Atribuições do auxiliar de consultório odontológico: saiba tudo sobre!
Para um funcionamento adequado de uma clínica odontológica, diversas funções devem ser estabelecidas para sua organização. Dentre essas, a ocupação de auxiliar de consultório odontológico se estabelece no intuito de auxiliar o cirurgião-dentista durante o atendimento odontológico.
Essa função pode ser também conhecida como Auxiliar de Saúde Bucal, que foi regulamentado pela Lei nº 11.889/2008.
O que é o auxiliar de consultório odontológico?
Segundo as funções incluídas na regulamentação da Lei nº 11.889/2008, o Auxiliar de consultório odontológico deve ter registro junto ao Conselho Federal de Odontologia e inscrição no Conselho Regional de Odontologia onde exerce suas atividades.
Além disso, também é função do auxiliar:
- recepcionar e acolher os pacientes quando da chegada e permanência no consultório
- preparar o paciente para o atendimento, como colocação de guardanapo, bochecho e etc…
- separação de ficha/prontuário do paciente previamente à consulta
- higienização do ambiente, lavagem e esterilização dos instrumentais a serem utilizados
- auxílio ao dentista com o instrumental durante o atendimento
- descarte do material utilizado durante o atendimento clínico
- organização do consultório
- e aplicação de medidas de biossegurança
Atribuições necessárias para o auxiliar de consultório odontológico
Toda pessoa que desejar exercer a função de auxiliar de consultório odontológico deve realizar curso preparatório, certificado pelo MEC, com carga horária mínima exigida, a fim de aprender conceitos que viabilizem sua função, tais como: conhecimento de materiais odontológicos; conhecimento de procedimentos de biossegurança, limpeza e organização do consultório odontológico; entre outros.
Ainda, o curso a ser realizado deve ter carga horária superior a 300 horas, sem necessidade de ter experiência prévia na área para realização do mesmo, apenas ter comprovante de conclusão do ensino fundamental e ter idade superior a 18 anos.
O que faz o auxiliar de consultório odontológico?
Ainda, o Auxiliar de Saúde Bucal, sob a supervisão do Cirurgião-dentista, tem como funções, assim como citado e descrito em íntegra da Lei nº 11.889/2008:
- Organizar e executar atividades de higiene bucal;
- Processar filme radiográfico;
- Preparar o paciente para o atendimento;
- Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;
- Manipular materiais de uso odontológico;
- Selecionar moldeiras;
- Preparar modelos em gesso;
- Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal;
- Executar limpeza, assepsia, desinfeção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;
- Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal;
- Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
- Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários;
- Realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal; e
- Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.
Art. 10. É vedado ao Auxiliar em Saúde Bucal:
- Exercer a atividade de forma autônoma;
- Prestar assistência, direta ou indiretamente, a paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal;
- Realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados no art. 9o desta Lei; e
- Fazer propaganda de seus serviços, mesmo em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.
Porém, algumas funções não podem ser desempenhadas pelo Auxiliar em Saúde Bucal, como realização direta de procedimentos na cavidade bucal dos pacientes, a não ser os previstos por lei, descritos anteriormente; assistência ao paciente sem a supervisão do cirurgião-dentista, seja ela do tipo direta ou indireta; exercício da função de forma autônoma, bem como propaganda de seus serviços.
Diferença entre auxiliar de consultório odontológico e secretário
Nas atividades do consultório odontológico, esses profissionais têm funções bem distintas, muito embora algumas pessoas possam confundir.
A função da secretária é na atuação em parte administrativa, como agendamento/confirmação de consultas, atendimento telefônico e presencial, controle e gestão financeira, etc.
Já o auxiliar odontológico está envolvido mais diretamente no atendimento do paciente, atuando junto ao cirurgião-dentista também durante os atendimentos clínicos.
Diferença entre auxiliar de consultório odontológico e técnico em saúde bucal
Há uma confusão em relação a essas funções. Por isso, a necessidade de esclarecê-las.
O auxiliar de dentista fica responsável por atividades mais relacionadas à preparação do atendimento clínico, podendo separar e higienizar os materiais que serão utilizados, limpos, descartados, recepção do paciente, organização das fichas, entre outros.
O Técnico em Saúde Bucal tem a responsabilidade de alguns poucos procedimentos, como aplicação de flúor, remoção de sutura, fotografias intra e extrabucais. Dessa forma, o técnico atua de uma forma mais ampla, sendo responsável promover, prevenir e controlar doenças bucais, intervindo em pequenas atividades clínicas sob a supervisão do cirurgião-dentista.
Auxiliar odontológico e o dia-a-dia do consultório
Um consultório odontológico de sucesso preza pela organização, assim como a composição de uma equipe engajada. Não basta apenas o profissional ser de extrema qualidade técnica sem que haja essa equipe para auxiliá-lo.
Porém, não se faz obrigatório que uma clínica tenha esses profissionais contratados para seu crescimento e habilidade nas questões do dia-a-dia. Porém, como um todo, viabiliza melhor o fluxo, a depender da quantidade de pacientes atendidos diariamente.
Caso a clínica tenha esse volume maior de atendimentos, é interessante a formação dessa equipe, a fim de que as responsabilidades e execução de tarefas possam ser divididas, a depender de cada cargo e possibilidades de realização.
Com o fluxo de trabalho otimizado, os profissionais que compõem a equipe terão mais tempo e habilidade para cuidar do aspecto humano dos pacientes, contando também com um bom atendimento clínico.
Contudo, de nada adianta a organização dos serviços ao paciente sem considerar a organização também dos materiais odontológicos e todo o fluxo de biossegurança a ser estabelecido. Por isso, a organização entre os profissionais é fundamental.
Conclusão
O auxiliar odontológico desenvolve uma grande função ao lado do cirurgião-dentista, preconizando o bem-estar e organização do consultório. Conheça mais sobre o mundo da Odontologia no Blog da Aditek.