Grade lingual: o que é e para quem deve ser indicada?
A grade lingual é um tipo de aparelho, que tem como indicação principal o auxílio na remoção de hábitos deletérios, prejudiciais à saúde do paciente.
Esse tipo de aparelho pode ser removível ou fixo, sendo que não exerce força sobre os dentes, devendo estar passivo durante o seu uso, pois o mesmo se dá por interferência no hábito realizado pelo paciente. Sua ação é realizar o impedimento de forças contrárias às habituais.
É muito comum que as pessoas possam ter tido o hábito de sucção digital, chupeta, mamadeira, ou mesmo interposição lingual. Os indivíduos podem apresentar mordida aberta anterior, em decorrência desses hábitos.
Quando ocorre o uso desse tipo de aparelho removível, esse mesmo deve ser removido anteriormente às refeições e reinserido após a higienização bucal. Já quando o uso ocorre com o modelo fixo, o paciente deve ter mais cuidado com a alimentação, uma vez que alimentos pegajosos e de maior dureza podem promover a fratura do mesmo.
Ainda, quanto à alimentação, os pacientes devem evitar, quando do uso do aparelho do tipo fixo, morder alimentos diretamente, sem antes cortar em pedaços menores para ser realizada a mastigação.
O que é Grade lingual?
A grade lingual se constitui por um aparelho ortodôntico para impedimento de hábitos que não favorecem o desenvolvimento da oclusão do paciente.
Dessa forma, a grade lingual não age com pressões ou forças sobre a língua e dentes, pelo contrário, deve estar passiva, evitando que novas funções e hábitos irregulares sejam instalados.
Para que serve a Grade lingual?
É utilizado quando o paciente apresenta hábitos bucais deletérios, principalmente com a interposição lingual ou de objetos, como a chupeta, e interposição digital.
Com o impedimento da realização do hábito fisicamente, ocorrerá a programação na mente do paciente, voltando às funções normais.
Esse aparelho atua contra as forças naturais que possivelmente estejam desequilibradas durante repouso e funções bucais no paciente. O equilíbrio é dado pelos músculos faciais e bucais em contraposição às funções da língua contra os dentes.
Quando ocorre um hábito indesejado, essas funções ficam interrompidas, gerando um novo posicionamento lingual, interferindo com o desequilíbrio de posicionamentos dentais.
Quem pode e deve usar a Grade lingual?
Esse dispositivo está indicado para pacientes que apresentam consequências em sua oclusão devido à hábitos deletérios, como por exemplo o desenvolvimento de sucção digital, de chupeta e mamadeira, ou mesmo de interposição lingual.
A principal função desse tipo de aparelho é atuar como uma barreira nos hábitos que não são saudáveis para o indivíduo e para a dentição, proporcionando o surgimento de maloclusões.
O tratamento dependerá muito do uso pelo paciente, quando se trata do tipo removível, e também da responsabilidade quando o modelo utilizado é o fixo, para os cuidados com alimentação e higienização bucal.
Quais cuidados deve-se ter?
O paciente deve estar conscientizado para o uso da grade para que o tratamento tenha o mais possível grau de sucesso atingido.
Ainda que a grade removível seja mais indicada para a maioria dos pacientes, por não limitar as funções orofaciais, muitos profissionais utilizam a grade fixa, nas situações em que pode não haver a colaboração do paciente para com o seu uso.
Para a higienização realizada pelo paciente, a escovação e uso de enxaguatórios bucais são determinantes também para o auxílio do sucesso no tratamento.
O acompanhamento com o cirurgião-dentista deve ser realizado mensalmente, para a checagem da estabilidade do aparelho, bem como ausências de fraturas. Ainda, acompanhar como está o desenvolvimento na correção da maloclusão e/ou na remoção do hábito presente.
A escolha da grade removível ou fixa depende da colaboração do paciente, a depender do tipo de hábito presente e da colaboração desejada do paciente.
Porém, caso o profissional opte pelo tratamento com grade removível, e não ocorra o comprometimento com o uso pelo paciente, pode-se até mesmo alterar da grade removível para a fixa, permitindo que a interrupção do hábito ocorra durante todo o dia.
Conclusão
O uso da grade lingual propicia a correção de funções inadequadas, para que maloclusões possíveis instaladas sejam impedidas de se desenvolverem de maior forma. Continue acompanhando os conteúdos sobre Odontologia no Blog da Aditek.