TSB: O que é, quais são suas funções e diferenças entre TSB e ASB
Todo dentista que em algum momento da carreira já trabalhou sem o auxílio de um profissional Técnico de Saúde Bucal (TSB) ou Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), sabe o quanto a gestão do consultório odontológico pode ser mais cansativa e corrida.
De fato, poder contar com eles na clínica potencializa a dinâmica e alivia o dia a dia do dentista.
No entanto, você sabe quais são as funções do TSB e as diferenças entre TSB e ASB? Continua a leitura desse artigo, pois vamos te explicar tudo!
TSB: O que é?
TSB é a sigla usada para denominar o Técnico de Saúde Bucal. Essa é uma profissão regulamentada desde dezembro de 2008, pela lei 11889/08.
Com isso, para se tornar Técnico de Saúde Bucal, além da formação técnica, também é necessário que o profissional se registre no Conselho Federal de Odontologia (CFO). Além disso, é preciso que possua inscrição no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do estado onde pretende trabalhar, estando sempre em dia com suas anuidades.
Funções do TSB
As funções do TSB foram elaboradas com o intuito de contribuir com o dia a dia do cirurgião-dentista e de serviços de saúde, auxiliando em diversas tarefas. Então, além de poder realizar tudo o que o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) pode fazer, de acordo com a lei que regulamenta a profissão, compete ao TSB:
- Fazer parte do treinamento e capacitação de Auxiliar em Saúde Bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde;
- Participar das ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais;
- Estar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos, exceto na categoria de examinador;
- Ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista;
- Fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista;
- Supervisionar, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho dos auxiliares de saúde bucal;
- Efetuar fotografias e tomadas radiográficas de uso odontológico exclusivamente em consultórios ou clínicas odontológicas;
- Inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista;
- Proceder à limpeza e à anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares;
- Remover suturas;
- Utilizar medidas de biossegurança no armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
- Realizar isolamento do campo operatório;
- Exercer todas as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.
- Compor a equipe de saúde, desenvolver atividades auxiliares em Odontologia e colaborar em pesquisas.
Como podem perceber, existem algumas funções mais voltadas para a atuação em serviços públicos de saúde e outras mais direcionadas para o auxílio na clínica odontológica.
No entanto, não se esqueça: todas as atividades relacionadas ao paciente devem ter supervisão do cirurgião-dentista enquanto estão sendo executadas.
Além disso, existem algumas coisas que a lei não permite que o TSB realize, como:
- Desempenhar a atividade de forma autônoma;
- Prestar assistência direta ou indireta ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista;
- Operar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não permitidos pela Lei;
- Fazer propaganda de seus serviços, exceto em revistas, jornais e folhetos especializados da área odontológica.
Diferenças entre TSB e ASB
Ficou curioso para saber a diferença de atuação do TSB e ASB? Bom, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) também tem a profissão regulamentada e também deve ter inscrição nos Conselhos Federais e Regionais de Odontologia. No entanto, suas funções são mais limitadas do que as funções do profissional técnico.
Outra diferença entre os dois é o salário, pois atualmente, o ASB tende a ter uma média salarial de um salário mínimo, por uma jornada de trabalho integral. Enquanto que a média salarial do TSB é cerca de R$ 300,00 a mais.
Abaixo você confere as funções do ASB:
- Organizar e executar atividades de higiene bucal;
- Processar filme radiográfico;
- Preparar o paciente para o atendimento;
- Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;
- Manipular materiais de uso odontológico;
- Selecionar moldeiras;
- Planejar modelos em gesso;
- Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal;
- Executar limpeza, assepsia, desinfeção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;
- Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal;
- Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
- Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários;
- Exercer em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal;
- Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.
Leia também: Atribuições do auxiliar de consultório odontológico: saiba tudo sobre!
Conclusão
Por fim, se você está pensando em contratar um profissional para auxiliar em seus atendimentos clínicos, agora que você já sabe as funções do TSB e ASB e poderá refletir sobre as necessidades presentes em seu dia-a-dia e qual deles vai atender melhor às suas demandas.
Mais do que isso, não se esqueça que é de responsabilidade do cirurgião-dentista conferir se tudo está em ordem com a inscrição do seu TSB ou ASB no CRO e que a supervisão direta e indireta desses profissionais dentro de seu consultório é fundamental para evitar intercorrências indesejadas.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com um colega e continue nos acompanhando, porque em breve tem mais!