Mulheres que inspiram na Odontologia: confira essas histórias!
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, e a Aditek entende o quão importante e especial é essa data. Por isso, vamos compartilhar histórias de mulheres que inspiram na Odontologia.
É conhecido que através de mobilizações pela luta da emancipação da mulher em todos os aspectos que compõem a sociedade, foram conquistados diversos direitos e mudanças boas para as mulheres brasileiras.
Em contrapartida, as mulheres continuam sendo um grupo social que enfrenta problemas diariamente, e que ainda luta por uma vida livre de violência e preconceitos.
Segundo o IPEA (2019), a presença feminina no mercado de trabalho brasileiro passou de 56.1% em 1992 para 61,6% em 2015, com projeção para atingir 64,3% no ano de 2030. No entanto, uma pesquisa chamada Global Gender Gap Report (Relatório Global sobre a Lacuna de Gênero) (2020), do Fórum Econômico Mundial, levantou o dado de que o Brasil figura a 130º posição em relação à igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem funções semelhantes, em um ranking com 153 países.
Isso mostra que, apesar das conquistas de emancipação, ainda existem obstáculos a serem derrubados. Inúmeras mulheres na área da Odontologia enfrentam todos os tipos de obstáculos diariamente.
Assim, trazemos as experiências de três grandes profissionais da Odontologia para inspirar mulheres e meninas que sonham com uma carreira nesta área tão importante da saúde e estética.
Inspire-se com essas histórias, continue a leitura com a gente!
Mulheres na Odontologia
Na área da Odontologia, as mulheres são satisfatoriamente representadas, como mostra uma pesquisa de 2018 realizada pelo Conselho Federal de Odontologia, que levantou os dados de que dos 484.450 profissionais inscritos, 69,6% são mulheres (337.336) e 30,4% são homens (147.114), ou seja, no Brasil, as mulheres são maioria na Odontologia.
Um bom exemplo é a Dra. Dilza, odontologista que foi uma das fundadoras da Aditek, que é hoje uma das empresas de produtos odontológicos mais conhecidas e respeitadas do Brasil e do mundo.
No entanto, apesar da representatividade na Odontologia, a presença das mulheres em cargos importantes ainda é escassa, como, por exemplo, na área legislativa do Brasil. A dentista Prof. Luana Serralva destaca o fato de que as bancadas de deputados federais e senadores são, majoritariamente, composta por homens que tomam as decisões em nome das mulheres, sem que essas últimas, de fato, participem das discussões.
Além disso, na sociedade, as mulheres enfrentam diversos obstáculos que as impedem de estudar, trabalhar e viver como os homens. Por conta de uma cultura patriarcal fortemente enraizada e perpetuada de diversas maneiras no nosso dia a dia, diversas tarefas que deveriam ser exercidas por todas as pessoas, são designadas exclusivamente às mulheres, e um dos melhores exemplos são as tarefas domésticas.
Mesmo com todas as barreiras colocadas no caminho das mulheres, elas continuam conquistando espaços e alcançando seus sonhos e objetivos, indo contra todas as limitações que a elas foram impostas por preconceitos e discriminações.
A professora Luana Serralva é um dos milhares exemplos de mulheres que inspiram, guerreiras que não abaixaram a cabeça para o sistema e suas mazelas.
Ela é dona de uma das histórias inspiradoras que você vai ver hoje!
Conheça as Histórias de Mulheres que inspiram na Odontologia
Professora Luana Serralva
A Professora Luana Serralva é Cirurgiã-Dentista, possui graduação em Odontologia pela UNESA, atua como professora e é palestrante nacional e internacional.
Sonhando desde a infância com a profissão de dentista, Prof. Luana Serralva compartilhou com a Aditek que, durante sua formação, foi surpreendida com problemas financeiros que dificultaram sua caminhada até o tão almejado diploma – mas isso não a desanimou.
Em contrapartida, sendo forte e destemida, mesmo vivendo sob condições difíceis, Luana focou em seus estudos, sendo monitora da maioria de suas disciplinas na universidade, e usou o amor pela odontologia como fortaleza.
Dra. Thalita Nogueira
A Dra. Thalita Nogueira é especialista em Ortodontia, credenciada no Cleartek e Consultora Técnica da Cleartek.
Thalita compartilhou com a Aditek um pouco de sua história na Odontologia. Segundo ela, desde sua infância, sua família recebia tratamento odontológico pela Aditek e a ida até à clínica era como um passeio de família e seu preparo era meticuloso: cerca de 30 minutos em frente ao espelho escovando detalhadamente seus dentes.
Mesmo sendo criança e não tendo conhecimento sobre Odontologia e suas diversas especialidades, Thalita, que fazia tratamento com aparelhos fixos, sonhava em ser ortodontista, encantada e motivada pelos profissionais que cuidavam de sua saúde bucal, bem como de toda a sua família.
Ao chegar no terceiro ano do Ensino Médio, Thalita compartilha que se interessou, também, pela área de psicologia. No entanto, seu pai, sonhador como ela, a incentivou a buscar a carreira que a cativava desde pequena: a Odontologia.
De qualquer forma, mesmo não conseguindo entrar em uma universidade pública, como todos esperavam, Thalita, ainda estimulada pelo seu pai, foi matriculada em uma faculdade privada, onde, finalmente, iniciou seus estudos na Odontologia.
Após finalizar sua faculdade, Dr. Thalita Nogueira se especializou em Dentística, no entanto, ainda nutria desejo pela Ortodontia, e foi atrás de seu sonho com o auxílio de sua família.
Dra. Julia Beck
A Dra. Julia Beck é Cirurgiã-Dentista. Especialista em Odontologia Legal, Ortodontia e Radiologia. Atua em Consultório Particular desde 2003.
Júlia contou para a Aditek que se interessou pela Odontologia por admiração à especialidade de Ortodontia, no entanto, ao longo do curso, se interessou por Endodontia e Prótese.
Após se formar, Júlia montou seu consultório em uma cidade diferente de sua cidade natal, e, assim, se viu passando por dificuldades como a falta de pacientes. Dessa forma, ela conseguiu trabalho em uma clínica de radiologia, uma área em que nunca havia se imaginado atuando, mas onde, por razões financeiras, acabou se especializando.
No entanto, essa reviravolta despertou novamente seu interesse por Ortodontia e, como não poderia ser diferente, Júlia foi atrás de seu antigo desejo. Durante a especialização, ela teve sua filha, o que a levou a diminuir sua carga horária, porém, quando pôde retornar, ela buscou outra especialização: Odontologia Legal.
Momentos marcantes na vida das profissionais
Após passar por adversidades e demolir diversos obstáculos, Prof. Luana Serralva afirma:
“Um dos momentos mais importantes da minha carreira, sem sombra de dúvidas, foi quando eu fui considerada uma das 500 melhores do país pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.”
“Pude ajudar minha família através do projeto social que tenho chamado ‘Reabilitar’ que ajuda a vida de diversas pessoas, crianças e comunidades carentes.”
Luana Serralva acredita que no Dia Internacional das Mulheres (8 de março), todas as mulheres devem ser parabenizadas por serem mães, profissionais, parceiras e guerreiras.
Já a Dra. Thalita Nogueira compartilha que, apesar de terem sido três anos difíceis na caminhada para a especialização em Ortodontia, hoje, fazendo parte do time da Aditek e atendendo em três consultórios na área em que sempre sonhou, se sente totalmente realizada e ama o que faz.
Thalita afirma:
“Hoje eu sou muito realizada em minha profissão graças a ajuda de todos os meus familiares e só tenho que agradecer. Existem diversos empecilhos e obstáculos, mas, graças a Deus, hoje eu sou uma pessoa realizada na Ortodontia.”
A Dra. Júlia declara que o principal desafio da carreira para as mulheres é a conciliação de todas as tarefas para a qual são designadas em nossa sociedade. Ela diz:
“Nós ganhamos o direito de trabalhar, mas ainda assim não podemos abrir mão de nossas obrigações. A gente quer ter sucesso na carreira, ganhar dinheiro, ter filhos, ir para a academia, sair com as amigas, ir ao salão…a gente se enrola, está sempre correndo, mas no final das contas sempre conseguimos, afinal, é isso que é ser mulher.”
O que as mulheres desejam para o futuro
A Prof. Luana Serralva conta que uma de suas expectativas para o futuro é que, em nossa atualidade tecnológica, as pessoas utilizem cada vez mais as redes sociais para o bem, levantando debates importantes como o machismo, o racismo, a dependência emocional, a transtorno de ansiedade e a depressão que assolam a vida de diversas mulheres, além de outros assuntos que não podem ser abandonados como sexualidade, religião, investimentos e política de uma forma que possa englobar e envolver todas as pessoas.
Luana também destaca que as mulheres na odontologia e em outras áreas são obrigadas a provar seus valores frequentemente para serem, de fato, valorizadas e que coisas pequenas se tornam motivos para que duvidem de suas capacidades.
Para Luana, todas as mulheres brasileiras são “mil mulheres em uma só”. Todas mulheres são mulheres que inspiram!
Por fim, as Dras. Thalita e Júlia dizem que, no futuro, elas vão deixar as coisas acontecerem naturalmente e esperam pelo o que ele pode apresentar.
Prof. Luana Serralva, Dra. Thalita Nogueira e Dra. Júlia são umas das milhares de profissionais da área de odontologia que provam que as mulheres podem estar em qualquer lugar e posição que elas almejam, apesar de todas as dificuldades que não podem ser ignoradas pela nossa sociedade.
A Aditek parabeniza todas as mulheres brasileiras no Dia Internacional das Mulheres e saúda todas as Cirurgiãs-Dentistas ao redor no mundo!
Confira mais dos nossos conteúdos