Propaganda odontológica: entenda as regras e os cuidados serem seguidos

Qualquer marca, e mesmo sendo um profissional autônomo, que também é uma marca, devem realizar a divulgação de seus serviços. O mercado é altamente competitivo, e os que se diferenciam sobrevivem.
A Propaganda já é algo estabelecido em nosso dia a dia. Duvido você pegar o seu carro para ir até o trabalho e não ser abordado por um único anúncio ao longo de seu trajeto, já pensou nisso?
Seja um outdoor, homem-placa, na rádio… em algum lugar você verá uma marca sendo divulgada.
E por que não realizar isso para seu trabalho como profissional da Odontologia? Com os devidos cuidados necessários, você pode (e deve!) divulgar para que conheçam e valorizem seu trabalho.
O que é propaganda odontológica?
A propaganda odontológica se estabelece com o intuito de divulgar o trabalho do cirurgião-dentista, bem como promover a fidelização de pacientes. E veja, “só é lembrado quem aparece”.
A propaganda odontológica é específica em alguns aspectos, para não infringir a ética da profissão. Como exemplo de infração ética, temos a oferta de serviço gratuito, e críticas ao trabalho prestado por outro profissional de Odontologia.
Além da preparação técnica, hoje o cirurgião-dentista deve trabalhar também “fora do mocho”, sabendo lidar com questões financeiras, administrativas, bem como a propaganda e divulgação de técnicas que oferece em sua clínica/consultório.
O paciente que é impactado por uma propaganda odontológica deve sentir identidade com o profissional, sem que este perca sua “autoridade” frente a um posicionamento durante o tratamento. Porém, a pessoa se identificando com aquele profissional, estabelece uma melhor forma de ter disponibilidade para aceitar o tratamento proposto.
Entenda, não trabalhamos com ilusão! Apenas algum modo de agir pode permitir um melhor encantamento do paciente, e até mesmo aumentar sua confiança para a escolha do seu trabalho e não do outro colega, que pode ter cobrado mais barato.
O marketing proposto pelas mídias é, de fato, muito mais fácil de ser praticado por qualquer profissional que não seja da área específica de propaganda. Hoje com as redes sociais, cria-se uma conta em 5 minutos; porém, a gestão da mesma não deve ser mais do mesmo.
Vale ressaltar que de nada adianta ter uma vitrine boa pelo trabalho ruim. O que você divulga deve ser totalmente estabelecido em sua área e rotina de trabalho. Assim, deve-se alinhar, acima de tudo, a ética em sua divulgação profissional.
O que é proibido pelo CFO na propaganda odontológica?
O Conselho Federal de Odontologia é responsável por fiscalizar a atuação profissional do cirurgião-dentista, bem como a sua divulgação está sendo realizada. Confira abaixo quais práticas são vedadas ao profissional:
Divulgação de valores e promoções
O Cirurgião-dentista não pode realizar a divulgação de qualquer valor de tratamento frente ao público como um todo, ou seja, veiculação em massa, bem como anunciar promoções e descontos de tratamentos, que inviabilizam o trabalho do colega, configurando concorrência desleal.
Criticar e degradar outros profissionais
A proibição de críticas frente à imagem de outro profissional deve ser muito bem ressaltada. Um paciente pode ter contar uma experiência com outro colega, mas você não pode concordar e instigar a denegrir a imagem do outro.
Divulgar dados de pacientes
Dados coletados durante a anamnese são de uso próprio, estritamente profissional e confidencial. Auxiliam na identificação do problema e elaboração do plano de tratamento, não podendo ser divulgado sem justificativa, por exemplo para apresentação em aulas ou artigos científicos, sendo apenas permitido nesta forma com autorização assinada pelo paciente.
Ainda assim, não se deve identificar o paciente em questão, mesmo que autorizado para esse fim.
Fazer diagnósticos em veículos de comunicação em massa
Cada indivíduo e cada tratamento é único. Mesmo que os casos se assemelham, não é permitida a divulgação de tratamento para as pessoas como um todo, como se todos se solucionassem da mesma forma.
Realização de sorteios
O Cirurgião-dentista não pode se associar a marcas e produtos para realizar sorteios e promoções, de qualquer espécie, de qualquer produto ou marca, mesmo que seja direcionado à sua área de atuação.
Poluição visual
Excesso de panfletagem, cartazes, cartões podem ser configurados como poluição visual, o que se torna proibido tanto na propaganda “comum” como na odontologia.
O que é liberado pelo CFO na propaganda odontológica?
Porém, nem tudo é proibido quando se trata de propaganda odontológica, visando o auxílio mesmo para o trabalho do profissional. Confira abaixo algumas práticas viáveis:
Divulgar os serviços prestados em meios de comunicação
A divulgação dos serviços prestados pode ser realizada por diversos meios de comunicação, como TV, anúncios em jornais, revistas, redes sociais, material gráfico, devendo todo e qualquer meio ter presente seu nome, profissão, e número de inscrição no Conselho Regional de Odontologia.
Divulgar sua especialidade odontológica
O Cirurgião-dentista pode divulgar especialidades em que atuam apenas que tenham titulação comprovada, sendo que o curso deve ser registrado no Conselho Federal de Odontologia, respeitada a carga horária exigida pelo MEC.
Vídeos de animação sobre seu serviço
Com a possibilidade da tecnologia muito presente hoje na Odontologia, temos hoje vídeos 3D que são uma fonte riquíssima para divulgação e instrução de seu paciente frente ao tratamento que será realizado.
Divulgar suas técnicas, tratamentos e procedimentos
O profissional pode divulgar as técnicas que abrange em seu atendimento clínico, bem como citar quais são os procedimentos envolvidos no mesmo, desde que todos estejam registrados pelo CRO.
Ferramentas para utilização na propaganda odontológica
Você pode utilizar algumas ferramentas para a divulgação de seu trabalho, veja exemplos de quais:
- Gestão de Redes sociais
- Sites profissionais
- Blogs de conteúdo
- Materiais impressos
Conclusão
A propaganda odontológica pode gerar ainda muitas dúvidas nos profissionais, tendo de ter um ponto de equilíbrio entre divulgação e ética. Continue acompanhando nosso Blog da Aditek!