Você conhece a Odontologia do Sono?
A odontologia do sono é uma área que se concentra no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono relacionados à saúde bucal e maxilofacial. Essa disciplina visa abordar questões como apneia do sono, ronco, bruxismo, alterações faciais e demais hábitos parafuncionais que possam interferir na qualidade do sono e que possam ser controladas por meio de intervenções odontológicas.
A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio grave caracterizado pela interrupção temporária da respiração durante o sono. Pacientes com apneia muitas vezes apresentam sonolência diurna, fadiga e podem estar em maior risco de condições médicas como hipertensão e doenças cardiovasculares. Na odontologia do sono, dispositivos intraorais são frequentemente utilizados para reposicionar a mandíbula e a língua, abrindo as vias respiratórias e ajudando a prevenir a obstrução. Para uso deste aparelho deve ser realizada consulta com médico do Sono ou otorrinolaringologista, além do exame de polissonografia, para averiguar outras possíveis causas ou problemas sistêmicos que possam estar causando essa obstrução para a correta indicação deste tratamento odontológico Algumas vezes o avanço mandibular pode ser obtido através da ortodontia e Cirurgia Ortognática, nos casos de pacientes retrognatas.
O ronco é uma condição comum, muitas vezes associada à obstrução parcial das vias respiratórias durante o sono. Embora seja frequentemente considerado inofensivo, em alguns casos, pode indicar a presença de apneia do sono. Os aparelhos intraorais também são empregados para tratar o ronco, ajudando a manter as vias aéreas abertas e reduzindo a vibração das estruturas moles na garganta que leva ao som do ronco. Assim como nos casos de Apneia as mesmas avaliações com médico e exame de polissonografia devem ser realizados para conferir segurança a este tratamento.
O bruxismo é a ação de ranger ou apertar os dentes, muitas vezes associada ao estresse e ansiedade. Pode levar a dores de cabeça, desgaste dentário e problemas na articulação temporomandibular. A abordagem para as Disfunções Temporomandibulares, também é multidisciplinar, neste caso envolvendo a medicina, psicologia, fisioterapia entre outras formações. E as formas de tratamento englobam desde placas interoclusais, laserterapia, agulhamento a seco, termoterapia, fisioterapia, psicoterapia…
Como podemos ver diagnóstico dos distúrbios do sono relacionados à odontologia é frequentemente realizado em colaboração de outros profissionais. E o tratamento muitas vai envolver uma equipe multidisciplinar que inclui dentistas, médicos do sono, otorrinolaringologistas e outros profissionais de saúde. Isso garante uma avaliação abrangente e um plano de tratamento eficaz.
Assim como uma boa alimentação, hidratação e exercícios físicos regulares, o sono reparador é um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida, longevidade e prevenção de doenças.
Caso tenha dúvidas, escreva. Vai ser um prazer te responder!