O que é Avaliação Odontológica, como fazer e sua importância
A Avaliação Odontológica é essencial para a correta indicação de tratamentos odontológicos e prognóstico dos mesmos, etapa de extrema importância para a satisfação do paciente.
Quando se pensa em um atendimento de excelência é preciso ir muito além da qualidade técnica de um procedimento ou dos materiais utilizados, afinal, o ponto de partida começa no primeiro contato com o cliente.
Esse é o momento em que a relação profissional-cliente começa a ser construída, por meio da escuta, da atenção, dos exames e suas interpretações.
O que é uma Avaliação Odontológica?
A avaliação odontológica tem como um de seus componentes a anamnese, palavra que vem do grego “anamnesis” e significa “recordação” ou “trazer à memória”. A partir disso, parece mais simples compreender que a anamnese cumpre esse papel ao reunir questionamentos que ajudam a trazer, à memória do paciente, informações sobre sua história de saúde.
Além disso, serve de recordação ao dentista ao longo do tratamento, principalmente por armazenar informações valiosas que contribuem direta ou indiretamente para o adequado diagnóstico e plano de tratamento.
É no momento da avaliação odontológica que podemos conhecer o estado de saúde do paciente, seu histórico odontológico e médico, uso contínuo de medicações, histórico de reações alérgicas, hábitos parafuncionais, hábitos alimentares, experiências prévias de atendimentos odontológicos.
Mais do que isso, o registro de tudo isso é também um documento importante que deve se manter sempre atualizado para a segurança do paciente e do dentista, afinal, diante de uma intercorrência ou ação processual a documentação odontológica do paciente pode ser solicitada para julgamento.
Nesses casos, disponibilizar a documentação completa, incluindo a anamnese, é de responsabilidade do profissional responsável pelo atendimento odontológico.
Após a anamnese, o próximo passo da avaliação é o exame extra oral, ou seja, avaliar a face do paciente, gânglios submandibulares, músculos faciais, simetria ou assimetria facial. Além disso, têm o exame intra oral, o qual envolve a avaliação dos elementos dentários, gengiva, língua, mucosas, presença de lesões ou qualquer anormalidade.
No entanto, nem sempre é possível concluir sobre um diagnóstico apenas por meio do exame clínico, por isso, os exames complementares podem ser solicitados para contribuir com a avaliação. Porém, como o próprio nome diz, os exames de imagem servem para complementar o diagnóstico e plano de tratamento, sempre norteados pelos achados clínicos.
Os exames de imagem mais utilizados na avaliação odontológica são:
- Radiografias periapicais e interproximais;
- Radiografia panorâmica;
- Cefalometrias;
- Tomografia computadorizada;
Atualmente, as câmeras intraorais e os scanners são ferramentas extremamente inovadoras e que também podem contribuir muito para uma boa avaliação odontológica, além de contribuírem também na fidelização do cliente por meio da tecnologia e inovação.
Exames laboratoriais como hemograma completo, citologia e análise de biópsia também podem ser necessários para complementar o diagnóstico e planejamento do dentista em casos de lesões ou anormalidades encontradas.
Qual a importância de fazer uma Avaliação Odontológica?
Como vimos, a avaliação é extremamente importante para que se entenda quais tipos de tratamentos serão necessários e, consequentemente, se possa informar o paciente sobre seu orçamento.
Uma boa avaliação traz a possibilidade de ouvir a queixa do paciente, suas expectativas, sua experiência com tratamentos anteriores e realizar um diagnóstico mais assertivo e um plano de tratamento que atenda amplamente às necessidades do cliente, seu histórico e suas expectativas.
É nesse momento também que a base de uma relação de confiança começa a ser construída entre profissional-paciente e, por isso, dedicar tempo e escuta compassiva, além de um excelente exame clínico e complementar, faz toda a diferença para toda a trajetória que o paciente terá a partir dali.
Podemos dizer, portanto, que a avaliação odontológica se trata do segunda cartão de visita que o paciente recebe. É quando o paciente conhece o profissional para além das redes sociais, stories, vídeos do TikTok, ou seja, valida a parte da expectativa gerada pelo contato virtual ou indicação de um colega.
Como deve ser feita uma Avaliação Odontológica?
Alguns profissionais, por não cobrarem pela avaliação, acabam tendo pressa para sua execução. Mas será que todas as perguntas importantes sobre a saúde do paciente, por exemplo, precisam ser realizadas pessoalmente durante a avaliação? Existe uma forma de otimizar esse processo?
Por mais experiente que um cirurgião-dentista seja, a rotina clínica pode deixar que alguma pergunta importante seja esquecida durante a anamnese e por isso é muito importante ter um modelo a ser preenchido, no qual tudo o que você considera importante seja registrado e assim minimiza-se qualquer risco de que algo deixe de ser questionado.
Mais do que isso, os avanços ligados ao mundo digital e a sustentabilidade tem convidado os profissionais a deixarem cada vez mais os papéis de lado e utilizarem prontuários eletrônicos para o armazenamento de dados tão importantes e que precisam ser guardados por tanto tempo.
O exame extra bucal começa desde quando se observa o paciente na sala de espera: como ele está sentado? Como ele anda? Como sorri? Alguns sinais sutis podem ser fundamentais até mesmo para identificação de problemas que o paciente desconhece ter. Por exemplo, unhas azuladas podem ser um sinal de problemas cardíacos e o dentista pode contribuir solicitando uma avaliação médica, bem como palidez acentuada pode ser um sinal de anemia ou outro problema sanguíneo.
O exame clínico intrabucal e os exames de imagem devem receber muita atenção seguida de reflexão, para que o tratamento proposto possa ser estabelecido de forma certeira.
Desse modo, fica claro que a avaliação deve ser ampla, integrativa e individual, sempre. A escuta atenciosa e o olhar cuidadoso, além de contribuir com o dentista no dia-a-dia clínico, pode ser um diferencial na fidelização de clientes.
Conclusão
Cuidar dos detalhes faz a diferença quando se pensa em qualidade de atendimento, ampliação de clientela, organização administrativa e retorno financeiro.
Leia mais conteúdos do Blog da Aditek, feito por especialistas da área, e conheça os produtos ortodônticos de alta tecnologia oferecidos pela marca!