Você sabia que a Laserterapia tem diversas aplicações na Ortodontia?
Você sabia que a Laserterapia tem diversas aplicações na Ortodontia?
A sigla “laser” significa “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, em português, “Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação”. Trata-se de uma técnica que utiliza a emissão de luz em uma única frequência, coerente e monodirecional, que permite a absorção de energia pelos tecidos, gerando uma resposta biológica que pode ser benéfica para o tratamento de diferentes patologias.
A laserterapia tem várias aplicações na Ortodontia, incluindo:
- Aceleração da movimentação dentária: O uso de laser de baixa potência pode estimular a remodelação óssea e acelerar a movimentação dentária. Isso pode reduzir o tempo necessário para o tratamento ortodôntico.
- Controle da dor: A laserterapia de baixa potência pode reduzir a dor e a inflamação após a colocação dos aparelhos ortodônticos.
- Tratamento de aftas e lesões orais: A laserterapia pode ser usada para reduzir a dor e acelerar a cicatrização de aftas e outras lesões orais.
- Remoção de tecido gengival excessivo: A laserterapia pode ser usada para remover o tecido gengival excessivo, melhorando a estética do sorriso. Neste caso, utilizamos o laser de alta potência, que tem o efeito de ablação nos tecidos.
- Tratamento de disfunções da articulação temporomandibular (ATM): A laserterapia pode ser usada para reduzir a dor e a inflamação na ATM.
- Redução de sensibilidade dentária: A laserterapia pode reduzir a sensibilidade dentária causada pela movimentação ortodôntica.
- Redução da Hipersensibilidade dentinária: A aplicação da luz melhora a sintomatologia dolorosa em casos onde existe dentina exposta durante a movimentação ortodôntica.
Você sabia dos benefícios dessa tecnologia em Ortodontia?
Autora:
Dra. Julia Beck
CRO RS-CD 13964
– Especialista em Ortodontia
– Especialista em Odontologia Legal
– Mestranda em DTM e Dor Orofacial
– Mestranda em DTM e Dor Orofacial
– Speaker Aditek Orthodontics