Posts para dentistas: como se destacar nas redes no meio odontológico
O marketing odontológico chegou para ajudar os profissionais a mostrarem seu trabalho a possíveis futuros pacientes. Porém, não é uma tarefa de total facilidade a criação de posts para dentistas nas redes sociais, por envolver um certo conhecimento técnico e questões éticas para a divulgação da Odontologia no meio digital.
Se ainda não entrou nesse mundo do marketing digital voltado à Odontologia, e quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
Por que investir em posts nas redes sociais?
As divulgações realizadas nas redes sociais podem ser de grande utilidade quando se pensa na estratégia de marketing em Odontologia, sendo uma janela aberta para demonstrar seu trabalho aos demais colegas e pacientes.
Para isso, existem alguns formatos que devem ser considerados na criação do conteúdo. E este deve ser pensado estrategicamente para que atraia a interação do público-alvo. Os vídeos são os que mais têm apresentado um resultado bom quando se trata desse fator.
Hoje, ficamos quase 24 horas em acesso aos conteúdos da internet. Fazemos diversas atividades com o celular na mão, e caso o conteúdo do dentista apareça no momento certo, a pessoa entrará em contato com a sua divulgação, gerando uma possível consulta.
Já se passou o tempo em que os dentistas sobreviviam apenas por indicação de pacientes que já o visitavam, ficando em seu mocho, entre quatro paredes. Hoje, ainda mais, quem não é visto não é lembrado.
Posts para dentistas: ideias para considerar
Nós vemos muitas informações serem despejadas em nossa frente; porém, temos que analisar quais são realmente válidas a ponto de conteúdo. Por isso, é válido que o Cirurgião-dentista faça uma análise estratégica do que postar e como postar.
Os conteúdos que mais chamam a atenção do público são aqueles que não ficam de maneira estática, originais, animações e explicações pontuais, se valendo de todas as ferramentas disponíveis que as redes oferecem.
A cópia de outros colegas é um fator que deve ser abolido, pois o método pode funcionar para um, porém para outro não. Tudo depende da análise do público, local, tipo de conteúdo, etc.
Busque o conteúdo sempre durante o atendimento clínico, através de perguntas dos pacientes, conversas com colegas, estudos. O que parece óbvio para você pode ser esclarecedor para o leigo.
Algumas sugestões podem ser consideradas, como:
Fotos do dia-a-dia na clínica
O paciente sentirá certa proximidade com a clínica e com o profissional caso conheça o ambiente antes mesmo de sua primeira consulta. Aborda toda a limpeza de seu consultório, a organização da equipe, a disposição e estética, e o bom convívio de todos.
Conselhos de cuidados e saúde oral
É o tipo de conteúdo com mais presença nas redes em Odontologia. Aborda os aspectos de uma forma inusitada e chamativa, não fique no meio comum.
Divulgação dos tratamentos oferecidos
Os pacientes devem saber o que procuram; por isso, deixa claro todos os tipos de atendimento que sua clínica oferece.
Posts para dentistas: o que saber antes de investir nas redes sociais
Para ter um bom resultado, não adianta apenas postar. O conteúdo precisa ser elaborado com estratégia. Observe alguns pontos sugeridos abaixo:
Conhecer seu público-alvo
É de grande importância conhecer para quem a mensagem está sendo dirigida. Conheça o seu público-alvo, o conjunto de pessoas que verão seu conteúdo, e o tipo de paciente que queira atrair para seu consultório.
Para a identificação do seu público-alvo, entenda, primeiramente, que o mesmo se trata de um conjunto de pessoas que compartilham das mesmas características sócio demográficas e econômicas.
Aprofundando um pouco o conteúdo, podemos relatar também a persona, definida como um paciente fictício que tenha todas as características desejadas, representando seu tipo de cliente ideal. Assim, será mais fácil definir quais pessoas específicas serão atraídas pelo seu conteúdo.
Analisar e escolher o melhor canal para a divulgação
Observa em qual rede social seus pacientes passam o maior tempo. Você pode até mesmo perguntar a alguns, em uma conversa informal, para ter uma base.
A estética tem grande peso na escolha do meio de divulgação do conteúdo ao leitor. Os posts cheios de textos e informações são os primeiros a serem ignorados pelo público. Invista em formas dinâmicas e chamativas.
A contratação de um profissional também é válida para a elaboração de seu conteúdo. Caso não seja possível, existem aplicativos que facilitam o desenvolvimento de conteúdos, como é o caso do Canva.
Utilizar descrição do post e hashtags
Nem só de imagens se faz um conteúdo. É de extrema importância, a partir da definição de seu público-alvo, saber qual tom de escrita irá utilizar em sua comunicação.
Em todos os casos, busque pelo não uso da linguagem técnica, de maneira que o paciente compreenda, pois uma linguagem muito informal não transmite confiança ao leitor. A maioria dos usuários deseja ter uma compreensão prática dos conteúdos oferecidos, com leitura rápida, e de grande valor agregado.
Colocar legenda em vídeos
A ideia aqui é que o público tenha uma compreensão plena do conteúdo transmitido, sendo que, por muitas vezes, o som de um vídeo pode não ser desejado. Sendo assim, legende o seu conteúdo para que não deixe de ser consumido por aquelas que veem as redes sociais com som reduzido. Assim como a explicação também será facilitada, pois algumas informações podem ser perdidas durante a dicção.
Outra estratégia de legendas é quando o conteúdo é em imagem/vídeo e explicativo em texto. Não considere legendas longas. Explique o conteúdo no menor número possível de caracteres.
Quais cuidados o profissional deve ter em relação à Ética Profissional?
A regulamentação da profissão de Odontologia é realizada pela Lei 5.081 de 1966, sendo que em seu artigo 7, o profissional não deve realizar o anúncio de preço dos tratamentos oferecidos, assim como propagandas do tipo enganosa para adquirir clientes.
Em relação às postagens em redes sociais, confira o que é ou não permitido segundo o Conselho Federal de Odontologia.
Não permitido:
- Indução ao público na crença de técnicas sem comprovação científica;
- Consulta e diagnóstico online;
- Divulgação de antes, durante e depois dos procedimentos;
- Diagnóstico para outros colegas com a exibição de condições orais dos pacientes;
- Exposição de condições que causem constrangimento ao paciente;
- Gratuidade de serviços, promoções, descontos, brindes e valores de procedimentos;
- Promessa de resultados de tratamentos;
- Divulgar especialidades que não exerça ou esteja registrado;
- Sorteio de procedimentos ou tratamentos.
Permitido:
- Divulgação de área de atuação profissional e especialidade em que esteja inscrito no Conselho Regional de Odontologia;
- Logotipo;
- Animações de procedimentos/técnicas com comprovação científica;
- Artigos sobre educação em saúde;
- Endereço e horário de atendimento.
Conclusão
Preparado(a) para se jogar nas redes sociais? Lembre-se que é um caminho livre, porém deve ser utilizado com cautela. Fique por dentro de todos os conteúdos de Odontologia no Blog da Aditek.