Marketing odontológico: saiba como divulgar seu trabalho!
O que você, profissional, tem como opinião sobre Marketing Odontológico? A de se convir que hoje não vivemos sem a divulgação de nossos trabalhos via redes sociais e meios de comunicação.
Porém, a não muito tempo, a maioria dos profissionais não estabeleciam uma relação válida entre essas duas áreas.
Poderia soar aos ouvidos de diversos profissionais que o Marketing seria algo para enganar o paciente, sendo interpretado totalmente erroneamente. Hoje, as relações com a divulgação em mídias fazem parte do trabalho, se estabelecendo como uma comunicação entre o profissional e o paciente.
E por que você deve entrar nesse mundo do Marketing Odontológico?
Entenda:
Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), no ano de 2010, o Brasil era o país que tinha o maior número de Cirurgiões-dentistas no mundo, sendo considerado para esse número a inserção em políticas públicas e criação de novas universidades. Com isso, cada profissional deve, além de excelente técnica, buscar mostrar seu trabalho e sua diferenciação.
Mas a propaganda não é proibida na Odontologia?
O Marketing odontológico é regulamentado pelo Conselho de Ética em Odontologia, fiscalizado também pelo CFO.
Dentro disso, algumas situações são vedadas ao profissional, como concorrência desleal mediante aos outros profissionais; críticas ao trabalho de outros profissionais; mencionar especialidades que o profissional não tenha título; oferta de prêmios, descontos e brindes; expor dados de pacientes; divulgação de preços e formas de tratamento; imagens “antes e depois” de tratamentos.
O Marketing odontológico visa auxiliar o Cirurgião-dentista nessa relação com o paciente, expondo seu trabalho de forma transparente, com ética e respeito tanto à profissão como à humanidade.
O que é marketing?
Criação de estratégias que vinculem usuários ao trabalho pode ser uma definição, viabilizando através de redes e mídias sociais, respeitando a ética de cada profissão. A promoção de um serviço ou produto, fazendo com que chegue ao seu público-alvo, deve ser considerada também como marketing. Técnicas e métodos estudados e aplicados para um nicho específico, com as características e dores/desejos que o definem também ajudam a explicar esse conceito.
Confira abaixo como você pode realizar o Marketing de seu trabalho.
Marketing odontológico: dicas para divulgar seu trabalho na odontologia
Alguns tópicos a serem conhecidos pelo profissional de Odontologia para divulgação de forma ética são:
- Conhecer o seu público-alvo
- Estar presente nas redes sociais
- Ter um site profissional
- Criar conteúdo
- Atendimento qualificado, fidelizando os clientes
- Participar de eventos
- Tenha uma boa identidade visual
Dentre esses tópicos, observe mais atentamente:
Invista em marketing de conteúdo – ramo do marketing digital, possibilita que o profissional esclareça dúvidas de sua audiência, se tornando uma autoridade no assunto
Foco no público-alvo – você deve perceber as “dores” de seu possível paciente/cliente para que chame a atenção da pessoa certa dentre tantos outros profissionais.
Eventos em Odontologia – pode ser um bom local para fazer contatos com demais profissionais que não atuam na mesma especialidade, facilitando a indicação de seu trabalho.
Como realizar a divulgação com Marketing Odontológico?
Praticamente todas as pessoas hoje estão interconectadas nas redes sociais. Esse é o palco em que você deve expor seu trabalho, lembrando, mais uma vez, que de forma ética.
Produção de conteúdo
Produza conteúdos que não sejam pesados para serem consumidos por seus pacientes, por isso as redes sociais também (e principalmente) é um local de lazer e passatempo.
A depender de sua especialidade, não coloque fotos muito técnicas que somente seus colegas irão curtir. Elabore dicas e aborde assuntos que façam o paciente refletir na necessidade de frequentar o seu serviço.
Identidade visual
Tenha uma identidade visual definida; assim, todas as vezes que seu conteúdo aparecer ao seu público, ficará gravado em sua mente que aquilo é referente ao seu trabalho.
Anúncios digitais
Por fim, anúncios digitais também podem ser considerados como uma estratégia de divulgação de seu conteúdo. Os anúncios patrocinados têm maior chance de serem vistos pelo seu público alvo, definido no início da campanha. Você pode também optar pela marcação de locais próximos ao seu consultório quando realizar a postagem de seu conteúdo.
Não podemos negar que o mercado está cada vez mais competitivo, sendo refletido também na Odontologia. O marketing odontológico pode ser um investimento que auxilie na estratégia de crescimento de seu negócio.
A comunicação está cada vez mais rápida, eficaz e evoluída. Aproveite toda essa tecnologia também voltada à sua profissão. A produção de conteúdo nas mídias sociais destaca seu trabalho, chegando às pessoas que não o conhecem ainda, sendo possíveis pacientes.
Além do conhecimento técnico, aproveite e estude sobre outras áreas para a sua profissão. Teste várias ferramentas e busque àquela que melhor se adequa a sua realidade e de seu público-alvo.
Conclusão
Dicas rápidas e precisas para seu trabalho você confere aqui, no Blog da Aditek! Continue nos acompanhando nos mais diversos assuntos da Odontologia.