ADITEK_Logo_2_Branco-e-VerdeADITEK_Logo_2_Branco-e-VerdeADITEK_Logo_2_Branco-e-VerdeADITEK_Logo_2_Branco-e-Verde
  • A Aditek
    • Certificações
    • Privacidade
      • Política de Privacidade
      • Política de Cookies
      • Termos de Uso
  • Produtos
    • Alinhadores Self
    • Bráquetes
    • Instruções de uso
    • Scanner Intraoral Panda P2
  • Distribuidores
  • Loja
  • Blog
    • Biosegurança
    • Dentística
    • Materiais
    • Odontologia
    • Odontopediatria
    • Ortodontia
    • Periodontia
  • Trabalhe Conosco
Catálogo
✕

Propaganda odontológica: entenda as regras e os cuidados serem seguidos

Propaganda odontológica: entenda as regras e os cuidados serem seguidos

Publicado por Equipe Aditek em 27/05/2022
Propaganda odontológica

Propaganda odontológica

Qualquer marca, e mesmo sendo um profissional autônomo, que também é uma marca, devem realizar a divulgação de seus serviços. O mercado é altamente competitivo, e os que se diferenciam sobrevivem.

A Propaganda já é algo estabelecido em nosso dia a dia. Duvido você pegar o seu carro para ir até o trabalho e não ser abordado por um único anúncio ao longo de seu trajeto, já pensou nisso?

Seja um outdoor, homem-placa, na rádio… em algum lugar você verá uma marca sendo divulgada.

E por que não realizar isso para seu trabalho como profissional da Odontologia? Com os devidos cuidados necessários, você pode (e deve!) divulgar para que conheçam e valorizem seu trabalho.

 

O que é propaganda odontológica?

A propaganda odontológica se estabelece com o intuito de divulgar o trabalho do cirurgião-dentista, bem como promover a fidelização de pacientes. E veja, “só é lembrado quem aparece”.

A propaganda odontológica é específica em alguns aspectos, para não infringir a ética da profissão. Como exemplo de infração ética, temos a oferta de serviço gratuito, e críticas ao trabalho prestado por outro profissional de Odontologia.

Além da preparação técnica, hoje o cirurgião-dentista deve trabalhar também “fora do mocho”, sabendo lidar com questões financeiras, administrativas, bem como a propaganda e divulgação de técnicas que oferece em sua clínica/consultório.

O paciente que é impactado por uma propaganda odontológica deve sentir identidade com o profissional, sem que este perca sua “autoridade” frente a um posicionamento durante o tratamento. Porém, a pessoa se identificando com aquele profissional, estabelece uma melhor forma de ter disponibilidade para aceitar o tratamento proposto.

Entenda, não trabalhamos com ilusão! Apenas algum modo de agir pode permitir um melhor encantamento do paciente, e até mesmo aumentar sua confiança para a escolha do seu trabalho e não do outro colega, que pode ter cobrado mais barato.

O marketing proposto pelas mídias é, de fato, muito mais fácil de ser praticado por qualquer profissional que não seja da área específica de propaganda. Hoje com as redes sociais, cria-se uma conta em 5 minutos; porém, a gestão da mesma não deve ser mais do mesmo.

Vale ressaltar que de nada adianta ter uma vitrine boa pelo trabalho ruim. O que você divulga deve ser totalmente estabelecido em sua área e rotina de trabalho. Assim, deve-se alinhar, acima de tudo, a ética em sua divulgação profissional.

 

O que é proibido pelo CFO na propaganda odontológica?

O Conselho Federal de Odontologia é responsável por fiscalizar a atuação profissional do cirurgião-dentista, bem como a sua divulgação está sendo realizada. Confira abaixo quais práticas são vedadas ao profissional:

Divulgação de valores e promoções

O Cirurgião-dentista não pode realizar a divulgação de qualquer valor de tratamento frente ao público como um todo, ou seja, veiculação em massa, bem como anunciar promoções e descontos de tratamentos, que inviabilizam o trabalho do colega, configurando concorrência desleal.

Criticar e degradar outros profissionais

A proibição de críticas frente à imagem de outro profissional deve ser muito bem ressaltada. Um paciente pode ter contar uma experiência com outro colega, mas você não pode concordar e instigar a denegrir a imagem do outro.

Divulgar dados de pacientes

Dados coletados durante a anamnese são de uso próprio, estritamente profissional e confidencial. Auxiliam na identificação do problema e elaboração do plano de tratamento, não podendo ser divulgado sem justificativa, por exemplo para apresentação em aulas ou artigos científicos, sendo apenas permitido nesta forma com autorização assinada pelo paciente. 

Ainda assim, não se deve identificar o paciente em questão, mesmo que autorizado para esse fim.

Fazer diagnósticos em veículos de comunicação em massa

Cada indivíduo e cada tratamento é único. Mesmo que os casos se assemelham, não é permitida a divulgação de tratamento para as pessoas como um todo, como se todos se solucionassem da mesma forma.

Realização de sorteios

O Cirurgião-dentista não pode se associar a marcas e produtos para realizar sorteios e promoções, de qualquer espécie, de qualquer produto ou marca, mesmo que seja direcionado à sua área de atuação.

Poluição visual

Excesso de panfletagem, cartazes, cartões podem ser configurados como poluição visual, o que se torna proibido tanto na propaganda “comum” como na odontologia.

 

O que é liberado pelo CFO na propaganda odontológica?

Porém, nem tudo é proibido quando se trata de propaganda odontológica, visando o auxílio mesmo para o trabalho do profissional. Confira abaixo algumas práticas viáveis:

Divulgar os serviços prestados em meios de comunicação

A divulgação dos serviços prestados pode ser realizada por diversos meios de comunicação, como TV, anúncios em jornais, revistas, redes sociais, material gráfico, devendo todo e qualquer meio ter presente seu nome, profissão, e número de inscrição no Conselho Regional de Odontologia.

Divulgar sua especialidade odontológica

O Cirurgião-dentista pode divulgar especialidades em que atuam apenas que tenham titulação comprovada, sendo que o curso deve ser registrado no Conselho Federal de Odontologia, respeitada a carga horária exigida pelo MEC.

Vídeos de animação sobre seu serviço

Com a possibilidade da tecnologia muito presente hoje na Odontologia, temos hoje vídeos 3D que são uma fonte riquíssima para divulgação e instrução de seu paciente frente ao tratamento que será realizado.

Divulgar suas técnicas, tratamentos e procedimentos

O profissional pode divulgar as técnicas que abrange em seu atendimento clínico, bem como citar quais são os procedimentos envolvidos no mesmo, desde que todos estejam registrados pelo CRO.

 

Ferramentas para utilização na propaganda odontológica

Você pode utilizar algumas ferramentas para a divulgação de seu trabalho, veja exemplos de quais:

  • Gestão de Redes sociais
  • Sites profissionais
  • Blogs de conteúdo
  • Materiais impressos

 

Conclusão

A propaganda odontológica pode gerar ainda muitas dúvidas nos profissionais, tendo de ter um ponto de equilíbrio entre divulgação e ética. Continue acompanhando nosso Blog da Aditek!

Compartilhar
Equipe Aditek
Equipe Aditek
A Aditek é composta por uma equipe qualificada de profissionais da área de ortodontia e odontologia em geral. Com um compromisso contínuo com a inovação e qualidade, trabalhamos para promover saúde bucal de excelência e transformar sorrisos com confiança e bem-estar.

Artigos Relacionados

Receita digital para dentista​
04/04/2025

Receita digital para dentista​: como fazer e vantagens


Leia mais
Dentista e paciente
28/03/2025

Dentista e paciente: como manter e fortalecer a relação?


Leia mais
Aparelhos estéticos ortodônticos
25/03/2025

Aparelhos estéticos ortodônticos: como escolher o melhor tratamento


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no blog

✕

Categorias

  • Biosegurança
  • Dentística
  • Materiais
  • Odontologia
  • Odontopediatria
  • Ortodontia
  • Periodontia

Posts recentes

  • Receita digital para dentista​0
    Receita digital para dentista​: como fazer e vantagens
    04/04/2025
  • Como fazer a precificação dos alinhadores invisíveis0
    Como fazer a precificação dos alinhadores invisíveis
    01/04/2025
  • Dentista e paciente0
    Dentista e paciente: como manter e fortalecer a relação?
    28/03/2025
  • Aparelhos estéticos ortodônticos0
    Aparelhos estéticos ortodônticos: como escolher o melhor tratamento
    25/03/2025
  • 0
    Equipe Odontológica: como fortalecer e desenvolver
    26/02/2025


Facebook Instagram Instagram Linkedin

Produtos

  • Bráquetes Metálicos
  • Bráquetes Autoligados
  • Bráquetes Estéticos

Empresa

  • Sobre a empresa
  • Certificações

Loja

  • E-commerce
  • Instruções de uso
  • Catálogo de produtos
  • Contato/Ouvidoria
  • Distribuidores
Todos os direitos reservados ©Aditek do Brasil S.A. • CNPJ: 64.602.097/0001-95
  • Termos de Uso
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
Catálogo
Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso dos cookies neste site. No entanto, você pode clicar em "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar Todos
Revisão

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsO cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados ​​para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
viewed_cookie_policy11 monthsO cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.
SALVAR E ACEITAR