Urgência odontológica: possibilidades e como estar preparado
Situações de urgência odontológica podem trazer consigo ansiedade, tanto por parte do paciente, que muitas vezes está com dor, quanto do profissional, em função da imprevisibilidade dessas situações e a necessidade de tomadas rápidas de decisão clínica.
Dentistas que estão há mais tempo atuando dentro da profissão tendem a se sentir mais seguros nesses momentos, porém, se você é recém-formado, com certeza encontrará aqui algumas dicas valiosas sobre as possibilidades de urgências odontológicas.
Continua com a gente!
Diferença entre emergência e urgência odontológica
Antes de tudo, é muito importante saber que existe diferença entre situações de urgência odontológica e situações de emergência. Muita gente ainda confunde esses dois termos, porém apesar de parecerem semelhantes, não se tratam da mesma coisa.
Emergência Odontológica
Na situação de emergência, significa que se não houver uma conduta imediata o paciente pode ir a óbito.
Trata-se de situações que podem ocorrer no consultório e comprometer a vida do paciente, por exemplo, um engasgamento, um pico hipertensivo ou uma crise hipoglicêmica durante o procedimento, isto é, situações que devem ser detectadas adequadamente antes de se agravarem.
Urgência Odontológica
As situações de urgência odontológica são aquelas nas quais o paciente está passando por grande desconforto ou dor em razão de algum problema bucal e precisa de pronto atendimento, a fim de aliviar sua condição, mesmo que essa intervenção seja algo provisório.
Alguns exemplos de situações que podem ser consideradas urgências odontológicas são:
- Fraturas dentárias ou de restaurações
- Pulpite irreversível ou pericementites
- Pericoronarite em região de terceiro molar
- Inflamação gengival decorrente de algum alimento impactado
- Lesões geradas por próteses ou aparelhos ortodônticos recém-instalados
- Quebra de bráquetes e soltura do fio ortodôntico, gerando lesões em mucosa
- Acidente que leve a traumatismo dentário, deslocamento do dente ou mesmo sua avulsão total
Uma dica valiosa que podemos lhe dar é: esteja sempre atento a identificar quando uma situação de urgência pode se tornar uma situação de emergência!
Ou seja, avalie cada condição individualmente e esteja atento a detalhes clínicos e de anamnese para que tome a melhor decisão.
Por exemplo, um abscesso dento-alveolar não tratado pode evoluir para um quadro mais grave de celulite facial e levar o paciente à internação e até mesmo a óbito.
Do mesmo modo, mesmo em caso de urgência, é preciso ponderar o atendimento de um paciente que chegue ao consultório com pressão arterial acima de 180/110 mmHg, visto que o risco de complicações é maior e pode ser necessário o encaminhamento do paciente ao atendimento médico antes do procedimento odontológico.
Percebe a importância de olhar atentamente para cada caso?
Como estar preparado para uma urgência odontológica?
Se cada caso é um caso, significa que não existe uma receita pronta sobre como estar preparado para uma situação de urgência odontológica, no entanto, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a se sentir mais seguro para esse tipo de atendimento:
Avaliação inicial
Se seu ambiente de trabalho conta com uma secretária, treine-a para saber captar do paciente algumas respostas iniciais sobre a consulta de urgência:
O que ocorreu? Desde quando? Precisou tomar medicação para aliviar a dor? Há febre? Está conseguindo se alimentar? Além da urgência, o paciente tem algum problema de saúde ou usa medicação todo dia para algum tratamento? Tem alergia à algo?
Essas perguntas podem ser esquematizadas de forma que se torne um protocolo e desse modo, antes do paciente chegar, você terá a oportunidade de já saber um pouco mais sobre a situação e a gravidade dela.
Isso permite um pouco de preparo prévio e controle da sua ansiedade, além de lhe ajudar a ganhar tempo, afinal consultas de urgências muitas vezes são realizadas como encaixe na agenda.
Análise completa
Após receber o tratamento, analise a situação de forma completa, os sinais, sintomas, relato do paciente e confirme todas as informações de história médica, a fim de proporcionar para ele e para você um atendimento mais seguro e adequado.
Não tenha pressa no diagnóstico, apesar da aflição que o paciente possa estar sentindo, porém, após ter certeza da urgência e do que fazer, lembre-se: uma boa anestesia para remover a dor é o primeiro passo e isso fará com que o paciente se sinta melhor.
Ofereça conforto
Algumas vezes, principalmente no atendimento de crianças, acalmar o paciente e o seu acompanhante é importantíssimo, em especial quando se trata de traumatismo dentário, pois pode haver a presença de outros ferimentos e sangramento.
Nesses casos, mantenha a calma, limpe o sangue de outros ferimentos e desse modo, amenizará o nervosismo do acompanhante e poderá facilitar o exame clínico extra-bucal.
Protocolos de atendimentos
Prepare e tenha em sua clínica protocolos de atendimentos. Por exemplo, como atender um caso de avulsão total?
Desse modo, você pode acessar o protocolo no momento de nervosismo, caso você esqueça algum passo. Além disso, ter por perto uma colinha de medicações como antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos facilita no caso de haver necessidade de prescrição medicamentosa e você se esquecer da dosagem.
E, apesar de as EMERGÊNCIAS não serem o foco desse conteúdo, uma dica valiosíssima é que você treine sua equipe para saber pedir socorro rapidamente caso alguma situação assim ocorra. Deixe o número da ambulância fixado próximo a secretaria, bem como o número de bombeiro, polícia, e até mesmo o endereço da clínica, pois na hora de grande estresse e tensão é comum o esquecimento.
Treinamentos
Ainda que situações de emergência sejam bastante temidas e indesejadas, elas podem ocorrer e buscar por treinamentos em emergência médica pode lhe tranquilizar caso um dia passe por essa situação durante um atendimento odontológico.
Conclusão
Esperamos que nossas dicas possam lhe ajudar a se preparar melhor para situações de urgência odontológica no dia-a-dia clínico!
Mas saiba que a vivência clínica de diferentes situações é que lhe trará experiência e a oportunidade de colocar a teoria na prática com mais tranquilidade! Se gostou desse conteúdo, compartilhe com seus colegas de trabalho e continue nos acompanhando por aqui!