Aparelho de resina: saiba o que é e suas vantagens
Na Odontologia, os materiais vêm evoluindo constantemente. O apelo estético de nossa sociedade tem contribuído de maneira significativa nessa evolução.
Na Ortodontia, os pacientes buscam a resolução de suas maloclusões, mas já com a informação de que não querem aquele “sorriso metálico”.
Com isso, os profissionais devem estar atualizados quanto aos melhores materiais disponíveis no mercado, quais as necessidades de seus pacientes, e como será possível oferecer a melhor resolução de seus casos.
O que é o aparelho de resina?
Os chamados aparelhos de resina são aqueles que contém materiais que não os metais em sua composição. São bráquetes estéticos, desenvolvidos em diversos materiais, podendo ser mencionados resina, policarbonato, safira, porcelana são alguns nomes dos modelos que constituem esse tipo de acessório.
Esse tipo de bráquete é fabricado com a coloração semelhante à dos dentes, não causando, à primeira impressão, um sorriso muito aparente. Também, podem ser confeccionados em tamanhos menores, garantindo que, além da estética, a base do bráquete não ocupe tanto a superfície vestibular, o que evita a desmineralização de maior quantidade de esmalte quando do procedimento de colagem.
Materiais do aparelho de resina
Os materiais mais comuns em que são confeccionados os aparelhos estéticos são o policarbonato, porcelana e safira.
O policarbonato se constitui por uma resina plástica, estética, de coloração opaca, podendo alterar sua cor facilmente com o passar do tempo da instalação do aparelho.
A porcelana apresenta características também opaca, porém bem mais resistentes do que o policarbonato, e não ocasionando alterações significativas na cor.
Por fim, a safira tem o melhor resultado estético se comparado aos materiais citados anteriormente, tendo o seu custo maior. Possui aspecto translúcido, sendo resistente à fraturas.
Ambos policarbonato e porcelana podem apresentar maior atrito quanto ao fio inserido no slot do bráquete, o que muitas vezes ocasiona um tempo de tratamento superior, além do que fraturas que possam ocorrer ocasionam a paralisação da mecânica para colagem de novos acessórios.
O aparelho de safira tem um custo maior, mas sua constituição permite um menor atrito entre o fio e o slot do bráquete, e também não apresenta tantos desgastes da aletas dos bráquetes, o que não dificulta o tempo de tratamento pela troca dos acessórios.
Vantagens em oferecer aparelho de resina na sua clínica
Quando a odontologia estética ainda estava caminhando, esses materiais apresentaram um custo altamente elevado, se comparado ao bráquete tradicional de metal.
Porém, com a evolução de muitos componentes, a facilitação para a fabricação nacional de alguns componentes, bem como a grande oferta de materiais, possibilitou que esses acessórios tenham hoje um custo mais plausível.
Mediante a busca altamente estética da maioria dos pacientes no consultório, os aparelhos estéticos devem ser uma opção que o cirurgião-dentista conheça e possa oferecer a seus pacientes, a depender da avaliação criteriosa para emprego em cada caso.
Confira algumas vantagens desse tipo de bráquete:
- Alta busca dos clientes por estética
- Tratamentos estéticos mais baratos
- Mesma funcionalidade dos metálicos
- Composição dos materiais de melhor qualidade
- Bráquetes menos volumosos
Como escolher um bráquete de policarbonato de qualidade?
Qual a chance de acontecer uma alteração na cor?
A transparência e estética do bráquete está relacionada com o seu material de composição. Dessa forma, é de extrema importância avaliar a qualidade de cada material, antes de sua compra e aplicação na colagem em seu paciente.
Os polímeros, componentes utilizados na fabricação dos bráquetes de policarbonato, são um tipo de plástico, que podem ser naturais ou sintéticos.
A característica principal a ser avaliada quando da compra do bráquete constituído por esse material é a sua biocompatibilidade, como é o caso do bráquete BioCrystal da Aditek®, que é um bráquete convencional de compósito, trazendo estética e transparência para uma estética desejada ao longo do tratamento.
Além disso, é constituído de polímero biocompatível, o que evita reações adversas para o paciente, é uma solução estética acessível quando do tratamento ortodôntico, suas abas são reforçadas, e podendo, ainda, ser utilizado para tratamento híbrido (bráquetes + alinhadores).
O bráquete tem uma resistência boa?
Inicialmente, os bráquetes estéticos eram conhecidos por sua baixa resistência, cedendo facilmente a desgastes e fraturas no bráquete. Atualmente, existem materiais que os deixam muito mais resistentes.
Uma fratura em um bráquete durante o tratamento pode ocasionar aumento no tempo total, pois é necessário o deslocamento do restante da base, desgaste da resina que possivelmente possa ter restado na superfície dentária, e nova colagem.
Dessa forma, dependendo da quantidade de peças, tempo e desgaste, pode ser necessário a troca de fios, não causando sua evolução natural, segundo a biologia de cada caso.
O bráquete é seguro?
As aletas do bráquete precisam de bastante reforço para que não cedam ou rompam com a movimentação dos arcos. Caso a escolha de um produto não seja feita de forma adequada, a depender da qualidade do material, seu tratamento pode ficar severamente afetado.
A aleta de um bráquete estético fraturado pode não ser percebido; por consequência, o fio não ser inserido totalmente no slot do bráquete, pode não causar a movimentação correta desejada.
Dessa forma, a escolha dos melhores bráquetes estéticos deve ser bem avaliada logo do início do tratamento, para não ocorrer indesejadas consequências. Dentre as diversas opções de materiais, prefira sempre aqueles biocompatíveis e de melhor estética ao seu paciente.
Conclusão
A escolha do material pela profissão também define parte do sucesso do tratamento.
Confira mais conteúdos para te auxiliar em suas escolhas no site da Aditek.