O que é separador de aparelho? Veja tudo o que você precisa saber!
Apesar de alguns procedimentos odontológicos serem muito simples na cabeça do cirurgião-dentista, em virtude da rotina, para muitos pacientes ou alunos que estão no início da graduação existem diversas dúvidas sobre os materiais e instrumentos utilizados.
Na ortodontia, por exemplo, existe uma série de materiais que podem ser utilizados durante o tratamento, diversos acessórios ortodônticos.
Então, hoje vamos falar de um acessório bastante usado: o separador. Você já ouviu falar? Tem curiosidade em saber mais? Então vem com a gente, pois esse conteúdo foi preparado especialmente para você!
O que é separador de aparelho?
O separador dental nada mais é do que uma ligadura elástica que é colocada entre dois dentes para aumentar a distância entre eles.
Geralmente esse mecanismo é utilizado como uma forma de abrir espaço para que possa caber outro acessório ortodôntico, por exemplo, a cimentação de uma banda ortodôntica.
Como funciona o separador de aparelho?
Para entender como o elástico separador funciona, é preciso antes entender o que está ao redor do dente.
A gente sabe que o dente fica preso ao osso, mas o que talvez muitas pessoas não saibam é que ele fica preso ao osso por meio de fibras.
Essas fibras são chamadas de ligamento periodontal e permitem, entre algumas coisas, que o dente tenha uma mobilidade natural, chamada de mobilidade fisiológica.
Mais do que isso, essas fibras também permitem que o dente realize pequenos movimentos, sem envolver remodelação do osso.
No caso do uso do elástico separador, o dente se movimenta um pouco, por meio dessas fibras e com isso há a abertura de espaço para que seja utilizado de acordo com o plano de tratamento e necessidade do ortodontista.
Quais as implicações do separador de aparelho?
Um ponto honesto a ser dito sobre o elástico separador é: ele provavelmente vai incomodar.
Você já teve um pequeno fiapo de manga entre os dentes ou então de carne? Com certeza nessa situação você sentiu um incômodo e precisou passar o fio dental rapidamente para remover esse incômodo, não é mesmo?
O elástico separador também vai gerar o incômodo de ter algo entre os dentes, porém ele não poderá ser removido antes do tempo estabelecido pelo profissional responsável pelo tratamento ortodôntico.
Algumas pessoas relatam que sentem uma pressão e desconforto significativo durante a utilização do elástico separador, no entanto, uma forma de amenizar isso e superar os poucos dias de utilização é pensar no bem maior e no resultado que o tratamento ortodôntico trará para o sorriso.
Até porque essa é a meta final: um sorriso harmonizado e alinhado!
Então, ainda que o elástico separador seja um mecanismo simples, ele faz parte de todo um processo que contribuirá para o aumento da sua autoestima, autoconfiança, liberdade de sorrir com satisfação e de ter um sorriso alinhado e equilibrado, além das vantagens de uma oclusão satisfatória.
Quem precisa colocar o separador de aparelho?
Essa é uma pergunta que apenas a avaliação profissional de cada caso poderá responder com exatidão.
Porém, uma forma de explicar quem precisa usar o separador é dizer que: aqueles pacientes que precisam da abertura de espaço entre os dentes, para a utilização de acessórios ortodônticos e otimização do tratamento, serão os que precisarão utilizar os separadores.
Cuidados a se ter com o separador de aparelho
Geralmente, o ortodontista faz a colocação do elástico no mínimo três dias antes do procedimento, para que haja tempo dos dentes serem separados antes da prova da banda, por exemplo.
No entanto, o tempo entre a instalação do elástico e a próxima consulta é um tempo em que o paciente precisa de fato ser paciente e cuidadoso, para que não haja a remoção do elástico antes da hora.
Para isso aqui vão algumas dicas:
Cuidado na hora de escovar:
A escovação é necessária, mas é preciso ser cuidadoso para que não remova o elástico durante a escovação.
Cuidado na hora de passar o fio dental
O paciente pode passar o fio dental em todos os dentes, exceto nas regiões onde estão os elásticos separadores, pois senão os removerá.
Não mexer no elástico separador
Se o paciente estiver muito incomodado, ele pode consultar o dentista sobre a possibilidade de fazer uso de algum analgésico, mas não remover sem a orientação profissional, pois isso poderá atrasar o tratamento.
Nada de faltar na próxima consulta!
O elástico separador não deve ficar por muito tempo entre os dentes, pois poderá trazer prejuízos ao ligamento periodontal. Então, se perder a consulta, tente remarcar o quanto antes.
Conclusão
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a utilidade do elástico separador dentro do tratamento ortodôntico, que tal compartilhar com um colega? E se você gostou desse conteúdo, fica com a gente, porque em breve tem mais!