagem dos relatório de forma automatizada, sendo uma forma mais rápida e eficaz.
Tenha uma boa organização de documentos
Os softwares de gestão estão disponíveis para facilitar a execução de tarefas do dia a dia, automatizando os processos de gerenciamento.
Rotina de organização de atendimentos, pagamentos, acesso às informações são alguns exemplos de rotinas que devem ser estabelecidas em documentos e podem ser geradas através dos softwares, assim como os prontuários odontológicos.
Invista em marketing digital
A visibilidade de seu negócio pode ser garantida através do marketing digital. O investimento nessa área pode garantir que potenciais pacientes conheçam o seu trabalho.
As indicações de um paciente para outro continua sendo realizada, porém, um marketing eficientemente executado pode aumentar o alcance, considerando as mídias sociais disponíveis.
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Por fim, uma gestão de consultório ou clínica odontológica bem executada, gerenciada, e determinada, pode garantir uma melhor entrega de seus serviços aos seus pacientes, permitindo um crescimento exponencial de seu negócio.
Os demais podem ser inúmeros nessa gestão, porém, caso sejam realizados de forma assertiva, com o uso de softwares de gerenciamento, o profissional irá garantir um melhor auxílio em sua organização, permitindo um maior controle da gestão de todos os processos em seu consultório, como o controle de estoque, gerenciamento de pacientes, entre outras demandas.
Uma gestão de consultório odontológico bem estabelecida, com o emprego de recursos tecnológicos, otimizam a rotina, permitindo maior segurança do profissional e equipe, aumentando a produtividade do negócio e a satisfação dos pacientes.
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