Para que servem os elásticos no aparelho? Guia para profissionais e pacientes!
Muitas pessoas sonham em usar aparelho fixo não apenas para ter um sorriso mais harmonioso, mas também para escolher diferentes combinações de cores dos elásticos que prendem o fio ao bráquete, principalmente os adolescentes. Acontece que dentro da ortodontia existem diferentes tipos de elásticos e eles podem exercer diversas funções, inclusive atuando diretamente na movimentação dentária e direcionamento de estruturas ósseas.
Nesses casos a cooperação do paciente em utilizar adequadamente os elásticos é fundamental para o sucesso do tratamento e, por essa razão, é muito importante que tanto o paciente como o dentista compreendam a importância desse acessório ortodôntico e sejam parceiros durante sua utilização.
No conteúdo de hoje, você entenderá melhor a função dos elásticos durante o tratamento ortodôntico!
O que são os elásticos no aparelho?
Quando se fala em elástico ortodôntico muitas pessoas pensam apenas nas ligaduras elásticas, as famosas “borrachinhas coloridas”, utilizadas para fixar o fio ortodôntico aos braquetes e com isso ativar o processo de movimentação dentária com o aparelho fixo.
No entanto, os elásticos ortodônticos que estamos abordando se trata de ligas elásticas de diferentes espessuras que contribuem para o estabelecimento da adequada oclusão dentária, desempenhando força sobre os dentes e auxiliando na evolução do tratamento.
Qual a função dos elásticos para os aparelhos?
Os elásticos são acessórios ortodônticos utilizados em alguma fase de quase todo tratamento com aparelho fixo, pois são fundamentais para acelerar os resultados esperados e melhorar o encaixe transversal, vertical e horizontal entre os dentes e a arcada.
Desse modo, podem contribuir para:
- projetar a maxila ou mandíbula para frente (protrusão), para trás (retrusão) ou para os lados;
- melhorar a intercuspidação (encaixe dos dentes);
- corrigir más oclusões e desvios de linha média;
- ancorar dentes e melhorar a posição dos mais desalinhados;
- estimular o desenvolvimento da maxila;
- acelerar o término do tratamento e, consequentemente, a remoção do aparelho fixo;
- corrigir mordidas cruzadas e abertas;
Diante de tantas funções e potencialização do tratamento ortodôntico, raros são os casos nos quais os elásticos não serão utilizados em algum momento do tratamento, afinal, eles atuam com a ativação diária da movimentação dentária e podem gerar movimentações unitárias, de grupos de dentes ou mesmo ósseas.
O tipo de movimento que o elástico gerará está intimamente ligado ao planejamento ortodôntico prévio e à mecânica utilizada (posição, ancoragem, espessura, tempo de uso).
Tipos de elásticos no aparelho e suas aplicações
Os elásticos podem ser fixados em ganchos presentes em bráquetes e bandas, botões ortodônticos, mini implantes, aparelhos removíveis e aparelhos extra orais, tudo dependerá do resultado esperado. Desse modo, a posição e a espessura do elástico variam de tratamento para tratamento.
- Intraorais: usados na maxila e na mandíbula (intermaxilar) ou em apenas uma delas (intramaxilar);
- Extraorais: usados em casos de tratamento com aparelhos ortodônticos externos e podem ter efeito dentário ou esquelético.
- Em delta ou formato de V: pode ser usado para diferentes objetivos, também conhecido como o elástico com forma de triângulo. Auxilia no refinamento da intercuspidação, na extrusão de um só dente em infraoclusão ou mesmo no fechamento de mordidas abertas entre 0,5 a 2 mm. Em geral o elástico em V é utilizado para corrigir a extrusão leve de um dente fora de oclusão.
- Em caixa, retangulares ou em forma de U: são utilizados tanto na região anterior quanto posterior e melhoraram a intercuspidação por meio da extrusão dentária, podendo ser usado segmentado ao arco antagonista;
Quando os elásticos no aparelho devem ser utilizados?
Como já abordado, o elástico ortodôntico possui alta versatilidade e por isso existem diversas situações clínicas que podem ser beneficiadas pelo seu uso durante o tratamento ortodôntico:
- Espaçamentos avantajados entre os dentes (diastema);
- Fechamento da mordida;
- Movimentações ortopédicas;
- Correção de mordidas cruzadas;
- Estimulação do desenvolvimento da maxila;
- Sustentação dos dentes e correção de dentes encavalados;
- Correção de problemas de má oclusão;
- Correção de desvios de linha média;
- Correção ântero-posterior entre as arcadas;
- Projeção correta da mandíbula;
- Melhora da intercuspidação (encaixe entre o arco superior e inferior).
Quais os benefícios dos elásticos no aparelho para os tratamentos?
As vantagens da utilização dos elásticos ortodônticos podem ser notadas logo nos primeiros dias de uso, desde que o paciente siga adequadamente as orientações ofertadas pelo ortodontista.
Dentre os principais benefícios dos elásticos, podemos citar:
- Aceleração da movimentação ortodôntica;
- Ganho de rapidez do tratamento;
- Otimização do resultado estético.
Como cuidar dos elásticos no aparelho?
Os resultados que os elásticos podem trazer ao tratamento ortodôntico são diretamente atrelados à sua utilização adequada de acordo com as orientações recebidas pelo ortodontista.
Conscientizar o paciente é extremamente importante, pois sua cooperação é essencial durante o período de utilização dos elásticos.
Abaixo você pode encontrar algumas dicas importantes para estabelecer um bom pacto com o paciente.
Evite retirar os elásticos
Essa é uma orientação essencial a ser repassada para o paciente, afinal, os elásticos podem causar desconforto e o fato de serem removíveis pode representar uma tentação para o paciente no período de adaptação.
É preciso incentivar o paciente a resistir ao desconforto para que os resultados sejam alcançados, enfatizando que isso dependerá do uso em tempo integral, com remoção apenas para refeições e higienização.
Lembre-o que quanto mais utilizar os elásticos, mais rápido ficará livre deles. A falta de frequência no uso afeta o resultado e pode estender o período de dor, visto que o desconforto reduz após a adaptação.
Mas também não exagere no uso
Lembre o paciente que suas recomendações devem ser seguidas exatamente como você orientar e que o uso do elástico para além do recomendado pelo dentista também pode afetar os resultados e que isso pode gerar outros problemas dentários e retardar o tratamento.
O uso em período maior do que o estabelecido pelo dentista ou mesmo a utilização de dois elásticos ao invés de um pode comprometer o tratamento em função da sobrecarga que isso pode gerar nos dentes e arcada.
Troque-os diariamente
A troca dos elásticos é essencial para que eles cumpram sua função, visto que, com o tempo de uso, a força exercida por eles é reduzida. Desse modo, a troca diária contribui para manter a força adequada para a movimentação esperada.
Coloque-os na posição correta
Nunca dispense o paciente sem se certificar de que ele compreendeu exatamente onde o elástico deverá ser posicionado, pois caso ele se confunda e faça a utilização inadequada, o tratamento será comprometido e retardado. Você pode lançar mão de fotografias para que o paciente possa acessar quando fizer a troca em casa.
Mantenha a boca fechada
A abertura bucal pode fazer com que os elásticos exerçam maior força sobre os elementos dentários e isso pode gerar danos. Oriente o paciente a se atentar em manter a boca fechada sempre que não estiver conversando.
Cuidado com a reabsorção radicular
Explique para o paciente que a utilização incorreta dos elásticos e a necessidade de prolongar sua utilização pode afetar as raízes dentárias. Por isso, quanto mais ele cooperar durante o período de uso dos elásticos, menores serão as chances de as raízes dentárias encurtarem.
Conheça a Aditek e sua vasta opção de bráquetes convencionais!
Reparou quanta informação pode haver sobre um acessório ortodôntico que parece tão simples? A ortodontia é uma especialidade na qual todos os detalhes fazem a diferença! Por isso, a Aditek busca sempre evoluir e disponibilizar aos ortodontistas produtos de excelência. Para acessar nosso catálogo, clique aqui.
Leia mais conteúdos do blog da Aditek, feito por especialistas da área, e conheça os produtos ortodônticos de alta tecnologia da marca!